PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte” cap. 12º, § 2º, neste site

 

JOÃO DAMASCENO ALVES

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1853

Caixa: 04

Testador: João Damasceno Alves

Testamenteiros: Maria Teresa de Jesus e José Cândido Alves

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, em cuja fé nasci, vivi e pretendo morrer, este é o meu Testamento e disposição de última vontade.

Chamo-me João Damasceno Alves, sou natural desta cidade e filho de José Alves e Benta Narcisa de Santana, ambos já falecidos.

Fui casado com Dona Theresa Maria de Jesus, filha de Jerônimo José Martins e de Domingas Maria, e já falecida há muitos anos.

Deste consórcio tive quatro filhos que são João, que faleceu pequeno; outro João que faleceu já moço; José e Maria que ainda vivem e são ambos de maioridade.

Alem deste filhos de legítimo matrimônio nunca tive nenhum outro de qualquer espécie que seja, e por conseguinte estes dois meus ditos filhos são meus únicos e legítimos herdeiros, não só da sua legítima como d minha terça depois de deduzidas as poucas disposições que faço.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar os ditos dois meus filhos José e Maria para servirem em um só corpo e qualquer deles só se o outro faltar por qualquer motivo; em segundo lugar a meu cunhado José Martins de Carvalho e em terceiro ao Alferes José da Silva Braga (...).

Declaro que os ditos meus dois filhos estão já entregues dos escravos que lhes tocaram de legítima materna; quanto às terras elas aí estão com a minha meação para eles tomarem conta delas quando quiserem.

(.............)

Da minha terça deixo duzentos mil réis à minha filha Maria em dinheiro.

Os meus bens são os que estiverem ao tempo de minha morte, e meus filhos sabem bem de todos os meus negócios.

(.............)

São João del Rei, 02 de Janeiro de 1844

João Damasceno Alves

 

Abertura:

Aos cinco dias do mês e Agosto de mil oitocentos e cinquenta e três, nesta cidade de São João del Rei (...) fora aberto este Testamento com que faleceu João Damasceno Alves (...).

 

fls. (?)

Procuração

Que Faz: Dona Maria Teresa de Jesus (moradora neste Curato de São Gonçalo do Brumado, em sua Fazenda denominada o Brumado)

Data: 01-10-1853

Local: Arraial de São Gonçalo do Brumado

Procurador Nomeado: seu irmão o Alferes Jose Cândido Alves, morador na mesma fazenda.

 

fls. 14

Certifico que em o dia cinco de Agosto do ano próximo passado foi nesta cidade acompanhado em enterro solene, encomendado e sepultado o falecido João Damasceno Alves (...).