PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Fortes de Bustamante”, neste site.

 

JOSÉ DE FARIA E SOUZA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1790

Caixa: 374

Inventariado: Jose de Faria e Souza

Inventariante: João Pedro de Bustamante e Sá

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de José de Faria e Souza de quem é Testamenteiro e Inventariante João Pedro de Bustamante e Sá.

Data: 19-10-1790

Local: São João del Rei

 

fls. 04 - Testamento

 

(...) Eu José de Faria e Souza achando-me gravemente doente de cama (...).

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a João Pedro de Bustamante e Sá, em segundo a Manoel Francisco Rosa, em terceiro a Jose de Azevedo todos moradores nesta freguesia e comarca do Sabará, ao Capitão Antonio Martins da Costa e ao Sargento Mor João Caetano Rodrigues e ao Capitão Domingos Francisco da Costa (...).

(...............)

Declaro que sou natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira da Vila de Guimarães Arcebispado de Braga, filho legítimo de José de Faria e -------------  da Vila, já defuntos e não tenho herdeiros descendentes nem ascendentes.

(...............)

Declaro que trazendo um pleito com Manoel Francisco Cruz e sua mulher Ana Maria sobre a reinvidicação de uma fazenda chamada Curralinho e uma sesmaria (...).

Declaro que deixei em poder de Manoel Francisco Cruz quatro vacas paridas para as conduzir para Sabará onde morava eu (...).

Declaro que tenho na Comarca do Sabará uma chácara que consta de casa de telha e árvore de espinhos e bananal e mais plantas que nela se acharem, como também capoeira e um pedaço de mato virgem e seu logrador de campo (...).

(...............)

Cujos escravos e chácara deixo a uma filha da dita Joana Maria da Conceição, crioula forra e a mesma deixo uma morada de casas na vila do Sabará (...).

(...............)

Declaro que fui tutor de Joaquim Rodrigues, filho legítimo de Manoel Rodrigues de Almeida (...).

(...............)

Declaro que na casa do Capitão Antonio Martins, em Sabará, se acha uma parda de nome Ana a qual casada que seja, meu Testamenteiro lhe dará de esmola cem oitavas de ouro (...) esta é filha de Joana Maria da Conceição crioula forra (...).

(...............)

Declaro que deixo de esmola a Antonia Dias, afilhada de José de Azevedo, de esmola vinte mil réis.

Declaro que devo de ajuste de contas que tive com Domingos de Tal, casado com Helena Pereira da Cruz, vinte mil réis, os quais deixa o meu Testamenteiro este a dita Helena Pereira.

Declaro que deixo a Joaquim crioulo, forro, oito mil réis.

(...............)

Nomeio e instituo por minha universal herdeira a minha alma (...).

(...............)

Fazenda do Curralinho, 5 de Agosto de 1790

José de Faria e Souza