PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 12º, neste site.

 

JERÔNIMO JOSÉ MARTINS, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1851

Caixa: 574

Nº de Páginas: 336

Inventariado: Jerônimo José Martins

Inventariante: Bárbara Vicência da Silva

Local: Vila de São João del Rei.

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Capitão Jerônimo José Martins de quem é inventariante sua  viúva Bárbara Vicência da Silva

Data: 16 de Janeiro de 1851

Local: São João del Rei.

 

fls. 02

Diz Joaquim Thomas da Costa Braga atual coletor Municipal desta cidade que consta haver falecido abintestado o Capitão Jerônimo José Martins no dia 22 de Dezembro próximo passado do ano de mil oitocentos e cinquenta no seu sitio denominado o Engenho Quebrado da Fazenda do Pega Bem distante desta cidade duas léguas, não deixando herdeiros ascendentes ou descendentes, sendo casado por dote e Arras com Bárbara de tal, pelo que não pode esta ter direito aos bens da herança (...).

 

fls. 08 - Bens de Raiz

- metade do sítio denominado do Engenho Quebrado que se compõem de terras de culturas e campos de criar  400$000

- as benfeitorias do dito sítio que se compõem de casas de vivenda, moinho cobertos de telha, cozinha, paiol e senzalas cobertas de capim, com quintal cercado de madeira, tudo muito ordinário  100$000

- a parte da legítima que tem o intestado na fazenda do Pega Bem, em culturas e campos  1:500$000

- as partes das legítimas paterna e materna que o intestado inventariado tem nas benfeitorias da mesma fazenda do Pega Bem: 200$000

- em parte do valor das terras de culturas e campos de criar dos ditos denominadas do Ribeirão de Santo Antonio e João Corana por herança paterna e materna e compra:  300$000

 

fls. 08v. Divida Ativa

- a viúva e herdeiros do falecido Alferes José da Silva Braga  1:200$000

 

fls. 15

Dizem José Martins de Carvalho e outros, irmão e sobrinhos do falecido abintestado o Capitão Jerônimo José Martins (...) querem habilitar-se (...).

 

fls. 17

(...) o primeiro Justificante José Martins de Carvalho e o abintestado Capitão Jerônimo José Martins como filhos legítimos dos falecidos Jerônimo José Martins e Dona Domingas Maria Duarte, assim como Pedro José Martins; João Martins de Carvalho e Dona Theresa Maria de Jesus que faleceram antes daquele seu irmão (...)

 

- (...) Pedro José Martins foi casado em primeira nupcias com (fls. 17v) Dona Theresa Maria de Jesus, de cujo matrimônio tiveram os justificantes: Pedro José Martins; José Caetano de Carvalho; Dona Micias Carolina de Jesus; Dona Maria Cândida do Carmo; Dona Ana Theresa de Jesus casada que foi com o justificante João Antonio da Silva Mourão (...) falecendo aquela Dona Theresa Maria de Jesus casada com Pedro José Martins passou este a segunda nupcias com Dona Felisbina Matildes de Jesus, de cujo matrimônio tiveram uma filha de nome Maria, de quem é tutor seu avô o Guarda Mor João Correa de Carvalho (...).

(...) que aquela Dona Ana Thereza de Jesus (fls. 18) filha legítima de Pedro José Martins e de Dona Theresa Maria de Jesus, casada que foi com o Justificante João Antonio da Silva Mourão, faleceu da vida presente deixando de seu matrimônio dois filhos: Aureliano e José, dos quais é tutor legal o mesmo justificante seu pai.

 

- (...) que João Martins de Carvalho, irmão legítimo do intestado, sendo casado com Dona Micias Cândida de Almeida, faleceu deixando de seu matrimônio os justificantes: Dona Guilhermina Cândida de Carvalho casada com José Porfírio da Costa Machado; Dona Ana Bernardina de Carvalho, casada com Antonio José da Costa Machado; João Martins de Carvalho; Dona Constança de Almeida de Carvalho; Dona Micias Gabriela de Carvalho, sendo que os três últimos (fls. 18v) são maiores de doze e quatorze anos, contudo menores de vinte e um, e por isso deles é tutora sua mãe Dona Micias Cândida de Almeida.

 

- (...) que Dona Thereza Maria de Jesus, irmã tambem legítima do falecido intestado, sendo casada com João Damasceno Alves faleceu da vida presente deixando de seu matrimônio as justificantes Dona Theresa Maria de Jesus e José Candido Alves, digo, Dona Maria Cândida do Carmo e José Cândido Alves (...).

