PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “João Batista de Souza”, neste site.

 

JOÃO BATISTA DE SOUZA

e

LEONOR PINTA DA ANUNCIAÇÃO

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1791

Caixa: 368

Inventariado: João Batista de Souza

Inventariante: Leonor Pinto

Local: São José

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventariante: Leonor Pinto

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de seu marido João Batista de Souza

Data: 13-04-1791

Local: Fazenda chamada o Caxambu da Freguesia de São João del Rei da Aplicação de São Thiago do Termo da Vila de São José em casas de morada da inventariante Leonor Pinto, viúva que ficou por falecimento de João Batista de Souza.

 

fls. 02 - Declaração

Declarou ela inventariante que o falecido seu marido fora natural da Ilha de Santa Maria e que falecera sem testamento, e que fora casado com outra mulher de que não teve filhos, e que falecera no mês de Dezembro do ano passado de mil setecentos e noventa, e que era segunda vez casado com a inventariante com quem tinha filhos (...)

 

fls. 02 - Filhos:

01- Ana, de idade de 16 anos.

02- Januária, de idade de 14 anos

03- José, de idade de 12 anos

04- João, de idade de 9 anos.

05- Maria, de idade de 11 anos

 

Bens de Raiz:

- uma fazenda chamada o Caxambu, de terras de planta e campos que parte com a fazenda de José da Silva Campos e outros, que se compõem de casas de vivenda coberta de telha, paiol coberto de telha, dois monjolos cobertos de capim, senzalas cobertas de capim, pomar com árvores de espinhos e mais plantas  800$000

 

fls. 06 - Procuração

Data: 13-04-1791

Local: Fazenda chamada o Caxambu da Freguesia de São João del Rei Aplicação de São Thiago do termo da vila de São José em casas de morada de Leonor Pinto, viúva do inventariado

Que Faz: a viúva Leonor Pinto

Procuradores Nomeados: Solicitador de Causas João Lourenço de Abreu e Ignacio Alves de Carvalho

 

Diz Leonor Pinto, viúva do falecido João Batista de Souza que ela arrematou neste Juízo as legítimas dos órfãos seus filhos (...).

 

fls. 10

Diz Ana Rosa da Anunciação e Januária Maria da Anunciação, filhas e herdeiras do falecido João Batista de Souza e de Leonor Pinto, que elas se acham justas e contratadas para se casarem com José da Silva Campos e Francisco Duarte Ribeiro, pessoas iguais tanto em pessoa como em bens (...).

 

fls. 13

Paróquia da Igreja de Nossa Senhora do Pilar desta vila de São João del Rei.

Certifico que vendo o Livro atual dos Assentos dos Casamentos desta freguesia nele a folha 394 está o assento:

Ao primeiro de Junho de mil setecentos e noventa e quatro na Capela de São Thiago, filial desta matriz de São João del Rei, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca, em presença das testemunhas Manoel José Pena e Dionísio Pinto, de licença minha o Reverendo Capelão Francisco Rodrigues Pacheco administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram = José da Silva Campos, filho de Maria de Jesus da Encarnação = e Ana Rosa da Anunciação, filha legítima de João Batista de Souza e Leonor Pinta da Conceição, ambos naturais e batizados nesta freguesia donde são moradores, e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

Vigário Antonio Caetano de Almeida Villas Boas

 

fls. 19

Paróquia da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar desta vila de São João del Rei.

Certifico que vendo o Livro atual dos Assentos dos Casamentos desta freguesia nele a folha 388 está o assento:

Aos quatorze de Junho de mil setecentos e noventa e quatro nesta matriz de São João del Rei, pela uma hora da tarde, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca, em presença das testemunhas o Reverendo Luis Pereira Gonzaga, o Reverendo Sacristão Antonio Gonçalves Serqueira e outros, administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram = Francisco do Valle Ribeiro, filho de Bernarda da Silva = e Januária Maria da Anunciação, filha legítima de João Batista de Souza e Leonor Pinta da Anunciação, ambos naturais e batizados nesta freguesia donde são moradores, e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira

 

fls. 23 - Auto de Contas

Data: 26-04-1796

Local: Vila de São José

Tutor: Ignacio Pinto Guimarães

Dos Órfãos:

- o órfão José se achava com a idade de 17 anos pouco mais ou menos vivendo em companhia de sua mãe, com boa educação e que se ocupava no serviço da roça.

- o órfão João se achava com a idade de 14 anos pouco mais ou menos vivendo em companhia de sua mãe, com boa educação e que se ocupava no serviço da roça.

- o órfão Maria se achava com a idade de 16 anos pouco mais ou menos vivendo em companhia de sua mãe, com boa educação e que se ocupava em fiar e cozer.

