PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FamíliaOs Carvalho Duarte”, Cap. 3º, neste site.

 

THEREZA MARIA DUARTE

e

GONÇALO CORREA NETO

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1791

Caixa: 373

Nº de Paginas: 136

Inventariada: Thereza Maria Duarte

Inventariante: Gonçalo Correa Neto

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 -

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Thereza Maia Duarte de quem foi inventariante o viúvo seu marido Gonçalo Correa Neto.

Data: 07 de Novembro de 1791

Local: Paragem chamada o Engenho da Paciência, da Aplicação da Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes, da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes,. em casas de morada do inventariante Gonçalo Correa Neto.

 

fls. 02 - Declaração:

(...) declarou que a sua mulher havia falecido no dia onze de Setembro do presente ano de mil setecentos e noventa e um e que faleceu sem testamento (...).

 

FILHOS:

01- Gonçalo Correa de Carvalho, de vinte e cinco anos.

02- Isidoro, de idade de vinte e um anos

03, Isabel, de idade de vinte anos e depois casada com Manoel Afonso.

04- Maria, de idade de dezessete anos, depois casada com Manoel Inácio.

05- José, de idade de quinze anos.

06- Thereza, de idade de treze anos.

07- Francisco, de idade de dez anos

08- Silvestre, de idade de oito anos.

09- João, de idade de sete anos e meio.

10- Ana, de idade de cinco anos.

11- Mariana, de idade de quatro anos.

 

fls. 10v. Bens de Raiz:

- uma fazenda de cultura e nesta alguns títulos de terras minerais, sita nesta Paragem chamada a Paciência, da Aplicação da Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes, da Freguesia e Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, a qual se compõem de casas de vivenda, em que vive e mora o viúvo, cabeça do casal com os herdeiros seus filhos, cobertas de telha com seu engenho de fazer açúcar e de moer cana, coberto de telha, com seu paiol e seu moinho com todos os seus pertences coberto de telha, senzalas coberta de capim, com seu pomar o qual se compõem de algumas arvores de espinhos, matos virgens e algumas capoeiras e seus campos e logradouros, que de uma banda parte com a fazenda de cultura do Capitão Francisco Fernandes Medella e de outra banda parte mais com a fazenda de cultura dos herdeiros do falecido Francisco Lobo Rios e da outra banda parte com a fazenda de cultura de Manoel Gonçalves de Almeida:  4:800$000

- um sítio sito na Paragem da Lagoa Verde da mesma Aplicação Freguesia e Termo acima declarados, que se compõem de casas de vivenda cobertas de telha, moinho e paiol cobertos do mesmo com suas capoeiras e alguns campos de criar e seus logradouros; no mesmo sítio se acham algumas terras minerais que se  ---------------------- por suas cartas de dote cuja sítio foi do falecido João Gonçalves de Mello e parte de uma banda com a Fazenda de cultura de Antonio José de Barros e da outra banda parte com a Fazenda de cultura dos herdeiros do falecido Alferes Domingos da Costa Guimarães, e da outra banda parte com o Rio das Mortes Pequeno: 800$000

- um serviço de terras e águas minerais sita na Lagoa Verde, da mesma Aplicação Freguesia e Termo acima declarado, com que há várias sociedades com várias pessoas que se compreenderá todos os morros que tem seus princípios desta Fazenda até ao Rio das Mortes pequeno e a parte que pertence a este casal (...)  600$000.

 

fls. 14 - Dividas Ativas:

- a viúva e herdeiros do Capitão João Peixoto do Amaral: 1:618$095 ½

- Reverendo Francisco Monteiro Pereira 40$800

- Reverendo José da Silva Xavier 35$153

- Izabel da Silva de Miranda 30$450

- Bernardo Ferraz de Araújo 13$987 ½

- José da Costa Homem 24$000

- Joaquim Dias 30$000

- Antonio Rodrigues Felis 15$600

- Reverendo Francisco Justiniano Pereira de Carvalho 286$000

 

Dividas Passivas:

- Capitão Gonçalo Ferreira de Freitas  150$000

- João Batista Machado 129$600

- Capitão José Joaquim Correa 45$337 ½

- Capitão Antonio Barroso Pereira 26$288

- a Testamentaria do falecido Antonio Gonçalves Barbosa 17$625

- Custódio Francisco Ribeiro 58$837 ½

- a Testamentaria de Pedro de Faia e Sá 1:001$578

 

fls. 43 -

Diz Gonçalo Correa Neto que ele suplicante foi notificado por ordem deste juízo para declarar os bens que havia dado em Patrimônio a seus filhos Gonçalo Correa e Isidoro Correa o que o Suplicante faz aqui, declarando que ao órfão Gonçalo deu a FAzenda que foi de João Gonçalves Melo sito no lugar denominado a Lagoa Verde e os crioulos Thomas e João, filhos da escrava Antonia; e ao órfão Isidoro deu para seu dito Patrimônio o sítio das Goiabeiras e o crioulo Ignacio filho da dita escrava Antonia e o negro José Pagem de Nação Angola (...).

