PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Alves Pedrosa”, neste site.

 

 

JOÃO ALVES PEDROSA, alferes

e

MARIA FERNANDES DE SÃO JOSÉ

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1805

Caixa: 303

Nº de Páginas:180

Inventariado: Alferes João Alves Pedrosa

Inventariante: Maria Fernandes de São José

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Alferes João Alves Pedrosa de quem é viúva e Inventariante Dona Maria Fernandes de São José,

Data: 16-09-1805

Local: Fazenda do Morro do Chapéu Pequeno da Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade Freguesia e Termo da Vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do falecido Alferes João Alves Pedrosa.

 

fls. 01v. - Declaração

(...) declarou a inventariante que o dito seu marido faleceu da vida presente no dia vinte e sete de Julho deste corrente ano de mil oitocentos e cinco, e que não fizera testamento (...).

 

fls. 03 - Filhos:

01- João Luís França, solteiro, de idade de vinte e cinco anos

02- Maria Luiza, casada com Albano Pereira da Silva

03- Floriana Antonia de São José, casada com Ignacio Alves Lima

04- Antonio, solteiro, de idade de dezenove anos.

05- Bernardino, solteiro, de idade de dezessete anos.

06- Vicência, de idade de treze anos.

07- Constancia, de idade de dez anos.

08- Domingos, de idade de nove anos

09- Cirilia, de idade de sete anos

10- Francisco, de idade de três anos.

 

fls. 05v. - Bens de Raiz

- a Fazenda chamada Morro do Chapéu Pequeno, da Piedade, cita na Aplicação da mesma Capela Freguesia e Termo da Vila de São João composta de casas de vivenda, paiol com alguns campos de criar, terras de culturas e capoeiras que parte com terras que hoje são de Antonio de Carvalho e com os herdeiros de Caetano de Carvalho e com os herdeiros de João Rabello de Macedo, com o Ribeirão dos Cavalos e com a Fazenda dos Barreiros Vermelhos e com a Fazenda de Thomás Pereira, em cuja fazenda é sócio em igual parte José Alves Pedrosa e a parte dela que pertence ao seu casal  700$000

 

fls. 05v. Dividas Ativas

- Manoel Rodrigues Teixeira, morador neste Distrito  30$000

- Jerônimo Gonçalves Franco, morador neste Distrito da Piedade   11$362

- Inácio da Silva Borges, o moço, que  presentemente se acha falido de bens  142$300

 

fls. 06v. Dividas Passivas

- Sargento mor Gabriel Antonio de Mesquita 185$823

- Capitão Gonçalo Ferreira de Freitas   48$337

- Tenente José Fernando de Souza, testamenteiro de Manoel Ferreira Coelho  84$622

- Capitão Manoel Gomes de Almeida Coelho e Antonio Lobo da Silva Rios testamenteiros do Capitão Joaquim Coelho de Souza:  48$210

- Alferes Manoel Moreira da Rocha  95$581

- Capitão José Lourenço Dias, de fazenda na sua loja 36$335

- Capitão Antonio José Pacheco, de fazendas na sua loja  18$075

- Bento José de Faria e Souza  7$500

- seu sogro Manoel Alves Pedrosa  600$000

 

Monte Mor  3:425$537

 

fls. 28 - Procuração

Procurador Nomeado: Bento José de Faria e Souza

Local: Piedade do Morro do Chapéu

Data: 18-11-1806

Que Faz: Maria Fernandes de São José

 

fls. 32 - Auto de Contas

Data: 19-06-1810

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Albano Pereira da Silva (cunhado dos órfãos)

Dos Órfãos:

- o órfão João Luis França tinha idade de trinta anos e se acha casado há quatro anos e vive honradamente com sua mulher e promovendo os meios de vida pela vida de roça e criações e legado, em companhia do Tio de seu sogro.

- a herdeira Maria Luiza se acha casada já antes da morte do Alferes João Alves Pedrosa, bem como a herdeira Floriana que também já era casada em vida daquele finado pai; e o outro chamado Antonio se acha hoje de idade maior de vinte e quatro anos e se acha casado com licença deste Juízo e vive honradamente com sua mulher e em terras de seu sogro onde cria gado e planta para viver.

