PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

GERVÁSIO PEREIRA DE ALMEIDA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1862

Caixa: 301

Inventariado: Gervásio Pereira de Almeida

Inventariante: Elias Rodrigues Arvellos

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 104

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Gervásio Pereira de Almeida de quem é inventariante Elias Rodrigues de Arvellos

Data: 18-03-1862

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Sou informado que no Distrito de Santa Rita deste Termo faleceu há quinze dias Gervásio Pereira de Almeida, homem solteiro, sem parentes alguns conhecidos ou herdeiros (...).

 

fls. 04

Diz Elias Rodrigues de Arvellos, morador na Freguesia de Santa Rita do Rio Abaixo deste Termo, que falecendo na mesma Freguesia Gervásio Pereira de Almeida (ou da Costa) no estado de solteiro, intestado e sem descendentes nem ascendentes, mas deixando irmãos e sobrinha que são seus herdeiros legítimos (...).

 

fls. 04v. - Declaração

Declarou o inventariante que o dito Gervásio morreu em dias do corrente mês de Março, intestado e sem descendentes ou ascendentes.

 

Irmãos (herdeiros)

01- Florentina, solteira, de sessenta anos pouco mais ou menos.

02- Joaquim Manoel, casado

03- José Antonio Ribeiro, casado

 

Sobrinha, filha de Martha

01- Felisbina, solteira, de trinta anos pouco mais ou menos.

 

Justificação

Dizem José Antonio Ribeiro, Joaquim Manoel de Barcellos, Florentina Maria do Sacramento e Felisbina Maria da Conceição que tendo falecido em Fevereiro último Gervásio Pereira de Almeida (ou da Costa), morador na Freguesia de Santa Rita do Rio Abaixo deste Termo e no estado de solteiro (...).

 

1- que Ana Josefa, moradora que era na Freguesia de Santa Rita do Rio Abaixo, falecida há muitos anos, viveu sempre solteira e neste estado teve os filhos seguintes: o intestado Gervásio Pereira da Costa = os três Justificantes acima nomeados = e Martha Maria de Jesus que, falecendo solteira, deixou uma filha.

 

fls. 35 - Óbito

Freguesia de Santa Rita do Rio Abaixo:

Aos vinte e oito de Fevereiro de mil oitocentos e sessenta e dois foi sepultado no Adro desta Matriz Gervásio Pereira da Costa, pardo, solteiro, e carpinteiro, sem sacramentos por não pedirem e por ser sua morte quase repentina (...).

 

fls. 36 - Batizado

Freguesia de São João del Rei.

Aos vinte e dois de Janeiro de mil oitocentos e sete na Capela de São João Batista Freguesia de São José, o Reverendo Veríssimo José Ferreira de licença batizou e pôs os santos óleos a = Joaquim, filho natural de Ana Josefa. Foram padrinhos Manoel Antonio Romeiro e Maria Joaquina, estes da Freguesia de São José e aquela desta Aplicação.

 

fls. 37 - Batizado

Freguesia de São João del Rei

Aos cinco de Janeiro de mil oitocentos na Capela de Santa Rita filial desta matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, o Reverendo Capelão da mesma Manoel Coelho dos Santos, batizou e pôs os santos óleos a Florentina, filha de Ana Josefa. Foram padrinhos Rodrigo Felis de Serpa e Feliciana Maria de Jesus, todos desta Freguesia (...).

 

fls. 38 - Batizado

Freguesia de São João del Rei

Aos vinte e sete de Agosto de mil setecentos e noventa e sete na Capela de S. Sebastião, filial desta Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, de licença o Reverendo Antonio José de Faria Pereira batizou e pôs os santos óleos a Gervázio , filho natural de Ana Josefa. Foram padrinhos Francisco Fernandes e Maria Josefa da Paixão, todos desta Freguesia.

 

fls. 39 - Procuração

Procuradores Nomeados: Doutor João Crisóstomo Pinto da Fonseca, Doutor Bernardo Teixeira de Carvalho, Capitão José Antonio Rodrigues.

Data: 15-03-1862

Local: Freguesia de Santa Rita do Rio Abaixo Termo da cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Fazem: José Antonio Ribeiro, Joaquim Manoel Barcellos, Florentina Maria do Nascimento, Felisbina Maria da Conceição.

 

fls. 40

Certifico que Ana Josefa, mãe do finado Gervásio Pereira da Costa e sua irmã de nome Martha são falecidas há muitos anos e sepultadas nesta Matriz (...).

Sta. Rita, 18 de Maio de 1862

 

Parente (provável) - Extraído de uma Justificação:

- Elias Rodrigues d’Arvellos, homem branco, casado, 52 anos, natural e morador de Santa Rita do Rio Abaixo, lavrador.