 

Obs. Ambos os filhos foram padres, um deles, Gonçalo Correa, teve filho. O sítio da Goiabeiras é hoje uma comunidade chamada Goiabeiras onde eu (Edriana) cresci e meu pai ainda mora lá.

 

Monte Mor:  16:181$715

 

Assinatura dos Herdeiros

Data: 19 de Agosto de 1805

01- Padre Gonçalo Correa de Carvalho

02- Padre Isidoro Correa de Carvalho

03- Silvestre Correa de Carvalho

04- Isabel Antonia da Conceição, casada com Manoel Afonso Leite.

05- Maria Pocidonia Duarte, casada com Manoel Inácio Xavier de Andrada.

06- Thereza Maria Duarte

07- Francisco Correa Neto

08- João Correa Neto

09- José Correa Neto

Obs. Joana Carlota do Nascimento (provavelmente deve ser nora, esposa de Silvestre, por assinar abaixo deste).

 

GONÇALO CORREA NETO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1809

Caixa: 64

Inventariado: Gonçalo Correa Netto

Inventariante: Gonçalo Correa de Carvalho

Local: São João del Rei

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 01-

Data: 19-06-1809

Local: Vila de São João

 

fls. 01v. -

(...) o mesmo inventariado havia falecido no dia dezoito do mês de Março do presente ano, e com seu solene testamento (...).

 

fls. 3v. - Filhos:

01- Reverendo Gonçalo Correa de Carvalho

02- D. Izabel (casada com o Guarda Mor Manoel Afonso Leite);

03- José Correa (casado)

04- D. Maria (casada com Manoel Ignacio)

05- Fran.co Correa (casado)

06- D. Tereza (casada com Capitão Antonio Pereira da Cunha).

07- Silvestre Correa (casado)

08- João Correa (casado)

09- D. Ana (solteira, 26 anos)

10- D, Mariana (solteira, 24 anos)

11- Reverendo Izidoro Correa de Carvalho.

 

 fls. 07v e 08 -

- um engenho de moer cana, de água com seu r---o, coberto de telha e com os mais pertences porem tudo (danificado ?) e com casas de vivenda cobertas de telha e com sua ermida, paiol coberto de telha, moinho aparelhado, quintal com seus arvoredos de espinhos e mais casas no terreiro e senzalas:  900$000

- uma fazenda de cultura que é esta da Paciência, com matos virgens, capoeiras, campos de criar e mais logradouros que parte de uma banda com terras dos herdeiros de Antonio Lobo da Silva Rios e com os filhos de Manoel Gonçalves de Almeida, com terras do Patrimônio do Padre Izidoro, e com o sítio do Amaral pertencentes esta mesma casa, e por outra com mais terras dos herdeiros do falecido Antonio Lobo da Silva Rios:  1:436$000

- outra fazenda de cultura, campos de criar, capoeiras e mais logradouros que confronta com esta Fazenda da Paciência. Foi declarado que “a dita” Fazenda do Amaral se acha mestiça com a sesmaria de Antonio Dias com que se intitula a dita sesmaria que tudo pertence a esta ----a e se avaliou junto e confrontam ---as  estas terras como já disse com esta Fazenda da Paciência e com terras de Pascoal Alves Rodrigues, e com o Patrimônio do Padre Izidoro, e com terras do Alferes João Baptista Barrozo, e com quem mais deva e haja de pertencer. Tambem na dita Fazenda do Amaral tem Antonio (Correa) de Noronha duas partes havidas de 2 herdeiros que (da... ?) ficaram .... o João Lopes de Siqueira que foi senhor da mesma que foi avaliada na quantia de  1:200$000. porém que nesta quantia se há de abater 2 partes que da mesma fazenda havia comprado Antonio Correa de Noronha.

 

fls. 13 a 14 - Testamento

 

(...) filho legitimo de Manoel Correa e Izabel Fernandes da Conceição, natural deliça (?) de São Miguel da Palmeira junto ao Matozinhos, Bispado do Porto.

Peço e rogo primeiramente pelo amor de Deus ao Senhor Antonio Correa de Noronha Guerra ser meu testamenteiro (...) em segundo lugar a meus dois filhos Padres Gonçalo Correa de Carvalho e Izidorio Correa de Carvalho unidos em um só corpo, em terceiro a meu filho João Correa Netto e a cada um deles de per si na forma da sua ordem autorizo e concedo todos os poderes em Direito me são concedidos aliás me são prometidos.

