PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado”, neste site.

 

JOSÉ COELHO DOS SANTOS

Inventário

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1853  - Caixa: 26

Inventariado: José Coelho dos Santos

Inventariante: Maria Ribeiro dos Anjos, viúva

Local: Oliveira - MG

Nº de Páginas: 72

Monte Mor 57:301$924

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Aos 20-06-1855 nesta Fazenda da Itapecirica termo da vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes em casas de D. Maria Ribeira dos Anjos, viúva de José Coelho dos Santos, onde foi vindo o Dr. Francisco Antonio de Borba Junior, juiz municipal e de órfãos (...).

 

Diz Maria Ribeira dos Anjos, viúva do seu finado marido Jose Coelho dos Santos, moradora na sua fazenda denominada Itapecirica distrito de Perdões deste termo, que tendo falecido o dito seu marido com testamento solene, instituiu a suplicante por herdeira das duas partes de sua meação, durante a vida da suplicante e por morte da mesma determinou o testador que esta herança passasse a seus irmãos e herdeiros designados no mesmo testamento, e como a suplicante precisa que faça inventário dos bens do seu casal, visto ter de pagar o selo de herança, por isso requer a V.Sa. se sirva mandar proceder o dito inventário (...) e pelos louvados oferece o Cap. Joaquim Francisco da Costa e Francisco Moreira de Andrade por parte da suplicante (...)

Como requer

Fazenda da Itapecirica 20-06-1855

 

Louvado nomeado por parte da Fazenda P. ao cidadão Manoel Fernandes de Ayrão.

 

Autos: aos 23-06-1855, nesta Fazenda da Itapecerica termo da Oliveira em casas de Maria Ribeira dos Anjos (...)

 

Declaração 25-06-1855:

(...) declarou a inventariante que o sobredito seu marido falecera no dia 26-11-1854, com testamento (...) e que não deixou filhos alguns (...).

 

Cópia do Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu abaixo assinado José Coelho dos Santos, morador no distrito de Perdões, achando-me gravemente enfermo e em pleno gozo de minhas faculdades intelectuais determinei-me a fazer o meu Testamento pela forma seguinte:

Declaro que sou casado com Maria Ribeiro dos Anjos de cujo matrimonio não tenho filho algum. Bem como não existe do primeiro matrimonio que tive com a finada Maria Rita das Dores.

Declaro que quero sejam meus testamenteiros em primeiro lugar a sobredita minha mulher e meu enteado Mizael Ribeiro de Jesus formando os dois um só corpo, em segundo lugar meu irmão Antonio Felisberto dos Santos, e em terceiro ao Sr. Bento Gonçalves Castanheira (...).

Instituo herdeira da minha meação a referida minha mulher Maria Ribeira dos Anjos durante sua vida e por sua morte quero que passe a mesma meação a meus irmãos Antonio Felisberto dos Santos, aos filhos do finado meu irmão Francisco Coelho dos Santos, a minhas irmãs Francisca Cândida de Castro, Delfina Cândida de Castro e Genoveva Cândida de Castro, e na falta de algum destes a seus filhos.

Declarou que aos meus sobrinhos, que são meus afilhados, deixo de minha terça a cada hum 50$000.

Deixo a meu sobrinho Mizael Gonçalves dos Santos, filho de Domingos Gonçalves Pedreira, a quantia de 1:000$000.

Deixo a meu enteado Mizael Ribeiro de Jesus 1:000$000.

Deixo a Izaias, filho legitimo de João Ferreira de Sá e sua mulher Claudia, 600$000 rs que só lhe serão entregues depois que se emancipar e quando aconteça falecer antes da emancipação quero que passe a referida deixa a minha afilhada Ana, irmã do mesmo Izaias.

Deixa esmolas a escravos, esmolas pias (...).

Determina missas pela alma: de meus pais, da finada minha mulher, da finada minha filha (...).

Ordeno a meu testamenteiro que faça o meu funeral com a decência cristã, sem pompa e quero ser sepultado na freguesia de Bom Sucesso.

Deixa esmolas aos pobres (...).