(...) que o declarado irmão e tio deles justificantes, Capitão Jerônimo José Martins faleceu sem testamento solene (...) foi casado (fls. 19) com Bárbara Vicência da Silva (...) não deixou parentes mais próximos que os justificantes (...).

 

fls. 24 e ss. - Certidões:

(...) Autos de Inventário que se procedeu por falecimento de Dona Domingas Maria Duarte (...) de quem foi inventariante seu filho Pedro José Martins.

 

Filhos da mesma (irmãos do inventariante):

01- o Capitão Jerônimo José Martins, de idade de cinquenta e oito anos

02- José Martins de Carvalho, casado com Dona Maria Joaquina Alvares.

03- Pedro José Martins, viúvo de Dona Theresa Maria de Jesus e inventariante.

04- Capitão João Martins de Carvalho casado com Dona Micias Cândida de Almeida

05- Dona Theresa Maria de Jesus, falecida, casada que foi com João Damasceno Alves.

 

Netos: filhos de Dona Theresa Maria de Jesus e João Damasceno Alves:

01- Dona Maria Theresa de Jesus, solteira de idade de vinte e seis anos.

02- José Cândido Alves, solteiro, de idade de vinte e dois anos.

 

(...) Autos de inventário do falecido Pedro José Martins, casado que foi em primeiras nupcias com Dona Theresa Maria de Jesus e em segunda com Dona Felisbina Mathildes de Jesus.

fls. 26v. - Filhos do 1º matrimônio (sobrinhos do inventariado)

01- Dona Maria Cândida do Carmo, solteira, de idade de vinte e um anos.

02- Pedro José Martins, solteiro, de idade de vinte anos.

03- José Caetano de Carvalho, solteiro, de idade de dezoito anos.

04- Dona Ana Thereza de Jesus, casada com João Antonio da Silva Mourão.

05- Dona Micias Carolina de Jesus, solteira, de idade de quinze anos.

Filha do 2º matrimônio:

06- Dona Maria, de idade de um ano e meio.

 

fls 26 - Autos de inventário de João Martins de Carvalho (capitão) de quem foi inventariante sua mulher Dona Micias Cândida de Almeida.

Filhos (sobrinhos do inventariado):

01- Dona Guilhermina, de idade de dez anos

02- João, de idade de nove anos.

03- Dona Ana, de idade de oito anos

04- Dona Constança, de idade de seis anos

05- Dona Micias, de idade de três anos.

 

fls. 27v - Certidão

Aos três de outubro de mil setecentos e oitenta e um na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno o Reverendo José Valente de Vasconcelos batizou de licença e pôs os santos óleos a Jerônimo, filho legítimo de Jerônimo José Martins e de Domingas Maria Duarte. Foram padrinhos Gonçalo Ferreira de Freitas e Catharina de São José, casada, todos deste Freguesia.

Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira.

 

Aos vinte e três dias do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e cinquenta nesta cidade de São João del Rei faleceu da vida presente Jerônimo José Martins, branco, casado, de setenta anos, de uma queda, e sepultado em o cemitério de São Francisco. E para constar mandei fazer este assento.

Vigário Luiz José Dias Custódio.

 

fls. 29

Ao primeiro de julho de mil setecentos e noventa e três, na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes filial desta matriz de São João del Rei, o Reverendo Capelão Manoel José Correa e Alvarenga batizou e pôs os santos óleos a Pedro, filho legítimo de Jerônimo José Martins e de Domingas Maria de Carvalho. Foram padrinhos o Alferes Pedro Rodrigues de Faria e Dona Mariana Antonia de Jesus, todos desta freguesia.

Vigário Antonio Caetano de Almeida Villas Boas.

 

fls 30v

Aos dezessete dias do mês de Outubro de mil oitocentos e quarenta e três faleceu da vida presente Pedro José Martins, branco, casado, idade de cinquenta e seis anos, de moléstia interna. Foi encomendado solenemente acompanhado e sepultado no Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

E para constar mandei fazer este assento.

Vigário Luiz José Dias Custódio.

 

fls 30 v

Aos dezessete dias do mês de Abril de mil oitocentos e vinte e cinco na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes o Reverendo Capelão Gonçalo Correa de Carvalho batizou e pôs os santos óleos a Pedro, inocente, filho legítimo de Pedro José Martins e Dona Theresa Maria de Jesus. Foram padrinhos o Alferes Francisco José Dias e Dona Maria Eleodora, aquele solteiro e esta casada, todos desta freguesia.