 

fls. 26 - Procuração

Data: 16-04-1796

Local: Vila de São José

Que Faz: o Tutor Ignacio Pinto Guimarães

Procuradores Nomeados: Doutores Domingos José de Souza, José Antonio Rodrigues Rego, aos Solicitadores de Causas o Alferes Joaquim Claudio Dias de Aguiar e o Alferes Manoel José da Gama.

 

fls. 28

Diz Ignacio Pinto Guimarães, tutor dos órfãos do falecido João Batista de Souza, que ele há mais de seis anos que tem servido da dita ocupação e porque se acha com a idade de mais de setenta anos além de se achar gravemente molesto e impossibilitado de continuar na dita ocupação por isso requer a V. M.ce seja servido alivia-lo e nomear para tutor a Dionísio Pinto, tio dos mesmos órfãos e com capacidade para fazer a sua obrigação (...).

 

fls. 31

Diz Manoel Marques Pereira que ele foi casado com Maria Joaquina de Jesus, órfã que havia ficado por falecimento de seu pai João Batista de Souza, de cujos bens se fez inventário por este Juízo e se deu Partilha a dita sua mulher, e como esta faleceu da vida presente deixando um filho de nome Manoel e não havia anda recebido a legítima do dito seu pai (...).

 

fls. 32

Certifico que revendo o último Livro findo que serviu para matricula dos casamentos desta freguesia, nele a folha 408v. está o assento do teor seguinte:

Aos vinte e dois de Fevereiro de mil setecentos e noventa e sete na Capela de São Thiago, filial desta matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara, em presença das testemunhas João Gonçalves Ferreira e João Rodrigues Faria, de licença minha o Reverendo Bento Francisco Ribeiro administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram: Manoel Marques Pereira, filho legítimo de Manoel Marques Pereira e Rita Pereira de Medeiros = com Maria Joaquina de Jesus,filha legítima de João Batista de Souza e Leonor Rita da Anunciação, naturais e batizados nesta freguesia, e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

Coadjutor Manoel Antonio de Castro

 

fls. 34 -Procuração

Procuradores Nomeados: Doutor Domingos Jose de Souza e Estevão de São Francisco

Data: 28-09-1798

Local: São Jose(?)

Que Faz: Manoel Marques Pereira (genro do inventariado)

 

fls. 39 - Auto de Contas

Data: 14-12-1803

Local: Vila de São José

Tutor: Dionísio Pinto (tio dos órfãos)

Dos Órfãos:

- a órfã Ana se achava com a idade de 28 anos e que havia se casado com José da Silva Campos (...) e que vivia com boa educação em companhia do dito seu marido.

- a órfã Januária se achava com a idade de 26 anos e que se casara com Francisco do Valle Ribeiro (...) vivia com boa educação em companhia do dito seu marido.

- o órfão José se achava com a idade de 25 anos e que havia se casado (...) e vivia com boa educação.

- o órfão João era falecido da vida presente no estado de solteiro e que a inventariante sua mãe fora a herdeira de sua legítima.

- a órfã Maria se casara com Manoel Marques Pereira (...) e que era falecida da vida presente.

 

Monte Mor: 2:668$800

 

 

LEONOR PINTA DA ANUNCIAÇÃO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1804

Caixa: 455

Inventariada: Leonor Pinta da Anunciação

Inventariante: Francisco do Valle Ribeiro

Local: Paragem Fazenda da Ribeira da Aplicação de Santa Rita Freguesia de São João del Rei Vila de São José.

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Leonor Pinta da Anunciação de quem é inventariante seu genro Francisco do Valle Ribeiro.

Data: 16-04-1804

Local: Paragem chamada a Fazenda da Ribeira da Aplicação de Santa Rita Freguesia de São João del Rei do termo da Vila de São José em as casas da morada da falecida Leonor Pinta da Anunciação, viúva.

 

fls. 02 - Declaração

E logo declarou o inventariante que a falecida sua sogra fora natural da Freguesia de São João del Rei, filha legítima de Ignacio Pinto Guimarães e de sua mulher Felícia Viegas dos Reis, já falecidos, e que ela tambem falecera no mês de Novembro do ano próximo passado de mil oitocentos e três e com o seu solene testamento (...) e que somente fora casada com João Batista de Souza (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Ana Rosa da Anunciação, casada com José da Silva Campos, moço.

02- Januária Maria da Assunção, casada com Francisco do Valle Ribeiro.

03- José Manoel de Souza, casado

04- Maria Joaquina de Jesus, falecida, casada que foi com Manoel Marques Pereira, de quem ficou um filho.

 

Neto, filho da herdeira Maria Joaquina de Jesus:

01- Manoel, de idade de sete anos.

