PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

contato@projetocompartilhar.org

 

 

LUCIA DA CRUZ NASCENTES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1860

Caixa: B-454

Inventariada: Lucia da Cruz Nascentes

Inventariante: Antonio Jose das Neves

Disponibilizado por Nelson Pamplona

Resumido por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de D. Lucia da Cruz Nascentes de quem é testamenteiro e inventariante Antonio Jose das Neves.

Aos 26-05-1860 nesta cidade de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em meu cartorio, e sendo ai me foi entregue por Antonio Jose das Neves, testamenteiro da falecida Lucia da Cruz Nascentes, uma sua petição em que requer para se fazer inventario nos bens da mesma falecida (...)

 

Diz Antonio Jose das Neves testamenteiro de D. Lucia da Cruz Nascentes, em 20 de 7bro de 1857, deixando 4 filhos naturais que são: D. Belarmina Augusta de Siqueira, de idade de 22 anos = Joaquim Jose Alves S. Thiago Junior, com idade de 20 anos = João Alves de Mag.es com idade de 18 anos = Francisco Ferreira da S.ª com idade de 16 anos. como mostra as certidões de seu batismo junto, achando-se os três primeiros moradores na corte e Provincia do Rio de Janeiro.

 

fls. 3 Copia do Testamento:

Em nome de Deus Amem. Eu Lucia da Cruz Nascentes, f.l. de Francisco de Paula Nascentes e Francisca Florinda da Costa, ambos já falecidos, n/b nesta freguesia da Senhora do Pilar de S. João del Rei, (...) faço este meu testamento.

Sempre vivi no estado de solteira e neste estado tenho quatro filhos naturais que existem, de nomes: Belarmina Augusta de Siqueira = Joaquim Jose Alves de Sam Thiago Junior = João Alves de Magalhães Junior = e Francisco Ferreira da Silva, os quais foram batizados por expostos e os reconheço por meus filhos e universais herdeiros das duas partes dos meus bens.

Testamenteiros: em 1º Antonio Joaquim Pereira da Malta, em 2º Sabino de Almeida Magalhães, 3º Antonio Jose das Neves.

(...) meu corpo sera sepultado no cemiterio da Ordem Terceira da Senhora do Carmo desta cidade donde sou irmã.

O remanescente de minha terça deixo a minha filha Belarmina Augusta de Siqueira.

Desta forma tenho concluido meu testamento (...) o qual vai escrito por Domingos da Silva Alves a meu rogo e vai por mim assinado nesta cidade de São João del Rei aos 18-03-1857.

Lucia da Cruz Nascentes.

 

Aprovação: 19-03-1857

Abertura: cumpra-se e registre-se 20-09-1857

 

Desistencia da Testamentaria: Antonio Joaquim Pereira da Malta 20-09-1857; e Sabino de Almeida Magalhães 14-11-1857

Termo de Aceitação da Testamentaria aos 13-12-1859 Antonio Jose das Neves.

 

fls. 8

O Pe. Francisco Amancio d’Assis, Presbitero Secular do Habito de S. Pedro, vigario colado da freguesia de S. João del Rei e da Vara da Comarca do Rio das Mortes.

Certifico que de um dos livros de assentos de batisados desta freguesia, a fls. 19v consta: aos 24-02-1838 nesta matriz de N. Sra do Pìlar da vila de S. João del Rei bat. a Belarmina, branca. filha natural de Lucia Francisca da Cruz Nascentes, foram padr.: Francisco Jose Alves S. Thiago e D. Belarmina Candida de Jesus por pp que apresentou Candido Saraiva. O Vig. Jose Candido de Oliveira.

 

Idem a fls. 145v consta: aos 29-03-1842 nesta matriz de N. Sra do Pìlar da vila de S. João del Rei bat. João, inocente, f. natural de Lucia Francisca de Paula Nascentes, foram padr.: João Evangelista de Magalhães e D. Barbara das Virgens mulher do Alf. Jose Alves de Magalhães por pp que apresentou Francisco Alves de Magalhães, solteiro e desta freguesia. O Vig. Luis Jose Dias Custodio.

 

Idem a fls. 82: aos 25-08-1840 nesta matriz de N. Sra do Pìlar da vila de S. João del Rei bat. Joaquim n. 14 do mesmo mes, f. natural de Lucia de Paula Nascentes, foram padr.: João Jose Alves de S. Thiago e D. Belarmina Candida de Jesus por pp qie apresentaram Antonio Mariano Pereira e Candido Saraiva Nogueira, todos solteiros e moradores nesta freguesia. O Vig. Luis Jose Dias Custodio.

 

idem a fls 41 consta: aos 11-02-1844 nesta matriz de N. Sra do Pìlar da vila de S. João del Rei bat. Francisco nascido a oito dias, f. natural de Lucia Francisca de Paula Nascentes. Foram padrinhos o Dr. Francisco d’Abreu, do Rio Grande do Sul e Candida Jesuina de Faria casada e desta freguesia. O Vig. Luis Jose Dias Custodio.

 

Procurações

Data: 17-01-1860 na cidade de Vassouras

Que Faz: Belarmina Augusta de Siqueira, moradora nesta cidade.

Procurador Nomeado: Antonio Jose das Neves

 

Data: 21-??-1859 cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro, capital do Imperio do Brasil.

Que Fazem: Joaquim Jose Alves São Thiago Junior e João Alves de Magalhães, moradores nesta cidade.

Procurador Nomeado: Antonio Jose das Neves

 

Juramento ao Tutor Antonio Jose das Neves

Data: 08-06-1860 nesta cidade de S. João del Rei

 

Juramento ao Inventariante Antonio Jose das Neves

Data: 08-06-1860 nesta cidade de S. João del Rei

Declaração: que a falecida Lucia da Cruz Nascentes falecra aos 20-09-1857 com testamento em que deixa herdeiros de seus bens a seus quatro filhos naturais que são:

-D. Belarmina Augusta de Siqueira, de 22 anos, solteira.

-Joaquim Jose Alves de Sam Thiago Junior, solteiro dee 20 anos.

-João Alves de Magalhães, solteiro de 18 anos

-Francisco Ferreira da Silva, solteiro com a idade de 16 anos.

 

Recibo e Quitação

Por seu procurador abaixo assinado, diz Ambrosio de Souza Lima por cabeça de sua mulher D. Belarmina Augusta de Siqueira Lima, que achando-se concluida a liquidação do inventario de sua sogra e mãe Lucia da Cruz Nascentes, de cuja liquidação se vê que tocou a mulher do Suplicante a quantia de 124$236rs de legitima e 158$ 823 dos remanescentes da terça (...) efetivamente recebeu do testamenteiro Antonio Jose das Neves (...)

Junho de 1864 como procurador Custodio d’Almeida Magalhães

 

Procuração

30-12-1862 nesta cidade de Vassouras

Que Fazem: Ambrosio de Souza Lima Junior por cabeça de sua mulher D. Belarmina Augusta de Siqueira Lima moradores deste termo,

Procuradores Nomeados na cidade de S. João del Rei: Cap. Custodio d’Almeida Magalhães e Dr. João Crisostomo Pinto da Fonseca.

 

Justificação

Francisco Ferreira da Silva, com autorização de seu tutor Antonio Jose das Neves (...)

O justificante é filho de D. Lucia da Cruz Nascentes, maior de 19 anos. Se acha estabelecido nesta cidade com casa de negocio de generos da terra (...)