PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Joaquim Pinto de Magalhães” § 2º, neste site.

 

JERÔNIMO DE PAIVA, capitão

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Livro: 02 - Fls. 222v.

Período: 1776-1779

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

Registro do Testamento com que faleceu o Capitão Jerônimo de Paivade quem são Testamenteiros a viúva Dona Theodora Barbosa de Magalhães e o Capitão Leandro Barbosa da Silveira.

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento e última vontade virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e setenta e oito anos aos vinte e oito dias do mês de Dezembro do dito ano eu o Capitão Jerônimo de Paiva, assistente e morador nesta Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes, filho legítimo de Manoel George Saraiva e de Luzia de Paiva Rebella, já defuntos, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora do Thorcado da cidade da Guarda, achando-me de cama com moléstia, mas em meu juízo perfeito, faço este meu Testamento na melhor forma de direito.

(..............)

Sou casado em face da Igreja com Dona Theodora Barbosa de Magalhães de cujo matrimônio temos filhos legítimos e são os  meus herdeiros forçados.

Serei sepultado em a Capela de meu seráfico Padre São Francisco, amortalhado em hábito do religioso franciscano (...).

(..............)

Nomeio para meus testamenteiros a dita minha mulher e ao Capitão Leadnro Barbosa da Silveira para ambos igualmente administrarem os bens (... e na sua falta nomeio mais ao Reverendo Joaquim Pinto da Silveira, Thomas Carlos de Souza e Marcelino José Vianna (...).

(..............)

Casei duas minhas filhas por nomes Theresa e Dona Escolástica e as ditas com os bens que sabem meus testamenteiros que devem vir a colação.

E a dita minha filha Dona Theresa lhe devo cinquenta mil réis que se lhe pagarão.

Declaro que devo a minha filha Dona Francisca de Magalhães, trezentos e vinte mil réis legado que lhe deixou seu padrinho o Reverendo Manoel da Costa Cravo de resto da dívida que eu lhe era devedor da arrematação do engenho de São Gonçalo (...).

(..............)

(...) e em tudo mais é a dita minha filha com os mais seus irmãos, herdeira em igual parte em o engenho que tenho em São Gonçalo administrado por meu filho Bento se acham dois cavalos de estrebaria dos queis elegerá ele um para si, qual deles lhe parecer e tambem se lhe darão sessenta mil réis pelo trabalho de sua administração que tem feito o resto deve sair do monte por ser em beneficio do casal, porém quando haja dúvida se satisfará pela minha terça.

Da minha terça se dará a meu neto José, filho de meu genro Marcelino José Vianna, vinte mil réis e outros vinte mil réis a minha neta Dona Ana, filha de meu genro Thomas Carlos de Souza.

(..............)

Nomeio para tutor de meus filhos menores a minha mulher e no caso de haver dúvidas ao Capitão Leandro Barbosa da Silviera e na falta dele ao Capitão João Peixoto do Amaral com amplos poderes que o direito me permitir.

(..............)

(...) e por firmeza de tudo pedi e roguei a Domingos ?Francisco Casqueiro Braga que este Testamento por mim escrevesse (...).

São João, 28 de Dezembro de 1778

Jerônimo de Paiva

 

Aprovação:

Data: 28-12-1778

Local: Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do Textado o Capitão Jerônimo de Paiva.

 

Abertura:

Aos vinte e um de Janeiro de mil setecentos e setenta e nove anos (...) foi aberto este Testamento com que faleceu o Testador Jerônimo de Paiva.