Deixo a Porcidonia, mulher de Jerônimo, filha de meu compadre Antonio da Costa Souza, 200$000.

Deixo a Manoel Custodio, meu afilhado de crisma, 200$000

Deixo a minha comadre Venancia, mulher de João Pinto de Almeida, 100$000.

Declaro que se restar de minha terça seja repartido com meu enteado Mizael Ribeiro e a Matriz de N. Sra. do Bom Sucesso.

E deste modo dou por concluído este meu testamento (...) o qual vai escrito a meu rogo por Ananias Alves de Oliveira e assinado de meu próprio punho.

Fazenda da Itapecerica 16-10-1854

José Coelho dos Santos

 

Aprovação: 16-10-1854

Abertura: 27-11-1854 tendo falecido da vida presente Jose Coelho dos Santos, me foi apresentado este Testamento, fechado e lacrado (...) abri na presença das testemunhas (...).

Aceitação: 22-01-1855 Mizael Ribeiro de Jesus por si e como procurador de Maria Ribeira dos Anjos.

 

Bens de Raiz (entre eles):

- uma morada de casas em Bom Sucesso 900$000

- uma morada de casas na Fazenda a Itapecirica, coberta de telha com quintal, moinho coberto de telha, monjolo coberto de capim, senzalas, paiol coberto de telha  1:762$000

- um engenho de serra e seus pertences  500$000

- um dito de cama movido por água 1:200$000

- uma chácara com plantas de café, bananas, ananazes 100$000

- uma roça de milho por colher  250$000

- uma roça de capoeiras 100$000

- um canavial 200$000

- um canavial velho 300$000

- um dito maduro 400$000

- Fazenda da Itapecirica que se compõem de poucos matos virgens, capoeiras, catandubas, dois pastos 7:600$000.

- uma sorte de terras na Fazenda do Paiol, essas de cultura  2:500$000

- mais uma sorte de terras nas Guarita, com pasto de matos virgens, capoeiras e catandubas 1:900$000

- declarou a inventariada haver uma parte de herança materna na Fazenda da Cruz das almas, como consta da partilha, em terras 700$000, em benfeitorias 80$000.

- mais na mesma fazenda por herança paterna como consta da partilha, em terras 320$222 mais no valor do sitio da mesma 33$333

- declarou mais a inventariante haver na Fazenda que foi de Pedro Dias, como consta na partilha, uma parte que se compõem de campos e pouca cultura 211$891

- haver nesta fazenda da Itapecirica sete taboões de peroba 11$000

 

Divida Ativa

Declarou ela inventariante que diversas pessoas deve ao Monte

 

Diz Mizael Ribeiro de Jesus que tendo comprado de Antonio Felisberto dos Santos e D. Genovefa Cândida de Castro e D. Francisca Cândida de Castro, já falecida, a herança que lhes deixou o seu finado padrasto Jose Coelho dos Santos com usufruto de sua mãe Maria Ribeiro dos Anjos, como se vê da verba de seu testamento (...) 25-08-1856

 

Digo eu abaixo assinada Francisca Cândida de Castro, que tendo falecido meu irmão Jose Coelho dos Santos, em uma das verbas do seu testamento declarou que deixava o usufruto de seus bens a sua mulher Maria Ribeira dos Anjos, e que por falecimento desta seus irmãos eram herdeiros, portanto vendo e de fato vendido tenho de hoje para sempre todos os bens que na referida herança futura me possa caber tanto em bens de raiz como em moveis e semoventes sem reserva alguma ao Sr. Mizael Ribeiro de Jesus pelo preço e quantia de 2:000$000 rs que ao fazer deste recebi (...) Pedra Negra 23-11-1855 Francisca Cândida de Castro.

 

idem, idem, Genoveva Cândida de Castro (...) mandei meu filho Jose Cezario de Souza que este por mim escrevesse em o qual me assino em presença das testemunhas. Prapetinga 18-11-1855 Genovefa Cândida de Castro

 

idem, idem, dizem Antonio Felisberto dos Santos e minha mulher Emerenciana Cândida de Jesus (idem, idem) 25-11-1855 Antonio Felisberto dos Santos e Emerenciana Cândida de Jesus.