PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha”, neste site

 

JOANA MARIA DA CONCEIÇÃO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1828

Caixa: 28

Testadora: Joana Maria da Conceição

Testamenteiro: Manoel Ribeiro Nunes

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 104 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Público Instrumento virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e dezoito aos quatro dias do mês de Setembro do dito ano, nesta Vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Eu Joana Maria da Conceição andando de pé com boa saúde e em meu perfeito juízo e entendimento pela infinita bondade de Deus Nosso Senhor, temendo da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação e por não saber quando será o Senhor servido chamar-me para si, faço este meu Testamento e última e verdadeira vontade na forma seguinte:

(..........)

Declaro que sou natural da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Vila de Barbacena, filha legítima de Pedro de Paiva Coimbra e Ana Maria da Conceição, já falecidos.

Declaro que fui casada com Francisco Ribeiro Nunes já falecido, de cujo matrimônio tivemos sete filhos a saber: = Antonio José Ribeiro, já falecido, casado com Porcina Euquéria de Jesus, do qual ficaram quatro filhos que se acham vivos; = Maria, = Josefa, = Joana, = Ana; = Justina e = Manoel os quais são os meus legítimos herdeiros.

Peço e rogo em primeiro lugar a meu filho Manoel Ribeiro Nunes; e em segundo lugar a meu genro Felisberto Ferreira da Fonseca; e em terceiro lugar a meu genro Manoel Neto Carneiro, que por serviço de Deus Nosso Senhor e por me fazerem mercê queira serem meus testamenteiros (...).

(..........)

Meu corpo será amortalhado no Hábito dos Religiosos de São Francisco, se morrer em minha casa será o meu corpo sepultado na Capela de Nossa Senhora das Dores do Quilombo (...).

(..........)

Declaro que deixo de esmola a meu neto e afilhado Manoel, filho de Manoel Neto Carneiro, vinte mil réis.

(..........)

Declaro que meu testamenteiro dará vinte mil réis a minha afilhada Joana, filha do falecido Manoel Machado.

Declaro que depois de cumpridos todos os meus legados, os remanescentes da minha terça deixo em igual parte a meus três filhos Ana, Justina e Manoel.

Declaro que devo a meu filho Manoel até hoje quinhentos mil réis de suas porções que lhe fiz para administrar as minhas Fazendas a cinquenta mil réis por ano  e como tem vencido dez anos importam os ditos nos referidos quinhentos mil réis e agora ao fazer deste lhe dei duzentos mil réis em dinheiro e sessenta mil réis em um crioulinho por nome Francisco de idade de seis anos e fico-lhe a restar duzentos e quarenta mil réis o que se pagará ao dito e daqui para diante se continuar a mesma administração se lhe pagará pelo mesmo que tinha justo com ele.

(..........)

(...) pedi e roguei a Joaquim Ferreira da Silva que escrevesse este meu testamento (...).

Vila de Barbacena

Joana Maria da Conceição

 

fls. 06v. - Abertura

Aos vinte e nove dias do mês de Setembro de mil oitocentos e vinte nesta Vila de Barbacena (...) foi aberto este Testamento com que faleceu a Testadora Joana Maria da Conceição (...).

 

fls. 08 - Procuração

Procurador Nomeado: Alferes João Pereira Pimentel

Data: 30-09-1820

Local: Vila de Barbacena

Que Faz: Manoel Ribeiro Nunes (filho da testadora).

 

fls. 25

Dizem Manuel Neto Carneiro por cabeça de sua mulher Justina Maria de Jesus e Ana Maria de Jesus, filha de Joana Maria da Conceição do Termo de Barbacena, Testadora (...).