PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Francisco de Oliveira Braga” § 2º, neste site.

 

LUIZ PIRES MONDIM

Inventário

 

Arquivo Histórico Municipal Prof. Altair José Savassi

Caixa: 01 Ordem: 15 Ano:1790 Ofício: n/c Cód.:2SVC

Documento: Inventário

Inventariado: Luís Pires Mondim

Inventariante: Antônia da Luz ( viúva)

Local e data: Gerais de Santa Rita de Ibitipoca, freguesia da Borda do Campo, comarca do Rio das Mortes

Transcrito por Erlaine Januário a pedido de Adonias Ribeiro Franco Júnior e Adair Franco dos Reis

 

f.2v Declaração da inventariante

Declarou ela que o dito seu segundo marido havia falecido no dia 30 de agosto de 1789, sem testamento.

 

Filhos:

- José, casado com Mariana

- Maria Teresa, casada com Lourenço Alves

- Rita, 16 anos

- Luiza, 19 anos

- Manoel, 13 anos

- Vicente, 12 anos

- Joaquina, 10 anos

 

f.7v Bens de raiz

Uma fazenda de cultura sita na paragem Bom Jardim da aplicação da capela de Santa Rita de Ibitipoca, freguesia de Nossa Senhora da Borda do Campo, termo da vila de São João del Rei.

 

f.8

Uma sesmaria no ribeirão do Lontra e uma nos Gerais da Mantiqueira da aplicação da capela de Santa Rita de Ibitipoca, freguesia de Nossa Senhora da Borda do Campo, termo da vila de São João del Rei.

 

Dote ao filho José do Carmo: um escravo e um cavalo.

 

f.8v

Dote à filha Maria Teresa de Jesus, casada com Lourenço Alves Calheiros: dois escravos e um cavalo.

 

f.9 Termo de tutela

Local e data: 15-06-1790, paragem Bom Jardim da aplicação da capela de Santa Rita de Ibitipoca, termo da vila de São João del Rei.

Tutor: José do Carmo de Oliveira, filho legítimo do casal e irmão dos órfãos

 

f.s/nº

Dizem Francisco José Machado por cabeça de sua mulher Luiza Emerenciana Pires, João Pedro dos Santos por cabeça de sua mulher Rita Cecília Pires, Manoel Pires de Oliveira, Vicente Pires Mondim e José Antônio da Fonseca por cabeça de sua mulher Joaquina Pires da Luz, que por falecimento de Luiz Pires Mondim, pai e sogro, se procedeu o inventário pelo Juízo dos Órfãos da vila de São João del Rei no tempo em que o território de morada do dito falecido era do termo daquela vila, de que foi inventariante a viúva, mãe e sogra dos suplicantes que é Antônia da Luz, e tutor José do Carmo de Oliveira; e por que os suplicantes se acham emancipados pela razão de se acharem casados, como mostram as certidões do reverendo pároco juntas (...)

 

f.s/nº Dom Agostinho Pitta de Castro, pároco confirmado nesta freguesia de Barbacena, comarca do Rio das Mortes, bispado de Mariana.

Certifico que no livro 5º dos assentos dos casamentos desta freguesia à folha 98 se acha um que diz assim: aos 16 de maio de 1792 depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino, sem se descobrir impedimento algum e com provisão do revendo vigário da vara desta comarca, na matriz de São João del Rei o padre adjunto Joaquim Pinto da Silveira, de licença minha, assistiu ao sacramento do matrimônio dos contraentes Francisco José Machado, filho legítimo de Antônio José Machado e de Isabel Correa, e Luiza Emerenciana Pires, filha legítima de Luiz Pires Mondim e Antonia da Luz, naturais e batizados nesta freguesia, e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano do que foram testemunhas Vicente Antonio da Silveira e José Antônio Machado; do que mandei fazer este assento, que assinei= Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro= E não contendo mais no dito assento a cujo original me reporto.

Barbacena 20 de dezembro de 1806. O pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.

