PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Luiz Antonio Ribeiro Guimarães”, tenente coronel

 

 

GREGÓRIO JOSÉ RIBEIRO, capitão

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1815 - 1817

Livro: 22

Fl. 45

Testador: Capitão Gregório José Ribeiro

Testamenteiro: João Baptista Machado

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 45

Testamento com que faleceu o Capitão Gregório José Ribeiro de quem é seu testamenteiro o Capitão João Baptista Machado e deixou para conta 6 anos.

 

Jesus Maria José.

Em nome de Deus Uno e Trino em quem creio , em cuja fé protesto viver e morrer.

Eu Gregório José Ribeiro cavaleiro professo na Ordem de São Thiago da Espada e Capitão de Ordenanças da Capitania Mor desta Vila de São João del Rei estando enfermo de cama em meu perfeito juízo faço este meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural da Corte do Rio de Janeiro e batizado na freguesia da Candelária, filho legítimo do Tenente Coronel Luís Antonio Ribeiro Guimarães e de Dona Claudia Felícia Theodora, ambos já falecidos e sepultados nesta vila.

Sempre me conservei no estado de solteiro e portanto não tenho filhos legítimos nem os tenho naturais e portanto não tenho herdeiros ascendentes ou descendentes.

Quando Deus for servido levar-me para si quero ser envolto no manto de minha Ordem de Cavalaria (...) e depositado na Igreja Matriz desta vila (...) e será sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo (...).

(......................)

Deixo a minha afilhada Dona Francisca Lucinda de Castro, filha legítima de Antonio José de Oliveira Barreto e de Dona Ana Joaquina, a qual esta presentemente na família do Tenente Antonio José Pacheco, casado e morador nesta vila, trezentos mil réis para o seu dote (...)

Deixo a Maria Olívia do Carmo, moradora esta vila, filha de Joaquina Maria de Jesus, quatrocentos mil réis (...).

Deixo a dita Joaquina Maria de Jesus vinte e quatro mil réis e igual quantia a cada uma das suas filhas Antonia e Albina.

Deixo ao Doutor João Antonio Ferreira da Costa, advogado nesta Vila, com quem tive sempre boa amizade (...) cem mil réis.

Deixo a Joaquim, ultimo filho do dito Doutor João Antonio Ferreira da Costa e de sua mulher Dona Ana Rosa, a qual vive como sempre tem vivido com pouca saúde e por isso terá mais necessidade que os outros seus irmãos, duzentos mil réis (...)

Deixo a Rita, Claudina, Cândida e Luís, este soldado da Tropa de Linha desta Capitania e aqueles moradores nesta vila aonde duas são já casadas, todos filhos naturais de Escolástica Maria da Conceição, já falecida, duzentos mil réis a cada uma.

(......................)

Deixo ao Guarda Mor Luís Fortes de Bustamante em remuneração da assistência que me tem feito na minha enfermidade, cem mil réis.

Deixo a Dona Ana Francisca de Paula, mulher do Alferes João Antonio de Faria Braga morador nesta vila, cem mil réis.

(......................)

Deixo a meu irmão legítimo Thomé Ignácio Ribeiro, que agora é fiel do Registro da Malhada, quatrocentos mil réis.

E outra tanta quantia deixo a meu irmão, também legítimo, o Capitão Carlos José Ribeiro que está morando na Vila da Campanha da Princesa.

(......................)

Declaro que nas minhas casas de sobrado mora de aluguel há anos o Capitão Maximiano da Rocha (...)

Quando fui ultima vez no Rio de Janeiro comprei escravos novos que trouxe e dispus nestas minas a Antonio Joaquim Maia, casado com uma prima minha, e lhe passei crédito e o seu sócio Antonio Alves da Silva, da quantia de um conto e trezentos mil réis (...).

(......................)

Devo algumas dividas módicas e algumas porções nesta vila e sendo esta pessoa de conhecida verdade e consciência meu Testamenteiro lhe pagará (...) meu testamenteiro de acordo com o meu irmão dito Capitão Carlos José Ribeiro fará toda a diligência e com brevidade para comprar as minhas custas uma Fazenda de cultura e de criar nesta comarca cuja casa vale seis mil cruzados pouco mais ou menos para esta fazenda fará que se mudem o dito meu irmão e sua mulher minha cunhada Theresa Caetana e seus filhos legítimos, meus sobrinhos, para que a cultivem, tenham do que viver e cuja fazenda dou desde já a domínio dos ditos meus sobrinhos e a seus pais a usufruto somente e por motivo algum poderá a dita fazenda ser vendida (...).

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar ao Capitão João Baptista Machado, morador nesta vila; em segundo ao Capitão Mor Manoel da Costa Maia, morador na vila de São José; em terceiro ao Capitão João Antonio de Campos, morador na mesma vila (...).

