PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Inacio de Faria”, neste site.

 

 

LUIZ ANTONIO DE FARIA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1821 nº 31

Período: 1824

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 36

Registro do Testamento de Luís Antonio de Faria de quem é testamenteiro Manoel Luís de Faria.

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo.

Eu Luís Antonio de Faria estando em meu juízo perfeito posto que enfermo, faço o presente Testamento para efeito de serem cumpridas as minhas disposições e morrer como Deus manda na Lei católica, apostólica Romana, na qual sempre vivi e protesto morrer.

Declaro que sou filho legítimo de Manoel Ignacio de Faria, já falecido, e de Ana Luiza da Encarnação, nascido e natural da Aplicação de São Vicente Ferrer da Formiga da Freguesia da vila de São Bento do Tamanduá.

Declaro que sou casado na forma que manda o Concilio de Trento com Theresa Lucinda de Jesus de quem tenho cinco filhos legítimos a saber: Manoel = Francisco = Luís = Maria = e Anta., todos menores.

Declaro que deixo por Testamenteiro e Tutor de meus filhos acima ditos a meu irmão Manoel Luís de Faria a quem peço os trate como seus que ficam sendo depois do meu falecimento, e deixo em segundo e terceiro lugar a minha mulher Theresa Lucinda de Jesus e ao Reverendo Severiano da Silveira Leão (...).

(...)

Declaro que fui Imperador do Divido Espírito Santo no ano de mil oitocentos e vinte e três para o de vinte e quatro (...).

(...)

Declaro que o falecido meu cunhado Manoel Joaquim da Silveira deixou à minha filha Maria em seu testamento a quantia de 50$000 réis e uma escrava de nome Rita Renola.

(...)

Declaro que meus filhos acima ditos são meus herdeiros forçados e universais e por tais os instituo meus legítimos herdeiros.

(...)

Formiga, 10 de Junho de 1824

Luís Antonio de Faria

 

fls. 37 - Aprovação

Data: 10-06-1824

Local: termo da vila de São Bento do Tamanduá, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Ana Luiza da Encarnação.

 

 

fls. 37v. - Abertura

Abri este Testamento para ver suas determinações (...) aos vinte e um de Junho de mil oitocentos e vinte e quatro, com que faleceu o Testador Luis Antonio de Faria (...).