PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

LUIZA DOS SANTOS PEREIRA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Período: 1819-1821

Fonte: Livro nº 28

Testadora: Luiza dos Santos Pereira

Testamenteiro: Padre Antonio Machado Borges

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 42

Registro do Testamento com que faleceu Luiza dos Santos Pereira de quem é seu testamenteiro o Padre Antonio Machado Borges.

 

Em nome de Deus. Amém.

Saibam quantos este Instrumento Público de Testamento ou como melhor nome haja virem, que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e onze, aos quatro dias do mês de Julho do dito ano nestas casas de morada do dito Reverendo Antonio Machado Borges, aplicação do Arraial de Santo Antonio do Amparo Comarca do Rio das Mortes aonde eu Luiza dos Santos Pereira estando doente de cama mas em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor me deu e temendo-me da morte ordeno o meu Testamento da forma e maneira seguinte:

Primeiramente declaro que sou católica Romana e em cuja fé protesto viver e morrer e salvar a minha alma pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo.

Declaro que sou natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias da Vila Rica, filha legítima de Manoel Simões Prata e de Maria Pereira da Assunção, já falecidos.

Declaro que sempre vivi no estado de solteira e no mesmo estado tive dez filhos, seis machos e quatro fêmeas por nomes:João Antonio = Antonio Machado = Theodoro Machado = Manoel Machado = Joaquim Machado = Daniel Machado; e fêmeas: Antonia Joaquina = Maria Angélica = Ana Francisca = e Luiza Bernarda, aos quais os instituo por meus universais herdeiros de todos os meus bens e fazendas.

Declaro que possuo os seguintes bens:

Declaro que possuo uma fazenda de terras de cultura nas margens do Rio do Jacaré com todos os seus pertences que são seis escravos, cinco machos e uma fêmea por nomes Manoel Benguela, Francisco Rebolo, Francisca Benguela, Jose Angola, Antonio crioulo e Francisca Angola, e mais enxadas, sete foices, cinco machados, uma alavanca, uma enxó de carapina e uma serra braçal e outra de mão, um formão, seis juntas de bois de carro e os mais que se acharem (...)

(...)

Declaro que criei um rapaz pardo forro por nome Venâncio, filho de uma minha escrava chamada Florência, este o deixo forro porque já recebi de seu Padrinho o Padre Antonio Machado Borges, tendo o dito mulatinho a idade de um ano, quarenta mil réis e pelo o ter criado até agora não quero coisa alguma de sua criação.

Rogo em primeiro lugar ao Reverendo Antonio Machado Borges, em segundo ao Capitão Manoel Gomes Carneiro, e em terceiro lugar ao meu filho Theodoro Machado que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros.

Declaro que por meu falecimento se repartirão todos os meus bens igualmente por todos os meus herdeiros acima declarados, assim como também se repartirá entre estes a minha terça, fazendo-se para isso Inventário e Partilhas amigáveis sem que para isso seja preciso ordem alguma de Justiça em razão de serem todos os ditos meus herdeiros de maior idade.

(...)

(...) pedi ao Capitão José Simões Pereira este por mim fizesse e como testemunha se assinasse e eu me assinei com o meu nome como costume.

Santo Antonio do Amparo, 4 de Julho de 1811

Luiza dos Santos Pereira

 

fls. 43 - Aprovação

Data: 04-07-1811

Local: Arraial de Santo Antonio do Amparo freguesia da vila de São João del Rei termo da vila de São José do Rio das Mortes em casas de morada do Reverendo Antonio Machado Borges.

 

fls. 43v. - Abertura

Certifico que abri este testamento por falecimento da Testadora Luiza dos Santos Pereira (...) aos quinze de Julho de mil oitocentos e onze (...).