- o herdeiro Bernardino tem de idade vinte e dois anos e se acha casado com pessoa igual vivendo honradamente com sua mulher e promovendo os mais da vida pela roça, cultura, criações de gado e em companhia de sua mãe Maria Fernandes.

- a herdeira Vicência terá de idade vinte anos e se acha casada com Jerônimo Teixeira, vivendo com geral agrado e estimação na Fazenda de sua mãe por meio da cultura e criações de gado.

- a herdeira Constancia tem de idade quinze para dezesseis anos e se acha casada com Manoel Joaquim do Nascimento, vivendo em companhia da sobredita sua mãe.

-- o herdeiro Domingos terá de idade doze anos, no estado de solteiro, em, companhia de sua mãe, sendo obediente a mesma, tendo frequentado algum tempo a escola, alguma coisa sabe ler e escrever e se acha instruído na doutrina cristã e ajuda também no trabalho e serviço da casa.

- a herdeira Ciliria tinha onze anos e se conserva solteira em companhia de sua mãe com quem se instruiu na doutrina cristã como nos ministérios próprios de seu sexo.

- o herdeiro Francisco terá de idade sete anos, vive em companhia de sua mãe tendo já seu princípio de escola, pouco ainda se sabe, já se acha instruído na doutrina cristã e é obediente e humilde.

 

fls. 37

Diz Bernardino Alves Pedrosa, órfão que ficou do Alferes João Alves Pedrosa, que ele se casou com Narcisa Maria do Nascimento filha e herdeira do Alferes José Gomes do Nascimento e neste inventário se acham habilitados (...).

 

Fragmento - Auto de Inventário de José Gomes do Nascimento:

(...) se acham uns Autos de Inventário por falecimento do Alferes José Gomes do Nascimento, viúvo que foi de Narcisa Maria de Nazaré e de Ana Dias (...).

 

fls. 44 - Auto de Contas:

Data: 18-04-1815

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Albano Pereira da Silva.

Dos Órfãos:

- o órfão João Luís França terá de idade trinta e cinco anos, casado com Ana Moreira há mais de nove anos.

- a órfã Maria Luisa terá de idade trinta anos, casada com ele Tutor Albano Pereira da Silva, desde antes da morte do falecido Alferes João Alves Pedrosa.

- a herdeira Floriana terá de idade vinte e oito anos, casada com Ignacio Alves Lima desde antes do falecimento do inventariado.

Ambas as órfãs, Maria e Floriana vivem com seus maridos em boa união e harmonia, são estes trabalhadores e tratadores da vida e vivem honradamente com suas mulheres.

- o herdeiro Antonio terá de idade vinte e oito ou vinte e nove anos, casado com Mariana de Oliveira, filha legítima de Francisco Lourenço de Oliveira, vive honradamente com a dita sua mulher em uma situação propriamente sua na fazenda do casal de seus pais muito tratador da vida, aumentando os bens do seu casal.

- o herdeiro Bernardino terá hoje vinte e sete anos de idade se acha casado com Narcisa Maria de Jesus, filha legítima do falecido José Gomes do Nascimento e sua mulher e promovendo os meios de vida em sua roça, cultura e criações de gados em um sítio da fazenda do casal de seus pais.

- a herdeira Vicência terá de idade vinte e cinco anos, se acha casada com Jerônimo Teixeira vivendo em uma situação da predita fazenda do casal de seus pais, vivendo de cultura e criações de gado, com boa satisfação de todos não só pela sua industria, mas pelo bom comportamento que tem tido até o presente.

- a herdeira Constancia terá de idade vinte anos, casada com Manoel Joaquim do Nascimento, vivendo em uma situação propriamente deles mas nas terras e fazenda do casal de seus pais com bom procedimento e promovendo os interesses de sua família.

- o herdeiro Domingos terá de idade hoje dezenove anos, se acha solteiro, vivendo em companhia de sua mãe, obediente a ela, feitorizando os escravos da roça, sabe ler, escrever e contar e bem instruído na doutrina cristã e dogmas de nossa religião.

- a herdeira Ciliria terá pouco mais de dezesseis anos, casada com Antonio Marques, filho legítimo de outro Antonio Marques de Moraes, vivem em boa união em companhia da dita sua mãe e sogra Maria Fernandes.