 

fls. 04 - Bens de Raiz:

- uma Fazenda chamada a Ribeira da Aplicação de Santa Rita, que se compõem de casas de vivenda com seu monjolo e moinho, tudo coberto de telha com suas capoeiras e alguns logradouros  900$000

 

fls. 04 - Dividas Ativas

- o herdeiro José Manoel de Souza  24$000

- o herdeiro Manoel Marques Pereira  55$000

 

fls. 06 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Leonor Pinta da Anunciação, moradora na Aplicação de Santa Freguesia da vila de São João del Rei Comarca da dita vila de São João del Rei, estando gravemente enferma e em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu, faço meu testamento e última vontade, digo e última disposição dos meus bens na forma seguinte:

(.....................)

Nomeio para meus testamenteiros aos senhores seguintes: em primeiro lugar a José dos Santos de Carvalho, morador na Aplicação da Conceição da Barra; em segundo ao Capitão Bernardo José Gomes Carneiro; em terceiro a José Mendes do Nascimento (...).

(.....................)

Meu corpo será envolto em hábito que seja a eleição de meu testamenteiro e sepultado na igreja ou capela mais próxima ao meu falecimento (...).

(.....................)

Declaro que sou natural e batizada na freguesia dita de Nossa Senhora do Pilar da vila de são João del Rei, filha legítima de Ignacio Pinto Guimarães e de Felícia Viegas de Menezes, ambos falecidos, e fui casada com o falecido João Batista de Souza de quem fiquei viúva, do qual matrimônio tenho três filhos vivos: uma por nome Januária, casada com Francisco do Valle Ribeiro; outra por nome Ana, casada com José da Silva Campos; e outro por nome José; e tenho mais um neto por nome Manoel, filho da falecida minha filha Maria, que foi casada com Manoel Marques Pereira; os quais ditos meus três filhos e netos são meus legítimos herdeiros descendentes, das duas partes de meus bens, e a terça que é esta e minha e livre a disponho na forma seguinte:

(.....................)

(...) e assim mais se mandarão dizer outras missas pela alma do falecido meu filho João (...).

(.....................)

Deixo a minha neta Maria, filha de minha filha Januária, dez oitavas de ouro.

Assim mais deixo a meu neto Manoel, filho de minha filha Ana, dez oitavas de ouro.

Assim mais deixo a meu neto e afilhado Severino, filho da dita minha filha Ana, dez oitavas de ouro.

Declaro e ordeno que eu tenho criado em minha casa e em meu poder um enjeitado por nome Jerônimo o qual ainda se acha em minha casa e por este fazer algum pequeno e moderado serviço na minha fazenda em recompensa e pagamento deste seu trabalho se lhe pagará de todo o monte de meus bens como divida que se deve a quantia de cinquenta mil réis.

Deixo a enjeitada que eu criei por nome Bárbara, que se acha em minha casa, a minha escrava por nome Joana crioulinha, a qual será dos bens que também se der por minha terça.

(.....................)

Declaro que eu sou devedora do Capitão Bernardo Jose Gomes Carneiro o que constar por assentos do mesmo pelos quais se estará pela conta que o mesmo disser eu lhe sou devedora por ser o dito Capitão de pura verdade e consciência.

(.....................)

Declaro e ordeno que pagas as minhas dividas e satisfeito tudo o mais que disponho, no que sobrar dos meus bens da minha terça instituo por herdeira deles a minha filha Ana, casada com José da Silva Campos.

(.....................)

(...) por eu não saber ler nem escrever pedi e roguei a Máximo Barroso Pereira que este por mim escrevesse e como testemunha assinasse (...).

Fazenda da Ribeira, 24 de Outubro de 1803

Leonor Pinta da Anunciação

 

Aprovação: 26-11-1803

Local: Fazenda denominada a Ribeira da Aplicação da capela de Santa Rita do Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada da testadora Leonor Pinta da Anunciação.

 

Abertura:

Aos trinta de Janeiro de mil oitocentos e quatro, falecendo da vida presente Leonor Pinta da Anunciação, abri o seu testamento (...).

 

fls. 23 - Procuração

Procuradores Nomeados: Doutores José Antonio Rodrigues Rego, João Antonio Ferreira da Silva, Antonio Marques Pinto, o Alferes Antonio Nogueira e Thomas Mendes; o Capitão Faustino José de Castro, Tenente Manoel José da Gama.

Data: 18-07-1804

Local: Santa Rita

Que Faz: Padre Manoel Coelho dos Santos

 

fls. 25 - Procuração

Procuradores Nomeados: Doutores Antonio Rodrigues Rego, João Antonio Ferreira da Costa, Thomas Mendes, Capitão Faustino José de Castro, Manoel Jose da Gama

Data: 12 de Julho de (?)

Local: Bom Retiro

Que Faz: Capitão Bernardo José Gomes Carneiro

 

fls. 27

Diz Jerônimo José de Castro, enjeitado que criou em sua casa a falecida Leonor Pinta da Anunciação, que esta em seu testamento deixou ao suplicante em pagamento de algum serviço que ele tivesse feito na sua fazenda (...).

 

Monte Mor:  1:947$912