PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Familia “Antonio José Barreto, sargento mor”, neste site.

 

JOSÉ FERNANDES MARTINS, padre

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1827

Caixa: B-153

Inventariado: Padre José Fernandes Martins, demente

Inventariante: Silvério José Bernardes.

Local: Aplicação N. Sra da Oliveira, termo da vila de S. José

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens do Demente Padre Joze Fernandes Miz de quem é inventariante seu genro Silvério Joze Bernardes.

Data: 25-05-1827 nesta fazenda denominada o Manda Saia da aplicação de Nossa Senhora da Oliveira do termo da vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de residencia do Reverendo Padre Jose Fernandes Martins (...) e sendo aí foi vindo seu genro Silvério Jose Bernardes, que por se achar Demente o dito Reverendo Padre Jose Fernandes Martins e conforme as Leis de Sua Magestade Imperial (...) se devia proceder a inventário de todos os seus bens assim móveis como semoventes e de raiz (...).

 

Louvados: Tenente Paulo Rodrigues Rocha e o Alferes Manoel Martins do Espírito Santo.

 

Bens de Raiz (entre outros)

- uma morada de casas cobertas de telha, com seu quintal cercado de madeira, engenho de moer cana, paiol, moinho coberto de telha, monjolo 100$000.

- uma fazenda de cultura com matos virgens, capoeiras, pastos e logradouros (...), divisa com: José Francisco Pereira, D. Ana Theodosia de Figueira, o Revdo. João Rodrigues Penteado, com terras pertencentes ao patrimônio do Revdo. Padre Francisco Moreira de Carvalho,  3:200$000

 

Declarou ele inventariante que estão devendo ao casal do dito reverendo demente as pessoas seguintes (por crédito): João Teixeira Gomes, Vicente Gonçalves Montes, Leonel Gonçalves Gomides, Joaquim Alvares de Moura, Quartel Mestre Jerônimo Jose da Silva, Manoel Bernardes, Joaquim Antonio (...).

 

Data: 25-05-1827

Termo de Juramento dado a Silvério José Bernardes como curador nomeado do demente Reverendo Padre José Martins Fernandes.

 

Data: 12-06-1827

Local: nesta vila de S. José em o Cartório compareceu presente Silvério Jose Bernardes, e por ele foi dito que para as dependências do inventário do demente o Reverendo Jose Fernandes Martins de que é tutor, fazia seus procuradores ao Alferes Leandro Barbosa da Silveira e ao Alferes Antonio Pinto Correia (...).

 

 

JOSÉ FERNANDES MARTINS, padre

Inventário

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1829

Caixa: R-550

Inventariado: Padre José Fernandes Martins

Inventariante: Silvério José Bernardes

Local: Arraial de N. Sra. da Oliveira, vila de S. José.

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Padre José Fernandes Martins, de quem foi inventariante seu genro Silvério José Bernardes.

Data: 22-07-1829 Arraial de N. Sra da Oliveira termo da vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

Declaração:

(...) era natural deste bispado de Mariana, e que antes de se ordenar fora casado com Mariana Cândida de Castro, de qual matrimônio ficara uma filha hoje casada com ele inventariante, e que o mesmo falecera em 29 de Agosto de 1820(sic) com Testamento Solene.

 

Filhos:

- D. Cândida Flora de Castro, viúva que havia ficado de Antonio Machado de S. Ana e casada segunda vez com o Ten. Silvério José Bernardes.

 

Netos, herdeiros da Terça:

1- D. Mariana, de idade 16 anos.

2- D. Ana, de 13 anos.

3- José, de 11 anos.

4- D. Maria, de 9 anos

5- D. Cândida, de 7 anos.

6- Antonio, de 6 anos.

 

Bens

 

Bens de Raiz (entre eles):

- uma fazenda de cultura denominada Cachoeira da Conquista, cita na Franca da Ventania, que terá 8 alqueires, com casas de vivenda, engenho de cana. da qual se tirou 100 alqueires de planta que o falecido deu em sua vida a sua afilhada Margarida  2:900$000.

 

Cópia do Testamento

 

Em nome de Deus Amem. Saibam quantos este público instrumento de testamento virem que no ano do nascimento de Nossa Senhor Jesus Cristo de 1825 neste Arraial da Senhora da Oliveira freguesia da vila de S. Jose Comarca do Rio das Mortes, aos dezoito dias do mês de Junho, eu o Padre José Fernandes Martins achando-me gravemente enfermo, em meu perfeito juízo determino o meu testamento da forma seguinte:

Sou Presbítero Secular, ordenado canonicamente no bispado de São Paulo, filho legitimo de Antonio Fernandes Martins e Rosa Maria de Jesus; fui casado, antes da minha ordenação, com Maria(sic) Cândida de Castro, que faleceu e da qual tive uma filha por nome Cândida Flora de Castro, que se acha viúva de Antonio Machado de Santa Ana, a qual é minha legitima herdeira.

(...) meu funeral seja feito a eleição de minha herdeira e testamenteira.

Legados pios, encomendação de missas, legados diversos, (...).

Testamenteiros em primeiro lugar a minha filha Cândida Flora de Castro, em segundo lugar a meu irmão Padre Manoel Fernandes Martins, em terceiro lugar ao Tenente Paulo Rodrigues da Rocha (...).

(...) o resto de minha terça, depois de cumpridos os meus legados, sejam dados aos meus netos, ora existentes, declaro que 800$000 rs com que dotei a minha afilhada Margarida, casada com Antonio Affonço Bragança, devem sair também de minha terça (...).

(...)

(...) por me achar gravemente enfermo roguei ao Padre Francisco de Paula Barreto este por mim fizesse e como testemunha assinasse (...).

Padre Jose Fernandes Martins.

 

Aprovação:

Data: 18 de Junho do dito ano

Local: Arraial de N. Sra da Oliveira, freguesia de Santo Antonio termo da vila de S. Jose, comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do Reverendo Vigário Francisco de Paula Barreto

 

Abertura:

Certifico que falecendo da vida presente no dia 29 de Agosto do corrente ano de 1827 meu irmão o Padre Jose Fernandes Martins, e meu aplicado, me foi apresentado seu Solene Testamento por sua filha e testamenteira D. Cândida Flora de Castro (...) Oliveira cinco(sic) de Agosto de 1827 o Capelão Manoel Fernandes Martins.

 

Procuração:

Data: 04-02-1828

Local: nesta vila de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas onde se achava D. Cândida Flora de Castro, testamenteira do Revdo. José Fernandes Martins.

Que Faz: D. Cândida Flora de Castro.

Procuradores Nomeados: Revdo. João Ferreira Leite, Antonio Jose de Oliveira Barreto e Jacinto Ferreira F.

 

Aceitação: aos 09-02-1828, primeira testamenteira, por seu procurador Revdo. João Ferreira Leite

 

(...) como os netos do testador são herdeiros dos remanescentes da Terça, são órfãos de pai, sirva V. S. declarar se deve nomear Tutor para requerer o que for a pró dos mesmos. V. de S. Jose 07-08-1829 Cezario Jose da S. Lima