-- o herdeiro Francisco terá de idade treze anos, vivendo em companhia de sua mãe, tendo andado na escola das primeiras letras aonde aprendeu a ler, escrever e contar, a doutrina cristã e dogmas da religião e anda administrando o gado vacum do casal de seus pais, muito obediente a sua mãe. sendo útil em sua casa por não estar em tempo algum ocioso, antes com boa indústria.

 

fls. 55

Diz Antonio Luís e Vicência Antonia de São José, órfãos que ficaram do Alferes João Alves Pedrosa (...).

 

fls. 56

certifico que revendo o Livro atual dos Casamentos, nele a folha 231 se acha o assento do teor seguinte:Aos vinte e nove de Novembro de mil oitocentos e nove nesta Matriz de São João del Rei, pelas onze horas da manhã, feitas as canônicas deligências e sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara da Comarca, em presença das testemunhas Francisco de Paula Souza e Manoel Francisco Ribeiro assisti e administrei o sacramento do matrimônio que por palavras de presente entre si celebram: Antonio Luís França, filho legítimo de João Alves Pedrosa e de Maria Fernandes de São José, com  Mariana de Jesus, filha legítima de Francisco Lourenço de Oliveira e de Maria das Neves, ambos naturais e batizados nesta mesma freguesia. E logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

Coadjutor Manoel Antonio de Castro

 

Certifico que revendo o mesmo Livro, nele a folha 199v., se acha o assento do teor seguinte:

Aos cinco de Setembro de mil oitocentos e sete pelas duas horas da tarde na Capela da Piedade, filial desta Matriz de São João del Rei, com licença do Reverendo Vigário Collado Joaquim Mariano da Costa Amaral Gurgel, com Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara Marcos Antonio Monteiro de Barros, por não constar haverem impedimento algum o Reverendo Manoel Coelho de Souza recebeu o sacramento do matrimônio Jerônimo Teixeira de Carvalho, filho legítimo de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento com Vicência Antonia de São José, filha legítima do Alferes João Alves Pedrosa e de Dona Maria Fernandes de São José, naturais e batizados na sua freguesia e logo lhes deu as bênçãos nupciais perante as testemunhas Francisco Martins Saldanha = Domingos Fernandes dos Reis e José Coelho de Souza, tudo conforme o Ritual Romano, Concilio e Constituição.Vigário Joaquim Mariano da Costa.

 

fls. 57

Diz Antonio Luís Gonzaga, filho legítimo de João Alves Pedrosa, já falecido, e de sua mulher Dona Maria Fernandes, moradores na Aplicação da Piedade deste Termo (...).

 

fls. 59 - (Parentes)

- Antonio da Silveira Pinto, branco, natural e morador na Aplicação da Ibituruna deste Termo, vive de roça, 33 anos, disse ser primo e irmão dos Justificantes, herdeiros do inventariado.

 

fls. 71 (parentes)

- José Alves Pedrosa, branco, casado, natural da Aplicação da Piedade, Freguesia do Termo desta vila e aí morador, vive de lavoura, 50 anos; disse ser irmão do falecido João Alves Pedrosa.

- Ignacio Alves Lima, branco, casado, natural da Freguesia e Termo da Vila de São João, morador na Aplicação da Piedade Freguesia do Termo desta vila, vive de lavoura, 54 anos: disse ser genro do falecido João Alves Pedrosa, casado com a herdeira Floriana.

- João Luís França, natural da Aplicação da Piedade Freguesia e Termo desta vila e aí morador, vive de lavoura, solteiro, 25 anos: disse ser filho do falecido João Alves Pedrosa.

 

fls. 82

Dizem Manoel Joaquim do Nascimento e Constancia Matildes de Jesus, aquele órfão do Alferes José Gomes do Nascimento e esta do Alferes João Alves Pedrosa (...).

 

fls. 87 (mais parentes)

- Bernardino Alves Pedrosa, branco, casado, natural da freguesia desta vila, vive de roça, 21 anos; disse ser herdeiro do inventariado João Alves Pedrosa (é filho deste).

- Antonio Luís Gonzaga, branco, casado, natural da Piedade desta freguesia, vive de roça, 24 anos: disse ser filho do falecido inventariado João Alves Pedrosa.

