PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado”, neste site

 

JOSÉ DÂMASO RIBEIRO, alferes

Inventário

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Itapecirica - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1865 - Caixa: 4

Inventariado: Alferes José Damaso Ribeiro

Inventariante: Balbina Carolina de Castro

Local: cidade de Tamanduá - MG

Nº de Páginas: 110

Monte Mor 18:616$000

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Aos 18-10-1865 na Fazenda da Casca do Distrito da cidade de Tamanduá, Comarca do Rio Grande Província de Minas Gerais em casas de D. Balbina Carolina de Castro., viúva de José Damazo Ribeiro.

                        

Juramento ao Curador Nomeado: Solicitador de Causas Eduardo Algemiro Teixeira

Aos 18-10-1865, nesta Fazenda da Casca do Distrito da cidade de Tamanduá.

 

Aprovo o Sr. Salvador Borges da Silva e nomeio p. parte de meus curatelados ao P. Antonio Mendes Ribeiro (...). O Curador Nomeado Eduardo Algemiro Teixeira.

 

Herdeiros maiores se louvaram por sua parte em Manoel Pereira Borges. (assinam): Balbina Carolina de Castro - Jose Vellozo Barboza - Modesto Ribeiro da Silva - Carlos Jose Damazo - Theodoro Ribeiro da Silva - Joze Damazo Ribeiro Silva - Theophilo Ribeiro da Silva

 

O cidadão Sideney Dalcidio do Amaral, primeiro substituto do Juiz de Órfãos da cidade de Tamanduá e todo seu termo (...) mande a qualquer oficial de justiça que vão ao lugar aonde vive e mora Dona Balbina Flora(sic) de Castro, viúva dos finado Jose Damazo Ribeiro e sendo lá a intimem para que em 24 hs venha a Juízo dar a inventário os bens que lhe ficaram por morte de seu marido, de quem ficaram herdeiros órfãos (...).

 

Foram citados: D. Balbina Carolina de Castro, os herdeiros maiores: Jose Vellozo Barbosa, p. sua mulher = Modesto Ribeiro da Silva = Carlos Jose Damazo = Theodoro Ribeiro da Silva = Joze Damazo Ribeiro = Theophilo Ribeiro da Silva = e o Curador, por parte dos menores, Eduardo Algemiro Teixeira (...).

 

Auto do Inventário

Data: 18-10-1865

Inventariante: D. Balbina Carolina de Castro

(...) declarou que seu marido Jose Damazo Ribeiro tinha falecido no dia 13 de maio do corrente ano, sem testamento algum, deixando sete filhos e herdeiros menores (...)

 

Titulo dos Herdeiros:

- D. Balbina Carolina de Castro, cabeça de casal, viúva do defunto.

 

Filhos:

01- D. Maria Balbina de Castro, casada com Jose Vellozo Barbosa.

02- Modesto Ribeiro da Silva, solteiro de 21 anos.

03- Carlos José Damazo, solteiro de 18 anos.

04- Theodoro Ribeiro da Silva, solteiro de 17 anos.

05- Jose Damazo Ribeiro, solteiro de 15 anos.

06- Theophilo Ribeiro da Silva, solteiro de 14 anos.

07- Ubaldina, órfã de 11 anos

08- Odila, órfã, de 7 anos.

 

Bens de Raiz:

- um sítio com casas de vivenda, paiol, moinho, monjolo, senzalas, quintal e curral com muros de pedra, e o pasto: 1:100$000 rs.

- 165 alqueires de cultura 4:200$000 rs.

-  64 alqueires de matos secos 640$000 rs.

- 06 ditos de campos 30$000 rs

 

Dividas Passivas - seu casal devia a: Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva (...).

 

Tutor dos órfãos: José Velozo Barbosa, cunhado dos mesmos.

Órfãos: Carlos = Theodoro = José = Theophilo = Ubaldina e Odila, filhos do finado Jose Damazo Ribeiro

 

Emancipação dos 2 suplicantes:

Dizem Theodoro Ribeiro da Silva Castro e Jose Damazo Ribeiro que os suplicantes, na ocasião do inventario do finado seu pai Jose Damazo Ribeiro, eram órfãos e como tais se lhe deram tutor, e como hoje são maiores de 21 anos (...) por isso que estão no caso de serem declarados emancipados para regerem suas pessoas e bens e entrarem na posse de seus bens (...). 22-10-1874

 

Pároco Colado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira: certifico que revendo o 3º Livro que serve para os assentos dos batizados nesta freguesia, a f.21 acha-se o assento do teor seguinte: No mês de janeiro de 1849 o Vigário Pedro Meirelles de Barros batizou solenemente a Theodoro, nascido a 31-12-1848, filho legitimo de Jose Damaso Ribeiro com D. Balbina Carolina de Castro, sendo seus padrinhos Jose Antonio Teixeira e D. Francisca Carolina de Jesus, o Vigr.º Jose Theodoro Brasileiro.

É o que contem o assento a que me refiro in fide parochi. Oliveira, 12-02-1870 Jose Theodoro Brasileiro.

 

Pároco Colado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira: certifico que revendo o 3º Livro que serve para os assentos dos batizados nesta freguesia, a f.21 acha-se o assento do teor seguinte: No mês de Novembro de 1850 o Vigário Pedro Meirelles de Barros batizou solenemente a Jose, nascido a 19-10 do mesmo ano, filho legitimo de Jose Damaso Ribeiro com D. Balbina Carolina de Castro, sendo seus padrinhos Gabriel Ribeiro da Silva e D. Cândida Carolina de Castro. o Vigr.º Jose Theodoro Brasileiro.

É o que contem o assento a que me refiro in fide parochi. Oliveira, 12-02-1870 Jose Theodoro Brasileiro.

 

Procuração

Data: 30-09-1874 no Arraial do Carmo da Mata termo a cidade de Oliveira, Comarca do Lambari Província de Minas Gerais.

Que Faz: Jose Veloso Barbosa.

Procuradores Nomeados: Advogado Belarmino Gonçalves Beirigo na cidade de Tamanduá

Fins: assinar termo de troca dos bens de raiz dos órfãos filhos do finado Jose Damaso Ribeiro: D. Odila Ubaldina de Castro, Dona Ubaldina Odila de Castro e Theophilo Ribeiro da Silva, de quem é o outorgante tutor , e que estes órfãos possuem na Fazenda da Casca termo de Tamanduá por outros na Fazenda do Bom Jardim das Cruzes Distrito do ??? freguesia de S. Pedro Itabapecaba Província do Espírito Santo, com D. Balbina Carolina de Castro