PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Capitão José Alves Lima”, neste site.

 

JOSÉ ALVES LIMA, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1791 - Caixa: R-552

Inventariado: Capitão José Alves Lima

Inventariante: Ana Maria da Conceição

Local: Paragem do Pé da Barra do Rio Elvas, termo de S. José

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos Bens que ficaram por falecimento do Capitão Joze Alves Lima

Inventariante D. Ana Maria da Conceição

Data: 12-09-1791

Local: nesta paragem denominada do Pé da Barra do Rio Elvas em casas de morada da inventariante D. Ana Maria da Conceição, viúva que ficou por falecimento do Cap. Joze Alves Lima (...).

 

Diz D. Ana Maria da Conceição, viúva do falecido Cap. Joze Alves Lima, que por ter filhos menores pertence a este juízo o inventario, e porque todos os bens que ficaram do dito falecido são unicamente 6:000$060 rs que a mesma suplicante deve por compra que fez de todos os bens da meação do mesmo falecido, como consta da mesma escritura junta (...) e outrossim lhe tome termo de tutoria dos órfãos por ser nomeada assim pelo falecido em testamento e disposição de ultima vontade a que se deve dar inteiro cumprimento.

 

(...) seu marido fora natural da freguesia de S. Tiago de Castelo de Neiva Termo da Vila de Barcelos Arcebispado  de Braga, filho de Manoel Gomes e de Francisca Alvares, já falecidos, e que falecera aos 31 de Julho do presente ano com seu testamento, que só fora casado com ela inventariante e que deste matrimonio ficaram os filhos seguintes:

 

Filhos:

Emancipados:

1- Manoel Alves Lima, de 26 anos mais ou menos, casado.

2- Joaquim Alves Lima, de 25 anos, solteiro.

3- Francisco Alves Lima, de 19 anos. (a margem: morto)

4- Christovão, de 16 anos. (a margem: casado)

5- Joze, de 13 anos.

6- Carlos, de 11 anos.

7- Antonio, de 10 anos (a margem: casado)

8- Ignacio, da mesma idade por serem ambos de um parto.

9- Severino, de 4 anos.

10- Thereza, casada com Antonio Marques de Moraes. Levou de dote quando se casou 1:000$020 rs.

11- Hipolita, de 15 anos.

12- Esméria, de 8 anos.

13- Ana, de 6 anos.

 

Filho Natural:

14- Domingos Alves Lima, pardo

 

Bens em Dividas

Declarou ela inventariante que os bens que haviam no seu casou era uma Escritura de Venda divida e obrigação que o dito seu marido havia feito de sua metade a ela inventariante pela quantia de 6:561$650 rs como constara da escritura ao deante junta.

 

Dividas que o casal deve:

a Angelo Martins por crédito 2:383$207

ao dito de juros 270$096 rs

ao dito por um credito por dinheiro que emprestou para o funeral (...) 287$194 rs

a Jose Pereira Guimarães, por crédito  116/025 rs

ao Alferes Jose Vicente de Almeida por crédito

 

Translado de Escritura

Data: 27-07-1791

Que faz o Capitão Joze Alves Lima a sua mulher D. Ana Maria da Conceição

(.................)

 

Em nome de Deus. Amém. Eu  Joseph Alves Lima, morador no meu sitio ao pé da Barra do Rio Elvas, estando doente (...) faço o meu testamento na forma seguinte.

(....)

Declaro que sou natural e batizado na freguesia de São Tiago do Castelo de Neiva termo da vila de Barcelos Arcebispado de Braga, filho de Manoel Gomes e Francisca Alves, já defuntos, e sou casado com D. Ana Maria da Conceição de cujo matrimônio tenho os filhos seguintes: Manoel = Joaquim = Francisco = Christovão = Joze = Carlos = Antonio = Ignacio = Severino = D. Thereza = D. Hipolita = D. Esmeria = D. Ana os quais nomeio e instituo por meus universais herdeiros (...).

Declaro que no estado tive um filho por nome Domingos, de uma preta por nome Rosa, tambem solteira e o qual nomeio por meu herdeiro (...).

Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher D. Ana Maria da Conceição, em segundo lugar Angelo Martins, em terceiro a Alfredo Domingos Pereira(?), em quarto ao Capitão Luiz Cardoso Pontes (...).

(...)

Legados pios; encomendação de missas;

Deixo a meu neto Francisco, filho de minha filha D. Teresa casada com Antonio Marques, cem mil reis; (...) o que sobrar de minha terça deixo as minhas filhas solteiras que são: D. Hipolita, D. Esmeria, D. Ana (...). Nomeio como tutora de meus filhos minha mulher D. Ana Maria da Conceição.

Declaro que quando casei minha filha D. Thereza com Antonio Marques de Moraes, lhe dei como dote a quantia de 1:000$020 rs (...) que deve entrar a colação. Declaro que meu filho Manoel me deve 184$625 rs que entrará com elas a colação.

(...)

 

Abertura: aos 30-07-1791 nesta vila de S. Jose

 

Juramento da Tutora D. Ana Maria da Conceição aos 12-09-1791

 

Auto de Contas

Data: 07-01-1797

Local: Vila de S. José, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Declarante: Alferes Joaquim Claudio Dias de Aguiar, solicitador de Causas nos auditórios públicos desta mesma vila, procurador da inventariante D. Ana Maria da Conceição, tutora dos órfãos seus filhos que ficaram por falecimento de seu marido o Cap. Jose Alves Lima.

Dos Órfãos:

- Manoel se achava casado, dotado de sua legitima como constava destes autos;

- Joaquim, se achava tambem casado e pago de toda sua legitima.

- Christovão, se achava casado e entregue de sua legitima.