- Antonio da Silveira Pinto, branco, casado, morador na Aplicação de Ibituruna deste Termo, vive de roça, 38 anos: disse ser primo do Justificante Manoel Joaquim do Nascimento casado com a herdeira do inventariado Constancia Mathildes de Jesus.

 

 

MARIA FERNANDES DE SÃO JOSÉ

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1833

Caixa: 121

Testadora: Maria Fernandes de São José

Testamenteiro: João Luís França

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 80

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 05 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Eu Maria Fernandes de São José, viúva de João Alves Pedrosa, filha legítima de Antonio Fernandes Lima e de Rita Maria de São José, ambos já falecidos, natural e batizada na Capela de Santo Antonio da Ibertioga, achando-me bastante doente de cama, porem em meu perfeito juízo e entendimento, temendo-me da morte determino fazer o meu Testamento pela maneira seguinte:

Fui casada com o mesmo falecido Pedrosa de que tive dez filhos e ao presente se acham nove vivos, os quais são meus legítimos herdeiros.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu filho o Capitão João Luís França, em segundo a meu filho Domingos Alves Pedrosa e em terceiro a meu filho Francisco Alves Pedrosa (...).

Declaro que sou irmã professa da Ordem Terceira de São Francisco desta Vila e quero que meu corpo depois de envolto no Hábito de São Francisco seja sepultado na Capela da mesma Ordem (...).

(............)

Declaro que quando se casou a minha filha Maria Luiza com o falecido Albano Pereira da Silva levou de dote um casal de escravos, um cavalo, sela e arreios, dez novilhas.

Da mesma forma levou de dote a minha filha Floriana Antonia de São José quando se casou com Ignacio Alves Lima um casal de escravos, uns cavalos, selas e arreios e dez novilhas.

A minha filha Cecilia Rosa de Jesus quando se casou com Antonio Marques Monteiro lhe dei a sua legítima paterna e além disso lhe dei de dote uma crioula de nome Emerenciana no valor de cem mil réis, duas éguas no valor de quatorze oitavas, uma sela arreada no valor de oito oitavas.

A minha filha Vicência Antonia de Jesus casada com Jerônimo Teixeira de Carvalho alem da legítima paterna que recebeu lhe dei de dote quarenta mil réis, como consta do recibo que me passou.

A minha filha Constança teve de dote a legitima paterna, e alem disso uma sela no valor de cinco oitavos, e os mais filhos se acham indenizados da legítima paterna (...).

Declaro que por ignorância minha e sem consultar pessoa prudente vendi a meu filho Bernardino Alves Pedrosa, já falecido, em fraude do Direito dos mais filhos, um pasto chamado dos Bois, todo volado que se compõem de campos e capoeiras e recebi do mesmo meu filho a quantia de cinquenta mil réis (...).

(............)

Declaro que o que sobrar da minha terça depois de cumpridas as minhas disposições se repartirá pelos pobres metade, e outra metade pelos meus filhos a saber que os pobres serão os que eleger meu Testamenteiro (...)

(............)

(...) por não poder escrever pedi a Venâncio José do Espírito Santo que por mim escrevesse e eu somente me assino (...).

Vila de São João del Rei, 15 de Maio de 1830

Maria Fernandes de São José

 

fls. 07 - Abertura

Aos vinte e seis dias do mês de Junho do ano de mil oitocentos e trinta (...) foi aberto este Testamento com que faleceu a Testadora Maria Fernandes de São José (...).

 

fls. 37 - Procuração

Data: 05-05-1834

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: João Luís França (herdeiro e testamenteiro da inventariada).

Procuradores Nomeados: Domiciano Leite Ribeiro, Reverendo João Ferreira Leite; Desidério Antonio de Jesus Silva; Luis da Cunha Barros, Nicolau José de Souza Vieira.

 

MARIA FERNANDES DE SÃO JOSÉ

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1830

Caixa: 355

Inventariada: Maria Fernandes de São José

Inventariante: João Luís França

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 168

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens da falecida Maria Fernandes de São José de quem é Testamenteiro e Inventariante seu filho o Capitão João Luís França.

Data: 22-07-1830

Local: Vila de São João del Rei.