 

f.s/nº

Dom Agostinho Pitta de Castro, pároco confirmado nesta freguesia de Barbacena, comarca do Rio das Mortes, bispado de Mariana

Certifico que no livro 4º dos assentos dos casamentos desta freguesia à folha 139 se acha um que diz assim: aos 02 de outubro de 1795 depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino, sem se descobrir impedimento e com provisão do ilustríssimo reverendíssimo vigário da vara desta comarca, na capela de Santa Rita filial desta matriz de Barbacena, o padre Agostinho Vidal Pinheiro, de licença minha, assistiu ao sacramento do matrimônio dos contraentes João Pedro dos Santos, filho legítimo de Antônio Pereira dos Santos e Antônia Pereira de Freitas, e Rita Cecília Pires, filha legítima de Luiz Pires Mondim e Antonia da Luz, ambos naturais e batizados nesta freguesia; e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano de que foram testemunhas Joaquim Pereira dos Santos e Vicente Antônio da Silveira; de que mandei fazer este assento, que assinei= Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro= E não contendo mais no dito assento a cujo original me reporto.

Barbacena 20 de dezembro de 1806. O pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.

 

f.s/nº

Dom Agostinho Pitta de Castro, pároco confirmado nesta freguesia de Barbacena, comarca do Rio das Mortes, bispado de Mariana

Certifico que no livro 4º dos assentos dos casamentos desta freguesia à folha 145 verso se acha um que diz assim: aos 9 dias do mês de maio de 1796, depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino sem se descobrir impedimento algum, com provisão do ilustríssimo reverendíssimo vigário da vara desta comarca, na capela de Santana do Garambéu filial desta matriz de Barbacena o padre Manoel Pereira da Cunha, de licença minha, assistiu ao sacramento dos contraentes Manoel Pires de Oliveira, filho legítimo de Luiz Pires Mondim e Antonia da Luz, e Teresa Maria de Jesus filha legítima de Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus, ambos naturais e batizados nesta freguesia; e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano de que foram testemunhas Antonio de Almeida Ramos e João de Almeida Ramos. De que mandei fazer este assento, que assinei= Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro= E não se continha mais no dito assento que fielmente copiei do seu original me reporto. Barbacena 23 de dezembro de 1806. O pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.

 

f.s/nº

Dom Agostinho Pitta de Castro pároco confirmado nesta freguesia de Barbacena, comarca do rio das Mortes, bispado de Mariana.

Certifico que no livro 4º dos assentos dos casamentos desta freguesia à folha 155 verso se acha um que diz assim: aos 29 dias do mês de novembro de 1798, depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino sem se descobrir impedimento e com provisão do ilustríssimo reverendíssimo vigário da vara desta comarca, na capela de Santana do Garambéu filial desta matriz de Barbacena o vigário Joaquim Dias de Souza, de licença minha, assistiu ao sacramento dos contraentes Vicente Pires Mondim, filho legítimo de Luiz Pires Mondim e Antonia da Luz, e Helena Maria de Jesus, filha legítima Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus; naturais e batizados nesta freguesia. E lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano de que foram testemunhas Manoel Pires de Oliveira e Francisco Xavier de Mendonça. De que mandei fazer este assento, que assinei= Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro= E não se continha mais no dito assento a cujo original me reporto. Barbacena 24 de dezembro de 1806.

O pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.

 

f.s/nº

Dom Agostinho Pitta de Castro pároco confirmado nesta freguesia de Barbacena, comarca do rio das Mortes, bispado de Mariana.

Certifico que no livro 3º dos assentos dos casamentos desta freguesia à folha 166 verso se acha um que diz assim: aos 16 dias do mês de dezembro de 1803, depois de feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino, sem se descobrir impedimento algum, e com provisão do ilustríssimo reverendíssimo vigário da vara desta comarca, na capela de Santa Rita filial desta matriz de Barbacena o padre Agostinho Vidal Pinheiro, de licença minha, assistiu ao sacramento do matrimônio dos contraentes José Antônio da Fonseca, filho legítimo de Manoel Antônio da Fonseca e de Maria Felizarda de Moraes, e Joaquina Pires da Luz filha legítimo de Luiz Pires Mondim e de Antonia da Luz, ambos estes contraentes naturais e batizados nesta freguesia; e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, de que foram testemunhas José Antônio Machado e João Pedro dos Santos. De que mandei fazer este assento, que assinei= Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro= E não se continha mais no dito assento a cujo original me reporto. Barbacena 10 de dezembro de 1806.

O pároco Dom Agostinho Pitta de Castro.