PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Bento Pinto de Magalhães”, neste site.

 

GERTRUDES MAGNA DE SOUZA CARIA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1830

Caixa: 301

Inventariada: Gertrudes Magna de Souza Caria

Inventariante: Francisco de Paula de Almeida Magalhães

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 72

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens da falecida Dona Gertrudes Magna de Souza Caria de quem é testamenteiro e inventariante Francisco de Paula de Almeida Magalhães.

Data: 15-07-1830

Local: São João del Rei

 

fls. 02v.- Testamento

 

Em nome de Deus, Amém.

Eu Gertrudes Magna de Souza Caria, solteira, estando gravemente enferma porém em meu perfeito juízo e entendimento ordeno o meu Testamento pela maneira seguinte:

Sou filha legítima de Sebastião Martins Coutinho Rangel e Dona Maria Luiza de Souza Caria, já falecidos.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar ao Alferes Francisco de Paula de Almeida Magalhães, e em segundo lugar a meu irmão Casemiro Lucio de Azeredo Coutinho Rangel, e em terceiro lugar a Batista Caetano de Almeida (...).

Sou irmã terceira da Ordem de Nossa Senhora do Carmo desta vila, e quero aí ser sepultada no seu cemitério (...).

(....................)

(...) também sou senhora e possuidora da metade de uma escrava Isabel, de nação Moçambique, cuja metade me foi doada por meu irmão João de Caspistrano.

(....................)

Pagas as despesas do meu funeral e disposições, a minha terça deixo por herdeiro dela a um menino por nome Martiniano Paulino de Almeida, e outrossim de tudo o mais que sobrar instituo por meus herdeiros ao dito Martiniano Paulino de Almeida, Francisco de Paula de Almeida e Eliza Carolina de Almeida, todos três irmãos.

Declaro que aquela escrava Izabel, em que tenho metade nela, se acha em poder de minha irmã Francisca Libania desfrutando-a desde o mês de Outubro do ano passado sem que eu tenha até agora percebido lucro algum de seus serviços.] (...).

(....................)

São João del Rei, 19 de março de 1830

Gertrudes Magna de Souza Caria

 

fls. 04 - Subscrito

Testamento de Dona Gertrudes magna de Souza Caria, mulher branca, solteira, moradora nesta vila (...).

 

fls. 04v. - Abertura

Aos quatro dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos e trinta (...) foi entregue este Testamento com que faleceu a Testadora Dona Gertrudes Magna de Souza Caria (...).

 

fls. 06v - Herdeiros

01- Francisco de Paula de Almeida, de idade de dezesseis anos pouco mais ou menos.

02- Dona Elisa Carolina de Almeida, de idade de dez anos pouco mais ou menos.

03- Martiniano Paulino de Almeida, de idade de dois anos pouco mais ou menos.

 

fls .10

Diz Francisco de Paula de Almeida Magalhães, testamenteiro de Gertrudes Magna de Souza que procedendo-se inventário nos bens desta, depois deste feito se habilitaram os dois herdeiros Francisco de Paula e Martiniano Paulino por filhos naturais da testadora e também herdeiros de sua irmã Dona Elisa Carolina que faleceu depois da dita sua mãe (...).

 

 

fls. 12

Aos dez dias do mês de Maio de mil oitocentos e trinta e um, nesta vila de São João del Rei, faleceu da vida sem sacramentos por não darem parte Elisa, de idade de dez anos, filha natural do Alferes Francisco de Paula de Almeida Magalhães. Foi encomendada solenemente, acompanhada e sepultada no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo desta mesma vila (...).

 

Monte Mor  850$000

 

fls. 30

Diz Martiniano Ernesto de Almeida, filho natural de Gertrudes Magna de Souza Caria, que ele se acha coma idade maior de vinte e um anos (...).

 

fls. 31

Aos nove de julho de mil oitocentos e vinte e nove nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, o Reverendo Coadjutor Joaquim José de Souza Lira batizou solenemente e pôs os santos óleos a Martiniano, inocente, exposto a Maria Josefa. Foram padrinhos João da Veiga Cabral e sua mulher Dona Maria Jose Alves Santiago, todos desta freguesia (...).