PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Paiva” Cap. 2º, § 7º, neste site

 

JOANA ROSA DE JESUS

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1816

Caixa: 66

Testadora: Joana Rosa de Jesus

Testamenteiro: Luís José de Paiva

Local: São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 02 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Joana Rosa de Jesus estando enferma e em meu perfeito juízo, ignorando o dia e hora em que Deus me chamará a contas faço o meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural da Freguesia dos Prados Termo da Vila de São José Comarca do Rio das Mortes do Bispado de Mariana, filha legítima de Pedro Teixeira Nogueira e Theresa Maria de Santo Antonio, já falecidos.

Declaro que sou casada em face eclesia com o Capitão Luís José de Paiva de cujo matrimônio tenho duas filhas: Francisca de Paula de Jesus casada com José Joaquim de Andrade, e Ana Rosa de Paiva casada com Francisco José de Andrade, as quais minhas filhas nomeio e instituo por minhas legitimas e universais herdeiras na parte que lhes pertence da minha meação e em falta delas a seus filhos.

Declaro e nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu esposo o Capitão Luís José de Paiva; em segundo lugar as dias minhas filhas ambas em um só corpo; em terceiro aos ditos meus genros José Joaquim de Andrade e Francisco José de Andrade também ambos em um só corpo (...).

Quero que o meu corpo seja envolto em Hábito do meu Patriarca São Francisco juntamente com o escapulário de Nossa Senhora do Monte do Carmo conduzido e sepultado na Capela mais vizinha ao meu falecimento, sem pompas e nem vaidades do mundo.

(................)

O meu Testamenteiro mandará dizer (...) pela alma do meu primeiro marido Antonio Rabello (...) vinte missas, (...).

O Meu Testamenteiro dará de esmolas as minhas quatro sobrinhas Joana, Ana, Escolástica e Brigida, filhas do meu irmão Manoel Teixeira Nogueira já falecido e sua mulher Maria Theresa de Jesus, cem mil réis para todas (...) igual legado Antonio Teixeira poderá arrecadar com a as ditas em igual parte.

Dará mais a minha enjeitada e afilhada Lucina cem mil réis.

E dará mais de esmola a Maria Rosa, afilhada de meu marido, sessenta mil réis.

(................)

(...) e por não poder escrever roguei ao Padre José da Silva Xavier este por mim fizesse (...).

Engenho do Queima Sangue do Rio Grande, 07 de Junho de 1815

Declaro que do resto da minha terça o meu Testamenteiro repartirá em igual parte com os meus netos filhos das ditas minhas filhas.

Joana Rosa de Jesus

 

fls. 03v. - Abertura

Aos vinte e oito dias do mês de Agosto de mil oitocentos e quinze nesta Aplicação de Nossa Senhora da Madre de Deus me foi apresentado este Testamento com que faleceu Joana Rosa de Jesus (...).

 

fls. 29

Diz Maria Rosa do Espírito Santo, viúva de Egino Joaquim da Purificação, que falecendo com Testamento Dona Joana Rosa de Jesus, mulher do S. Mor Luís José de Paiva, deixou em legado a Suplicante (...).

 

fls. 32

Diz Antonio Teixeira que falecendo da vida presente Dona Joana Rosa de Jesus, deixou em uma das verbas do seu Testamento às irmãs do Suplicante que são: Joana, Ana, Escolástica e Brigida (...).

 

fls. 44 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Jose Moreira da Rocha. João Martins de Carvalho, Capitão Antonio José Pacheco

Data: 20-03-1820

Local: São João del Rei

Que Faz: Luís José de Paiva (Sargento mor de Milícias reformado)

 

fls. 66

Dizem o Alferes José Joaquim de Andrade e seu irmão o Alferes Francisco José de Andrade e Mello que eles querendo dar quitação por cabeça de seus filhos a saber do primeiro suplicante: Iria, Cazemiro e Mariana; e do segundo: Francisca, Maria, Rita e Mariana, da herança que lhe deixou em Testamento sua sogra D. Joana Rosa de Jesus (...).

 

fls. 67 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Antonio José Pacheco, João Miz de Carvalho e Luís da Costa Barros.

Data: 30-08-1821

Local: Fazenda das Pitangueiras

Que Fazem: Alferes Comandante José Joaquim de Andrade e o Alferes Comandante Francisco José de Andrade e Mello (genros da testadora).