PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JOAQUIM LUIZ ALVES

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Periodo: 1821-1822

Fonte: Livro nº 29

Testador: Joaquim Luís Alves

Testamenteira: Joaquina Maria de Jesus

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 41v.

Registro do Testamento com que faleceu Joaquim Luís Alves de quem é sua testamenteira sua mulher Joaquina Maria de Jesus.

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Joaquim Luís Alves estando em meu perfeito juízo quero fazer meu testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Glória de Simão Pereira deste termo, filho natural de Custódia Francisca dos Reis.

Declaro que sempre vivi na Lei de Jesus Cristo e nela protesto morrer.

Declaro que por meu falecimento quero ser amortalhado no hábito de Nossa Senhora da Boa Morte de quem sou indigno irmão (...) e falecendo nesta vila serei enterrado na dita minha Irmandade da Boa Morte que me acompanhara.

Declaro que sou casado com Joaquina Maria de Jesus de cujo matrimônio nunca tivemos filhos.

Declaro que rogo a minha mulher Joaquina Maria de Jesus, ao Capitão Antonio Ferreira Pinto e ao Capitão Silvestre Pacheco de Castro queiram ser meus testamenteiros (...).

(...)

Declaro que tenho duas filhas naturais a saber: Ana, filha de Margarida Francisca; e Francisca, filha de Maria Mufumbe , que tive quando solteiro e também as mães das mesmas que são minhas herdeiras e já casei a primeira e lhe dei várias coisas de que tenho assento e entrará com tudo a herança para se fazer partilha igualmente.

Declaro que pagas as minhas dividas e disposições, todo o remanescente de minha terça deixo a Domingos, filho de Simplícia moradora no Corgo das Pombas, que tenho criado em minha companhia onde presentemente se acha e recomendo a sua educação a minha testamenteira e que em poder dela ou dos mais testamenteiros seja conservado com tudo o que lhe deixo, fazendo que [--------] e ofício até se lhe poder entregar o que lhe deixo.

(...)

(...) roguei ao Capitão José Antonio Fernandes que por mim escrevesse e depois de me ser lido o assinei de minha letra e punho (...)

Barbacena, 14 de Maio de 1821

Joaquim Luís Alves

 

fls. 42v - Aprovação

Data: 18-05-1821

Local: vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de minha morada.

Presente: o Testador Joaquim Luís Alves, casado, morador no lugar chamado o Córrego das Pombas subúrbios desta dita vila.

 

fls. 43 - Abertura

Aos vinte e seis dias do mês de Setembro de mil oitocentos e vinte e um nesta vila de Barbacena (...) foi aberto o testamento com que faleceu o Testador Joaquim Luís Alves (...).

 

fls. 43v. - Procuração

Data: 13-10-1821

Local: vila de Barbacena, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de minha morada e cartório.

Que Faz: Joaquina Maria de Jesus, viúva do testador Joaquim Luís Alves, moradora nesta vila em o lugar do Córrego das Pombas.

Procuradores Nomeados: Ignacio Antonio de Carvalho, Ignacio Jose de Almeida, os Solicitadores de Causas Joaquim Ferreira da Silva, Gregório José da Costa Ferreira, etc.