Declaro que fui casado com Tereza Maria do Arte, já falecida de cujo matrimônio tive onze filhos, a saber: Gonçalo, Izabel, Izidorio, José, Maria, Francisco, Tereza, Silvestre, João, Ana, Mariana, estes são os meus herdeiros instituídos por direitos, e nunca tive nem tenho outros filhos de matrimônio ou fora dele.

Declaro que meu funeral seja feito a eleição de meu testamenteiro que aceitar, e peço pelo amor de Deus a Venerável Ordem de São Francisco de quem sou irmão terceiro me dê a sepultura que bem lhes parecer.

Se da minha terça houverem sobras se dará a minha neta Maria, filha de Manoel Ignacio quarenta mil réis, é minha vontade que todo o remanescente de minha terça se dê as minhas duas filhas que se acham solteiras, Ana e Mariana.

Declaro que meu filho João tem servido em casa três anos depois de casado e se lhe deva dar ao menos quarenta mil réis cada um ano que se darão do monte como dívida (...).

Vila de São João del Rei, 17-03-1809

 

Termo de Abertura: 18-03-1809

 

fls. 17 e v. - Procuração

Data: 20-06-1809

Local: Fazenda denominada a Paciência, Aplicação da Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, Termo da Vila de São João.

Que Fazem: Dona Ana Maria do Arte e Dona Mariana Antonia de Jesus (filhas e herdeiras do inventariado).

Procuradores: na Vila de São João aos Doutores Gomes da Silva Pereira, José Gonçalves Gomes, Bernardo Leite de Faria Souza Tuar, João Antonio Ferreira da Costa e os Solicitadores de Causas o Capitão Faustino José de Castro, Luís Antonio da Silva Rudarte e o Capitão Faustino José de Castro.

 

fls. 22 - Outros Bens:

- uma morada de casas grandes sita no Largo de São Francisco com seu quintal e mais pertences:  756$000- ---- morada pequenas, sem quintal, muros, digo assim avaliado ------ morada pequenas e místicas ( ou mestiças ?) as mesmas sem quintal  44$000

- uns chãos no Morro da Forca cercados com muros de adobes  40$000

 

fls. 45 e ss.

Relação dos bens que existem no casal de Gonçalo Correa Neto, sem embargo da descrição deles no inventário que se procedeu por falecimento do mesmo, e outras mais declarações para a partilha.

Declarou o mesmo testamenteiro que no respectivo inventário se achava esta fazenda da Paciência avaliada na quantia de 1:436$000 réis, e porque certamente seria engano no escrivão que lançou a avaliação, porque ela vale muito mais, e para desencargo de sua consciência e evitar dúvidas que possa haver, para efetivo com os herdeiros resolveu a chamar o C. Pedro Rodrigues de Faria, o C. Francisco de Carvalho Duarte, e o C. Jerônimo José Martins para que vissem e examinassem a mesma fazenda e declarassem o quanto ela valia, e de fato sendo vista por eles declararam uniformemente valer a dita Fazenda da Paciência , casas de vivenda, engenho, paiol e moinho a quantia de 4:200$000.

E na mesma ocasião em que os d.os louvados examinaram esta fazenda foram rogados pelo herdeiro e testamenteiro adjunto o Pe. Izidoro Corr.a de Carv.º, e o outro herdeiro Fran.co Corr.ª Neto para tambem examinarem a outra fazenda do Amaral em que está anexa a sesmaria denominada Antonio Dias porque entendiam tinham sido tambem avaliada por muito menos preço do que valia; o que sendo visto e examinado pelos ditos avaliadores declararam uniformemente valer a dita Fazenda do Amaral e sesmaria a quantia de 1:800$000.

- umas terras e águas minerais na Lagoa Verde com sociedade com o falecido Antonio Lobo da S.ª Rios, cuja parte se acha o dito no inventário a fls. 19v., a quantia de 137$000.

- uma morada de casas no Largo de S. Francisco na vila de São João  756$000

- uma dita  mistecas (?)  as mesmas pequenas  44$000

- uns chãos no Morro da Forca  40$000

 

fls. 03 Bloco 2º - Certidão:

“Certifico que no Livro décimo de Óbitos desta Matriz a fls. 239 se acha o seguinte assento. = Aos trinta de Março de mil e setecentos e oitenta e cinco, na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes, filial desta Matriz de São João del Rei, o Reverendo Antonio de Pinho Monteiro. com licença batizou e pôs os santos óleos a = Mariana, filha legítima de Gonçalo Correa Netto, e de Thereza Maria Duarte; foram padrinhos José de Carvalho Doarte e sua mulher Marina Antonia de Jesus, todos desta Freguesia. = o Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira . = E não se continha mais em o dito assento, o qual o mandei transladar do próprio, ao qual me reporto e vai por mim somente assinado, o que juro aos Santos Evangelhos. Vila de São João 3 de Abril de 1810. // O Coadj.or Manoel Ant.º de Castro”.