 

fls. 03v. - Declaração

(...) declarou que a Inventariada sua mãe havia falecido com Testamento Solene (...) no dia vinte e seis de Junho próximo passado de mil oitocentos e trinta.

 

fls. 03v. - Filhos:

01- Capitão João Luis França, casado

02- Dona Maria Luiza de São José, casada com o Alferes Antonio Fernandes de Medeiros

03- Dona Floriana Antonia de São José, casada com Ignacio Alves Lima

04- Antonio Luís Gonzaga, falecido, casado que foi com Mariana de tal e deixou filhos.

05- Dona Vicência Antonia de São José, casada com Jerônimo Teixeira de Carvalho.

06- Dona Constança Antonia de São José, casada com Manoel Joaquim do Nascimento

07- Dona Cecília Rosa de Jesus, casada com Antonio Marques Monteiro.

08- Domingos Fernandes Pedrosa, casado

09- Francisco Alves Pedrosa, casado

 

Netos, filhos do herdeiro falecido Antonio Luis Gonzaga.

01- Antonio Alves Pedrosa, solteiro, de idade de dezoito anos, pouco mais ou menos.

02- Francisco Alves Pedrosa, solteiro de idade de dezesseis anos, pouco mais ou menos.

03- José Alves Pedrosa, solteiro de idade de quatorze anos, pouco mais ou menos.

04- Maria, solteira, de idade de treze anos, pouco mais ou menos.

05- João, solteiro, de idade de doze anos, pouco mais ou menos,

06- Venâncio, solteiro de idade de dez anos, pouco mais ou menos.

 

fls. 06v. - Bens de Raiz

- um sítio denominado Água Limpa, na Freguesia de Santa Ana do Sapucaí, do Termo da Vila da Campanha da Princesa, que se compõem de terras de culturas e seus logradouros  662$400

- duas moradas de casas no mesmo sítio, cobertas de telhas com rego de água, que serve para monjolo  45$320

 

fls. 08 - Dividas Passivas

- Fazenda Pública de sisa das terras da Fazenda da Água Limpa em Santana do Sapucaí  30$000

- Cirurgião Casemiro Lucio de Azeredo  26$600

- Boticário Manoel de Magalhães Gomes, de remédios  19$950

- Luciano Teixeira da Fonseca  10$000

- despesas do funeral  111$995

- herdeiro Antonio Marques Monteiro  40$280

 

fls. 28 Procuração

Data: 06-08-1830

Local: São João del Rei

Que Fazem: Dona Maria Luiza de São José e seu segundo marido o Alferes Antonio Fernandes de Medeiros (aquela filha e herdeira da falecida Dona Maria Fernandes de São José).

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite, Luís da Cunha Barros, Jacinto Ferreira Fontes.

 

fls. 29 - Procuração

Data: 23-09-1830

Local: Curato de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande, Minas e Comarca do Rio das Mortes, Termo da Vila de São João del Rei.

Que Fazem: Jerônimo Teixeira de Carvalho e sua mulher Vicência Maria de Jesus (genro e filha da inventariada).

Procurador Nomeado: Alferes Custódio Fagundes do Nascimento

 

Monte Mor  2:347$910

 

fls. 66 - Procuração

Data: 11-10-1831

Local: São João del Rei

Que Fazem: Antonio Marques Monteiro por cabeça de sua mulher e Ignacio Alves Lima por cabeça de sua mulher (filhos e herdeiros da falecida inventariada).

Procuradores Nomeados: Manoel da Costa Souto, Doutor Gomes da Silva Pereira, Florêncio Antonio da Fonseca.

 

fls. 68 - Procuração

Data; 11-10-1831

Local: São João del Rei

Que Fazem; Capitão João Luís França, Manoel Joaquim do Nascimento por cabeça de sua mulher Constança Mathildes de Jesus e como Tutor dos órfãos seus sobrinhos filhos do falecido Antonio Luiz Gonzaga; Domingos Fernandes Pedrosa e Francisco Alves Pedrosa (herdeiros da falecida inventariada).

Procuradores Nomeados: Doutor Gomes da Silva Pereira; João Rodrigues Silva; Antonio Jose de Oliveira Barreto; Desidério Antonio de Jesus Silva, Luís da Cunha Barros e Joaquim Belciano Soares Batista.