O Vigário Luiz José Dias Custódio.

 

fls. 31

Aos dois dias do mês de Julho de mil oitocentos e vinte e seis na Capela de São Gonçalo do Brumado filial desta matriz de São João del Rei o Reverendo Capelão Gonçalo Correa de Carvalho batizou e pôs os santos óleos a José, inocente, filho legítimo de Pedro José Martins e Dona Theresa Maria de Jesus. Foram padrinhos o Capitão José Lourenço Dias e Dona Ana Theresa Vidal Dias por procuração que apresentaram João Martins de Carvalho e sua mulher Dona Mecias Cândida de Almeida.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 32

Certifico que revendo os respectivos livros de Assentos de Batismo desta paróquia, neles não existe o de  Dona Mécias Carolina de Jesus, e sei porem, que ela é filha legítima de Pedro José Martins e Dona Theresa Maria de Jesus e que fora batizada na Capela de São Gonçalo, filial desta matriz, pelo Padre João Pedro dos Santos que era capelão daquela Aplicação no ano de mil oitocentos e vinte e nove, tendo sido os seus padrinhos o Capitão Francisco Joaquim Durães e Dona Maria Joaquina Alves, todos daquela mesma Aplicação.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 32v.

Aos vinte e nove de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e quatro na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes filial desta matriz de São João del Rei o Reverendo Capelão Gonçalo Alves Correa de Carvalho batizou e pôs os santos óleos a Maria, inocente, filha legítima de Pedro José Martins e Dona Theresa Maria de Jesus. Foram padrinhos o Capitão José Lourenço Dias e Dona Domingas Maria Duarte, todos desta freguesia.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 33v.

Aos vinte dias do mês de Setembro de mil oitocentos e trinta e oito o Reverendo Isidoro Correa de Carvalho de licença e comissão minha, em casas de residência do Guarda Mor João Correa de Carvalho assistiu o sacramento do matrimônio que celebraram os contraentes Pedro José Martins e Felisbina Mathildes de Jesus, deu-lhes tambem as bênçãos nupciais em presença das testemunhas o Alferes José da Silva Braga e o Alferes Antonio Fernandes Moreira, procederam as diligências do estilo ordenadas pelos sagrados canônicos a dispensa de legítima autoridade do impedimento de consanguinidade que os ligavam e a competente provisão do Vigário Franco para se poder administrar estes sacramentos em casa particular.

Do que para constar faço este assento

Vigário José Bonifácio dos Santos.

 

fls. 34v.

Aos trinta e um dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e quarenta e quatro na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes, o Reverendo Capelão Antonio Procópio de Souza batizou solenemente e pôs os santos óleos a Maria, filha legítima de Pedro José Martins, já falecido, e Dona Felisbina Mathildes de Jesus, nascida a sete de maio do mesmo ano. Foram padrinhos José Carlos de Carvalho e Dona Maria Theresa de Jesus.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 35

Aos oito dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e quarenta e sete nesta cidade de são João del Rei, faleceu de febre, na idade de dezoito anos, Dona Ana Eleodora (?) de Jesus, branca, casada com João Antonio da Silva Mourão. Foi acompanhada solenemente, encomendada e sepultado no Cemitério da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

(* João Antonio da Silva Mourão é o famoso “João Mourão”, antigo dono deste prédio que hoje funciona este arquivo.

 

fls. 36

Aos vinte e um dias do mês de Novembro do ano de mil oitocentos e quarenta e seis nesta matriz de Nossa Senhora do Pilar da cidade de São João del Rei o Reverendo Coadjutor Bernardino de Souza Caldas batizou solenemente e pôs os santos óleos a Aureliano, inocente, nascido a vinte e cinco de Julho próximo passado, filho legítimo de João Antonio da Silva Mourão e Dona Ana Theresa de Jesus. Foram padrinhos Francisco José Dias e Dona Maria Eleodora Dias, aquele solteiro e esta viúva, todos desta freguesia.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 36v.

Aos vinte e quatro dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e quarenta e sete nesta igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar da cidade de São João del Rei o Reverendo Coadjutor Bernardino de Souza Caldas batizou solenemente e pôs os santos óleos a José, filho legítimo de João Antonio da Silva Mourão e Dona Ana Theresa de Jesus já falecida, nascido há quatro meses. Foram padrinhos José Martins de Carvalho morador no Ribeirão Forte por procuração que apresentou Pedro José Martins e Dona Maria Joaquina Martins também moradora no Ribeirão Forte.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 37v.

