PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Irmãos Gonçalves Campos”, neste site

 

JACINTO GONÇALVES CAMPOS, capitão

Inventário

 

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL PROF. ALTAIR JOSÉ SAVASSI

Caixa: 77               Ordem: 05            Ano: 1828           Ofício: n/c          Cód.:2SVC

Documento: Inventário

Inventariado(a): Jacinto Gonçalves Campos - capitão

Inventariante: Luiza Euqueria do Sacramento – dona - viúva

Local e data: 16-janeiro-Vila de Barbacena   //f.1

Transcrito por Erlaine Januário a pedido de Bartyra Sette

 

f.1v

Declaração da Inventariante

Natural: Vila de Barbacena

Data de falecimento: 06-Julho-1828

 

Filhos

D. Constancia Cândida de Sam Joaquim, casada com Francisco de Paula Rodrigues

D. Bernardina Carolina de Sam Joaquim, casada com Manoel Moreira Rodrigues

Vital Antonio de Campos, 24 anos

D. Maria Esmeria, solteira, 16 anos

D. Tereza Jecuples [sic] de Jesus, solteira, 16 anos

D. Francisca de Paula, solteira, 14 anos

Jose Jacinto de Campos, 13 anos

Simplicio Ferreira Campos, 11 anos

D. Getrudes, 07 anos

D. Anna, 03 anos

Francisco, 09 meses

 

f.4v

Bens de Raiz

*uma fazenda Martello, sita neste lugar que se compõem de campos de criar, capoeiras, casas de vivenda assobradada, monjolo, moinho, paiol tudo coberto de telha, senzalas cobertas de capim, quintal cercado de pedra com bastante arvoredos, curral também cercado de muro de pedra cuja fazenda a maior parte cercada de vallo que partem por um lado com a fazenda dos herdeiros de Manoel Ferreira Coelho denominada o Faria, fazendo divisa pelo Rio das Mortes e por outro lado com terras de Silvestre Gonçalves Campos e por outro lado com terras de Elias Jose de Campos e por outro lado com Jose Fernandes Rosa e por outro lado com a Fazenda do Manoel Jose Pereira e por outro lado com terras de Manoel Rodrigues de Souza e com Jose Rodrigues de Souza e outros herdeiros de Francisca Maria de Campos pelo Rio da Conquista abaixo até dividir com terras de Francisco Luis de Medeiros e por outro lado com terras de Francisco da Barra [?] e com quem mais haja e deva de partir, valor 6:400$000

*no lugar da Fazenda do Penal [?] do termo desta Vila, 22 alqueires de planta de milho de campos de criar e 10 alqueires de planta de milho com capoeiras que houve por herança de sua mãe e pai Jose Rodrigues Braga e Dona Bernardina Caetana do Sacramento que se acha em comum com os mais herdeiros do ditos seus pais que partem por um lado com terras da fazenda do Pilar de D. Luiza Theodora de Sam Jose, por outro lado com a fazenda do Taú [?] que hoje dos herdeiros de Manoel Ignácio Fernandes e por outro lado com a fazenda da Ponte Alta pertencentes aos herdeiros do Capitão João Gonçalves Pires e por outro lado pertencem a fazenda e terras de Joaquim Pereira e mais herdeiros e por outro lado com terras dos herdeiros de Domingos Gonçalves por outro lado com a fazenda dos herdeiros de Jose Pinto Reis com cujas terras sem benfeitorias algumas que foram avaliadas os de capoeiras, cada alqueire a 14$000 e os de campos, cada alqueire 6$000, tudo a 275$000.

 

f.8

Procuração

Local e data: 16-Janeiro-1829, nesta fazenda do Martelo, Termo da Vila de Barbacena, casa de morada da viúva.

Outorgante: Alferes Francisco Gonçalves Campos assinou o Termo de Tutela dos órfãos seus sobrinhos e por isso fazia seu procurador na Vila de Barbacena os advogados: Sargento-mor Fernando Jose de Almeida e Souza, Luiz Gonçalves Lima.