Pago que seja meu funeral e dívidas e cumpridos todos os meus legados e mais determinações da sorte que fica declarado, instituo por meus universais herdeiros de tudo quanto restar de meus bens ou por qualquer forma me pertencer aos ditos meus sobrinhos, filhos legítimos de meu irmão o Capitão Carlos José Ribeiro e de minha cunhada Dona Theresa Caetana e nesta herança não terão estes, domínio algum, só usufruto (...).

Declaro por fim que tenho servido ofício de Escrivão da Ouvidoria Geral e Correção desta vila e Comarca de cuja serventia é proprietário o Coronel Francisco Joaquim de Araújo Magalhães (...).

(......................)

(...) por não poder escrever pedi a João Batista Lustosa que o escrevesse (...)

Vila de São João del Rei

01 de Fevereiro de 1816

Gregório José Ribeiro

 

fls. 47v. - Abertura

Aos onze dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e dezesseis (...) abri este Testamento com que faleceu o Testador Gregório José Ribeiro (...).

 

 

GREGÓRIO JOSÉ RIBEIRO, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1816

Caixa: 213

Nº de Páginas: 44

Inventariado: Capitão Gregório José Ribeiro

Inventariante: Capitão João Baptista Machado

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário de Gregório José Ribeiro de quem é inventariante o Capitão João Baptista Machado

Data: 29-03-1816

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 09 - Bens de Raiz

- uma morada de casas de sobrado, forradas e assoalhadas, cobertas de telhas sitas na Rua de São Roque  300$000

 

 

GREGÓRIO JOSÉ RIBEIRO, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei - Inventários de São João cx 213

Inventariado: Capitão Gregorio José Ribeiro

Inventariante: Capitão João Batista Machado

Inicio do Inventario: 29 Março 1816

Local – Vila de São João Del Rei.

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2007

 

TESTAMENTOtrechos

 

Sou cavaleiro professo da ordem de Santiago da Espada, Capitão de Ordenanças da Capitania Mor desta Vila de São João Del Rei, natural da corte do Rio de Janeiro, batizado na Freguesia da Candelária, filho legitimo do Tenente Coronel Luis Antonio Ribeiro Guimarães e de Dona Claudia Felicia Teodora ambos falecidos e sepultados nesta Vila. Sempre fui solteiro e não tenho filhos.

Deixa legado a afilhada Dona Francisca Levinda de Castro filha legitima de Antonio Jose de Oliveira Barreto e de Dona Ana Joaquina a qual esta presentemente na família do Tenente Antonio Jose Pacheco – 300.000 pra seu dote;

A Maria Elena(?) do Carmo moradora nesta Vila, filha de Joaquina Maria de Jesus para comprar uma casa e uma escrava – 400.000;

A mãe dela e a cada uma de suas outras filhas Antonia e Albina – 24.000 a cada uma;

A meu legitimo irmão Tomé Inácio Ribeiro e que agora é fiel do Registro de Malhada – 400.000;

A meu legitimo irmão Capitão Carlos Jose Ribeiro morador na Vila de Campanha – 400.000

Outros escravos que eram de meu pai estão penhorados pela Fazenda Real para pagar quantia que ficou devendo da arrematação da passagem do Rio Grande e Rio das Mortes e dinheiro cobrado no contrato de Jose Pereira Marques;

Que meu testamenteiro compre uma Fazenda de cultura e criar na Comarca do Rio das Mortes com valor de 6.000 cruzados o seu casco para meu irmão Carlos Jose Ribeiro e sua mulher, minha cunhada Dona Teresa Caetana e seus filhos, meus sobrinhos para que cultivem e tenham de que viver e dou aos pais somente o usufruto sendo a propriedade de meus sobrinhos que não poderão aliena-la

Primeiro testamenteiro – Capitão João Batista Machado;

Segundo – Capitão Mor Manoel da Costa Maia morador na Vila de São Jose;

Terceiro o Capitão João Antonio Campos morador em São Jose

Declaro que não herdei nada e meus bens foram adquiridos por minha industria.

 

BENS –

Dinheiro de prata – 10:654$916;

Ouro em pó 24 oitavas

Em um saquinho, dinheiro proveniente do oficio de escrivão da Ouvidoria – 205$960;

Habito de Santiago da espada com pendentes de Pingos de Água e granadas verdes – 40$000;

Morada de casas de sobrado forrada e assoalhada, cobertas de telhas na Rua São Roque com porta para a Senhora da Boa Morte – 300$000

2 escravos um oficial sapateiro;

 

DIVIDAS ATIVAS

Padre Jerônimo Pereira de Carvalho – 883$989;

Luis Antonio Ribeiro – 429$678;

Manoel Antonio Pires – 182$000

 

MONTE MOR – 18:652$033