PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Alves Taveira”, neste site


JERÔNIMO ALVES FERREIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1807

Caixa: C-34

Inventariado: Jerônimo Alves Ferreira

Inventariante: Alferes João Alves Ferreira

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Jerônimo Alves Ferreira de quem é Testamenteiro e Inventariante seu irmão o Alferes João Alves Ferreira.

Data: 27-01-1808

Local: Fazenda das Barreiras Aplicação de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil Termo da Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada dos falecidos Pedro Ferreira Pires e Quitéria Alves de Jesus.

 

fls. 03v. - Testamento

 

Eu Jerônimo Alves Ferreira estando enfermo mas em meu perfeito juízo temendo-me da morte faço este meu Testamento do modo seguinte:

(................)

Declaro que sou nascido e batizado nesta Aplicação de Nossa Senhora da Conceição do Santíssimo Sacramento de Carrancas Freguesia de Lavras do Funil onde moro, que sou filho de Pedro Ferreira Pires e Quitéria Alves de Jesus hoje falecido, que vivo solteiro e nunca fui casado.

Primeiramente rogo queiram ser meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu irmão o Alferes João Alves Ferreira, em segundo a meu irmão o Alferes Alexandre Alves Ferreira, e em terceiro a meu irmão o Alferes José Alves Ferreira, e em quarto a meu irmão Marcelino Alves Ferreira (...).

(................)

(...) o meu corpo será sepultado na minha Capela (...).

(................)

Instituo por meus universais herdeiros dos remanescentes de meus bens dois filhos de uma escrava nossa (...)

(................)

Meu Testamenteiro dará de esmola a minha sobrinha Ana que se acha nesta casa, filha de meu irmão Joaquim, cinquenta mil réis (...).

Dará a meu sobrinho Antonio, irmão da dita Ana, cinquenta mil réis.

Dará a outra sua irmã Joaquina outros cinquenta mil réis.

(................)

(...) pedi e roguei ao padre Francisco Rodrigues Fortes que este por mim fizesse (...).

Fazenda dos Barreiros Aplicação de Carrancas, 23 de Junho de 1803

Jerônimo Alves Ferreira

 

Abertura:

Aos vinte e oito de Junho de mil oitocentos e sete, falecendo da vida presente o Testador Jerônimo Alves Ferreira (...).

 

Monte Mor  1:278$017

 

Aos nove de Novembro de mil oitocentos e quatorze anos na Capela da Senhora do Rosário da Lagoa desta Freguesia o Padre Francisco Monteira de Afonseca Borges com licença minha assistiu ao matrimônio que em sua presença e das testemunhas os Capitães José Borges de Azevedo e Manoel Ribeiro de Carvalho contraíram por palavras de presente depois de habilitados canonicamente por Provisão, Joaquim Francisco Alves Ferreira, filho natural de Maria Francisca, que foi escrava de Pedro Ferreira Pires, nascido e batizado na Freguesia de Santana das Lavras - e Isabel Jacinta Clementina de Souza, filha legítima do Coronel Thomás da Rocha e Souza e de Maria Isidora Pereira, nascida, batizada e moradores, ambos nesta Freguesia e lhes conferiu logo as bênçãos nupciais o que tudo me fez constar (...).

 

Diz Joaquim Francisco Alves Ferreira que falecendo da vida presente seu pai Jerônimo Alves Ferreira e deixando três filhos menores que então era o suplicante, outro por nome Paulino e uma por nome Hipólita (...) foi nomeado para Tutor dos mesmos a João Alves Ferreira (...) porém em vez deste Tutor tratar e educar a seus Tutelados os deixa dispersos como se vê da irmã do suplicante por nome Hipólita que a entregou a uma D. Joaquina Alves que mora distante do Tutor, e esta não faz caso da mesma órfã, pois sendo ela forra e liberta a trás com os pés descalços e embrulhada com uma bata e a faz acompanha-la em atos públicos como sua escrava (...).

 

Procuração

Procurador Nomeado: Emerenciano José de Souza

Data: 20-06-1815

Local: São João

Que Faz: Capitão João Alves Ferreira, irmão do inventariado

 

Diz o Alferes João Alves Ferreira, morador  em Carrancas Termo desta Vila de São João.

 

Pagamento de Auto de Inventário

(...) Autos de inventário que se faz dos bens do casal de Pedro Ferreira Pires e Quitéria Alves de Jesus dos quais foi inventariante o Alferes José Alves Ferreira, filho e testamenteiro de ambos.