Certifico que revendo os competentes Livros de Assento de Batismos desta paróquia neles não encontro o de Dona Guilhermina Batista Constança de Almeida, filha legítima de João Martins de Carvalho e Dona Micias Cândida de Almeida, Consta-me porem por pessoas fidedignas que ela fora batizada nesta matriz há vinte e quatro anos pouco mais ou menos, tendo sido seus padrinhos Batista Caetano de Almeida e Dona Domingas Maria Duarte, todos desta Freguesia.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 38

Aos quatorze de Julho de mil oitocentos e trinta nesta igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei o Reverendo Antonio Joaquim de Medeiros e Castro, de licença, batizou solenemente e pôs os santos óleos a Ana, filha legítima de João Martins de Carvalho e Dona Micias Cândida de Almeida. Foram padrinhos José Martins de Carvalho, casado, da Freguesia de Carrancas e Dona Emerenciana Carolina de Almeida, casada, todos desta freguesia.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 39

Aos dez de Janeiro de mil oitocentos e vinte e nove anos nesta igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei o Reverendo Gonçalo Correa de Carvalho de licença batizou solenemente e pôs os santos óleos a João, inocente, filho legítimo de João Martins de Carvalho e Dona Micias Cândida de Almeida. Foram padrinhos Pedro José Martins casado, e Dona Domingas Maria Duarte, viúva, todos desta freguesia.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 39v.

Aos treze de Dezembro de mil oitocentos e trinta e um nesta igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei o Reverendo Isidoro Correa de Carvalho de licença batizou solenemente e pôs os santos óleos a Constança, filha legítima de João Martins de Carvalho e Dona  Micias Cândida de Almeida. Foram padrinhos Aureliano Furquim de Almeida solteiro, e Dona Constança Miquelina de Almeida por procuração que apresentou Dona Maria Theresa de Jesus, casada; os padrinhos de Camanducaia e os mais desta freguesia.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 40v.

Certifico que revendo os competentes Livros de Assentos de Batismos desta paróquia neles não acho o de Dona Micias Cândida de Almeida, Consta-me porem por pessoas fidedignas que ela fora batizada nesta matriz há dezessete anos pouco mais ou menos, tendo sido seus padrinhos o Doutor José Caetano de Almeida e Dona Maria Gabriela de Almeida, todos desta freguesia.

O Vigário Luis José Dias Custódio.

 

 

fls. 41

Aos cinco dias do mês de Junho de mil oitocentos e dezoito faleceu da vida presente Dona Theresa Maria de Jesus, de cinquenta anos pouco mais ou menos, de moléstia interior. Foi encomendada e sepultada na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes filial desta matriz.

Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 42

Certifico que revendo os competentes Livros de Assentos de Batismo desta paróquia neles não encontro o de Dona Maria Cândida do Carmo. Consta-me porem por pessoas fidedignas que ela é filha legítima de João Damasceno Alves e Dona Thereza Maria de Jesus e que fora batizada na Capela de São Gonçalo, filial desta matriz, pelo Padre João Ferreira, então capelão daquela Aplicação, no dia vinte e nove de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e quatro. Foram seus padrinhos José Martins de Carvalho e Dona Domingas Maria Duarte, todos daquela mesma Aplicação.

Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 42v.

Certifico que revendo os competentes Livros de Assentos de Batismos desta paróquia neles não encontro o de José Cândido Alves. Sei porem que ele é filho legítimo de João Damasceno Alves e Dona Theresa Maria de Jesus e que fora batizado na Capela de São Gonçalo do Brumado, filial desta matriz, pelo Padre João Ferreira então capelão daquela Aplicação há trinta e cinco anos pouco mais ou menos, tendo sido seus padrinhos José Martins de Carvalho e Dona Ana Maria de Jesus, todos daquela mesma Aplicação.

Vigário Luis José Dias Custódio.

 

fls. 45 - Procuração

Data: 03 de Fevereiro de 1851

Local: São João del Rei

Presente: José Martins de Carvalho

Procuradores: Florêncio Antonio da Fonseca. Desidério Antonio de Jesus Silva e a Joaquim Antonio de Gouvêa.