Teor: Para que em seu nome possam no dito inventário ou onde se competir assinar o dito Termo de Tutela com todas as clausulas a benefício dos ditos órfãos.

 

f.15

Procuração

Local e data: 27-Novembro-1829, Fazenda da Ponte, termo da Vila de Barbacena, casas de morada de D. Anna Esmeria de Jesus

Outorgante- tutor dos órfãos seus sobrinhos: Elias Gonçalves Campos

Procuradores: advogado Sargento-mor Fernando Jose de Almeida

Teor: “jurar o temo de obrigação da Tutela.”

 

f.25

Procuração

Local e data:26-Junho-1850, no Arraial de São Jose de Ilhéus, termo da cidade de Barbacena

Outorgante: D. Luiza Euqueria do Sacramento

Moradora: neste distrito

Procurador no Arraial de Ibitipoca: Vital Antonio de Campos e Joaquim Carlos de Paula

 

f.27

Procuração

Local e data: 17-Agosto-1851, Arraial e freguesia de Ibitipoca, Termo da cidade de Barbacena

Outorgante: Luis Jose de Paula e sua mulher D. Ana Joaquina de Campos

Procurador na Fazenda do Martelo, distrito de São José dos Ilhéus e em todo o Termo de Barbacena: Capitão Vital Antonio de Campos

Teor: “em nome deles outorgantes possa requerer, alegar, embargar ... e especialmente para tratar das partilhas amigável ou judicial na Fazenda do Martelo...”

 

f. 29

Procuração

Local e data: 15-Agosto-1851, nesta Aplicação de Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, Termo da cidade de Barbacena

Outorgante: D. Constancia Cândida de São Jose, casada com Tenente Francisco Rodrigues de Paula

Moradores: neste curato

Procurador: seu marido Francisco Rodrigues de Paula

 

f.30

Procuração

Local e data: 18-Agosto-1851, neste Arraial e freguesia do Ibitipoca, cidade de Barbacena

Outorgante: Alferes Manoel Moreira Rodrigues e sua esposa D. Bernardina Carolina de São Joaquim

Procurador na Fazenda do Martelo, distrito de São José dos Ilhéus e em todo o Termo de Barbacena: Dominiano Ferreira Campos

Teor: “em nome deles outorgantes possa requerer, alegar, embargar ... e especialmente para tratar das partilhas amigável ou judicial na Fazenda do Martelo...”

 

f.40

Ilmo Senhor Juiz de Órfão

“Diz D. Luiza Euqueria do Sacramento viúva do (...) que tendo feito partilhas dos bens de seu casal, no dote descrito a herdeira Francisca falecida, casada que foi com Jacintho Honorio de Paula também falecido e hoje sua viúva D. Constancia Moreira não descreveram os louvados a parte de terras igual aos mais herdeiros pois o dito finado Jacintho Honorio em sua vida havia vendido, e como depois da partilha feita e julgada por sentença é que a suplicante e os mais herdeiros vieram no conhecimento de tal engano, requerem a Vossa Senhoria que junta esta os Autos de Inventário os Partidores por termo ajuntem o quinhão respectivo de terras ao pagamento da dita herdeira repondo em dinheiro aos interessados para não prejudicar a partilha ...”

Barbacena, 07 de Fevereiro de 1854.”

 

f.42

Ilmo Juiz de Órfãos Substituto

“Sendo necessário dar se tutor aos filhos dos falecidos Jacinto Honorio de Paula e sua mulher Francisca proponho ao Tenente Francisco de Paula Rodrigues, tio dos mesmos (...) o mesmo por que já se acha nomeado no inventário dos ditos falecidos. Barbacena, 30 de Maio de 1856.”

 

f.42v

“Sendo informado por pessoas fidedignas que neste inventário não há mais órfãos por que a única que havia filha do herdeiro Jacinto Honorio neta do falecido já é falecida julgo que os autos devem ficar em silêncio por não saberem a próxima correição. Barbacena, primeiro de Julho de 1856.”