- Francisco, falecera solteiro, e sua mãe era sua legitima herdeira.

- Joze, se achava com a idade de 18 anos mais ou menos, vivendo debaixo do poder e administração da tutora, sustentando-o, vestindo-o e dando-lhe a precisa educação.

- Antonio se achava com a idade de 15 anos, pouco mais ou menos, vivendo debaixo do poder e administração da tutora, sustentando-o, vestindo-o e dando-lhe a precisa educação.

- Ignacio se achava com a idade de 15 anos, pouco mais ou menos, vivendo debaixo do poder e administração da tutora, sustentando-o, vestindo-o e dando-lhe a precisa educação.

- Severino se achava com a idade de 9 anos, vivendo debaixo do poder e administração da tutora, sustentando-o, vestindo-o e dando-lhe a precisa educação.

- Hipolita, se achava com a idade de 20 anos, pouco mais ou menos, vivendo debaixo do poder e administração da tutora, sustentando-o, vestindo-o e dando-lhe a precisa educação.

- Esmeria, se achava com a idade de 13 anos pouco mais ou menos, vivendo debaixo do poder e administração da tutora, sustentando-o, vestindo-o e dando-lhe a precisa educação.

- Ana, se achava com a idade de 11 anos pouco mais ou menos, vivendo debaixo do poder e administração da tutora, sustentando-o, vestindo-o e dando-lhe a precisa educação.

 

Procuração

Data: 20-12-1796

Local: nesta vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Faz: D. Ana Maria da Conceição

Procuradores Nomeados: Drs. Domingos Jose de Souza, Jose Antonio Rodrigues Rego e aos Solicitadores de Causas Joaquim Claudio Dias de Aguiar e ao Alferes Manoel Jose da Gama.

 

Autos Conclusos

Data: 07-01-1797 nesta vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

Auto de Contas

Data: 04-03-1800

Local: Vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Declarante: Solicitador de Causas Alferes Manoel Jose da Gama, procurador da inventariante D. Ana Maria da Conceição:

Dos Órfãos:

- Jose, se achava com a idade de 19 anos, que se havia casado.

- Carlos, se achava com a idade de 19 anos pouco mais ou menos, vivendo com boa educação em companhia da tutora e se ocupava no serviço da roça.

- Antonio, se achava com a idade de 18 anos pouco mais ou menos, vivendo com boa educação em companhia da tutora e se ocupava no serviço da roça.

- Ignacio, se achava com a idade de 18 anos pouco mais ou menos, e que já tinha casado.

- Severino, se achava com a idade de 12 anos, vivendo com boa educação em companhia da tutora sua mãe que lhe dava todo o necessário e se ocupava em aprender a ler, escrever e contar.

- Hipolita, se achava com a idade de 23 anos, vivendo com boa educação em companhia de sua mãe, se ocupava em fiar e tecer.

- Esmeria, se achava com a idade de 16 anos, vivendo em com educação em companhia de sua mãe, se ocupava em fiar e tecer.

- Ana, se achava com a idade de 14 anos, vivendo em com educação em companhia de sua mãe, se ocupava em fiar e tecer.

 

Termo de Quitação que da o herdeiro natural Domingos Alves Lima de sua  legitima paterna na quantia de 241$547 rs

Data: 08-05-1800 nesta vila de São Jose.

 

Diz Ignacio Alves Lima casado com Floriana Antonia de S. José, e Jose Alves Lima ambos filhos do Cap. Jose Alves Lima e D. Ana Maria da Conceição, casado com Maria Ribeiro de Jesus, que casaram perante o Reverendo Pároco desta vila acordo assentos de seus casamentos para com eles se emanciparem no Juízo do inventário do dito seu pai.

 

Certifico que revendo o livro dos casamentos desta freguesia que atualmente serve nele a fls. 48 esta o assento do teor seguinte: Aos seis de Maio de mil setecentos e noventa e nove na capela de S. Miguel do Cajuru filial desta matriz de S. João del Rei, pelo meio dias feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constava da provisão do Revdo Dr. Vigário da Vara da Comarca, e em presença das testemunhas Joaquim Alves Lima e Antonio Marques de Moraes e outros, o Reverendo Capelão Isidoro Correa de Carvalho de licença administrou o sacramento do matrimonio que por palavras de presente celebraram= Jose Alvares Lima, filho legitimo do Cap. Jose Alvares Lima e de D. Ana Maria da Conceição, com Maria Ribeira de Jesus, filha legitima de Francisco Ferreira Machado e D. Thereza Maria da Cunha,. e logo lhes deo as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano. = o Coadjutor Manoel Antonio de Castro = e nada mais se continha no dito assento a que me reporto e juro.

 

Item que revendo mais o dito livro nele a fls. 54 está outro assento do teor seguinte: Aos 24 de Setembro de 1799 pelas quatro horas da tarde nesta matriz de S. João del Rei, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constava da provisão do Revdo Dr. Vigário da Vara, e em presença das testemunhas o Cap. Gonçalo Ferreira de Freitas e o Alferes Francisco Pinto de Magalhães, o Reverendo Coadjutor João Peixoto do Amaral administrou o sacramento do matrimonio que por palavras de presente celebraram = Ignacio Alves Lima, filho legitimo do Cap. Jose Alves Lima e D. Ana Maria da Conceição, natural e batizado na freguesia de Santo Antonio da vila de São José = com Floriana Antonia de São Jose, filha legitima de João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose, natural e batizada nesta freguesia, e logo lhes deo as bênçãos nupciais na forma do ritual romano. o Coadjutor Manoel Antonio de Castro. e nada mais se continha no dito assento a que me reporto e juro in fide parochi. Vila de S. João del Rei, 08-07-1800 o Coadjutor Manoel Antonio de Castro.