 

fls. 45v. - Procuração

Que Fazem: Pedro José Martins; José Caetano de Carvalho; Maria Cândida do Carmo; Mecias Carolina de Jesus; João Antonio da Silva Mourão como tutor de seus filhos menores Aureliano e José (sobrinhos e herdeiros do finado Capitão Jerônimo José Martins).

Data: 03 de Fevereiro de 1851

Local: São João del Rei

Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca e Desidério Antonio de Jesus e Silva, Joaquim Antonio de Gouvêa.

 

fls. 48v. - Procuração

Que Fazem: Constança Almeida de Carvalho e seus irmãos Micias Gabriela de Carvalho, João Martins de Carvalho e Micias Cândida de Almeida por si e como tutora de seus filhos.

Data: 21 de Março de 1851

Local: São Sebastião do Rio de Janeiro

Procuradores Nomeados: não consta o nome

 

fls. 50v. Procuração

Que Faz; Dona Micias Cândida de Almeida como tutora de seus filhos menores João, Constança e Mecias, moradora na Rua dos Pescadores

Data: 19 de Fevereiro de 1851

Local: São Sebastião do Rio de Janeiro

Procuradores Nomeados: Doutor Furquim de Almeida, João Antonio da Silva Mourão.

 

fls. 52v. - Procuração

Que faz: José Porfírio da Costa Machado e sua mulher Dona Guilhermina Cândida de Carvalho; Antonio José da Costa Machado e sua mulher Dona Bernardina de Carvalho, moradores nesta corte.

Data: 19 de Fevereiro de 1851

Local: São Sebastião do Rio Grande

Procuradores Nomeados: Doutor Caetano Furquim de Almeida, João Antonio da Silva Mourão.

 

fls. 55 - Procuração

Que Fazem: José Cândido Alves e sua mulher Dona Maria Theresa de Jesus moradores no Distrito de São Gonçalo do Brumado Termo desta cidade.

Data: 22 de Fevereiro de 1851

Local: São João del Rei

Procuradores Nomeados: Desidério Antonio de Jesus Silva, Florêncio Antonio da Fonseca, Joaquim Antonio de Gouvêa.

 

fls. 57v - Procuração

Que Faz: o Guarda Mor João Correa de Carvalho como tutor da órfã Maria, filha legitima de Pedro José Martins e Dona Felisbina Mathildes de Jesus.

Data: 12 de Fevereiro de 1851

Local: São João del Rei

Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca, Antonio Fernandes Moreira e Joaquim Antonio de Gouvêa.

 

fls. 65 e ss - Inquirição de Testemunhas:

(Parentes)

- José Crescêncio da Silva Barros, pardo, casado, natural desta freguesia e nela morador, vive de lavoura, 50 anos. Disse ser sobrinho de Bárbara Vicência da Silva, viúva do falecido Jerônimo.

 

Dividas Passivas

- a viúva Dona Bárbara Vicência da Silva 500$000

- José Cândido Alves  26$350

- Cesário Leopoldo da Silva Lima   43$000

- Irmandade do Santíssimo Sacramento desta cidade   41$100

- Capitão Francisco José Alves,de São Thiago (negociante de gêneros): 11$072

- Domingos da Silva Alves   16$320

- João Antonio da Silva Mourão (negociante, morador nesta cidade)   18$180

- José Martins de Carvalho (irmão do finado Jerônimo) 344$000

- João Gonçalves Gomes    21$000

- a testamentaria de Francisco José Dias   80$350

- José Marcelino Pereira    9$880

- Capitão Pedro Alves de Andrade   136$830

- Alferes Cândido Hermenegildo Branquinho  232$326

- João José Lopes 11$000

- Ordem Terceira de São Francisco desta cidade  97$625

- Modesto Antonio de Paiva  2$220

- Francisco Pereira da Mata Lodares  19$320

- Luis Carlos Nogueira   9$000

- Cândido Roberto Fortes  36$400

- Alferes Antonio Fernandes Moreira  11$760

- Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos desta cidade  38$200

 

monte Mor - 7:200$475

 

fls. 159 -  Auto de Contas

Data: 03 de Março de 1856

local: São João del Rei

Tutor: Guarda Mor João Correa de Carvalho, avô da órfã.

Da órfã:

(...) a órfã Maria estava com a idade de onze anos pouco mais ou menos e se achava no colégio aprendendo a ler, escrever e contar, a doutrina cristã e outras prendas próprias do seu sexo.

 

* Em outro Auto de Contas a folha 165:

Acresce que a órfã Maria já teria se casado, não consta o nome do marido.