PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 434, 4-4 Izabel Bueno de Moraes

 

Família “Os Bueno da Fonseca em Lavras-MG” Cap. 1º, neste site

 

ISABEL BUENA DE MORAES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1816

Caixa: 166

Inventariada: Isabel Buena de Moraes

Inventariante: Ana Maria da Fonseca

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Isabel Buena de quem é Inventariante Dona Ana Maria da Fonseca.

Data: 12-06-1816

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 02

Diz Dona Ana Maria da Fonseca, testamenteira de sua irmã Dona Isabel Buena (...).

 

fls. 03 - Bens de Raiz

- uma porção de terras nas fazendas denominadas Pinheiro e Capivari que se compõem de matos, capoeiras e campos de criar (...)  470$200

- parte do terreiro da fazenda do Pinheiro na herança de Salvador Jorge (...)  25$600

- parte das terras minerais da Grandeza e Capivari (...)  13$200

- parte da posse das terras ou chãos no Arraial de Lavras (...)  16$800

- parte das outras posses ou chãos na rua de Trás da Matriz do Arraial das Lavras  2$500

 

fls. 04

Diz Dona Ana Maria da Fonseca, testamenteiro de Dona Isabel Buena, moradora na Situação do Pinheiro, Freguesia das Lavras, que quer fazer Inventário dos bens da dita Testadora, e porque estes não excedem em metade de uma porção de terras de cultura que herdou de seu pai Diogo Bueno e sua mulher e seu irmão Salvador Bueno e sua mulher (...).

 

fls. 06 - Testamento

 

Saibam quantos este Instrumento de Testamento ou como em direito melhor nome e lugar haja, virem, que sendo no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e quatorze, aos vinte dias do mês de Setembro do dito ano, nesta fazenda do Pinheiro da freguesia de Santa Ana de Lavras do Funil, Comarca do Rio das Mortes, Bispado de Mariana, estando enferma de cama, mas em meu perfeito juízo faço este meu  Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou filha legítima do Capitão Guarda Mor Diogo Bueno da Fonseca e de Dona Joana Batista de Macedo, já falecidos e sou natural e batizada na Capela do Rozário a velha, da freguesia de São João del Rei.

Declarou que sou e sempre fui solteira, por isso não tenho herdeiros descendentes ou ascendentes, por isso nomeio e instituo por meu universal herdeiro a meu afilhado e sobrinho o Alferes Manoel Custodio Neto Bueno, depois de satisfeitas as minhas devidas disposições.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha irmã Dona Ana Maria da Fonseca, em segundo lugar a meu sobrinho o Guarda Mor João Crisóstomo da Silva Bueno e em terceiro lugar ao Capitão Manoel João Correa (...).

Declaro que sou irmã Terceira da Ordem do Carmo em cujo Hábito será meu corpo amortalhado e sepultado nesta Matriz de Lavras e meu funeral será feito a eleição de meu testamenteiro (...).

Declaro que há anos vendi ao Capitão Manoel Correa metade das terras de cultura e campos que eu tinha herdado de meus pais nesta fazenda e assim mais a metade do que herdei de minha irmã Joana (...).

Deve dar-se a este resto em quatro partes e se darão a minha sobrinha Felisbina, filha de meu irmão Valentim da Fonseca Bueno, e as outras duas partes se dará a Maria e Ana, filhas de Roque José Dias e Silvana Maria, cujas quantias ------- em mão de meu testamenteiro que só será obrigado a da-la quando tomarem estado e no caso de morrer alguma das duas, Maria e Ana, passar de uma a outra e na falta de ambas a seus irmãos e nunca a seus pais.

Declaro que a parte que tenho na crioula Mariana a deixo a minha irmã Ana, porque a ela pertence a outra igual parte.

(.......)

Os bens que possuo são a metade das terras de cultura, criar e minerais nesta fazenda e o que mais herdei de meus irmãos, digo do meu irmão Salvador Jorge (...).

(.......)

Isabel Buena de Morais

 

fls. 07v. - Abertura

Certifico que no dia vinte e dois de Setembro de mil oitocentos e quatorze faleceu Dona Isabel Buena de Morais e abri este Testamento (...).