PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Maria de Siqueira”, neste site.

 

JOAQUIM LOPES DE SIQUEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1821

Caixa: 133

Testador: Joaquim Lopes de Siqueira

Testamenteiro: Capitão Joaquim Lopes de Siqueira

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 56

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém

Eu, Joaquim Lopes de Siqueira, filho legítimo de João Lopes do Espírito Santo e de Maria Cândida de Siqueira, já falecidos, nascido e batizado nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca onde sou morador, estando gravemente enfermo de queixa de peito, mas em meu juízo perfeito e temendo a mote faço o meu Testamento na forma seguinte:

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu filho Joaquim, em segundo a Ignacio, em terceiro Gabriel, em quarto Fernando, em quinto a Manoel, em sexto a Ana Joaquina, todos meus filhos e únicos e universais herdeiros não só dos bens das legitimas como dos remanescentes da terça (...).

(.........................)

Deixo a minha filha Ana Joaquina onze mil réis que tenho nas terras de Mato Dentro.

(.........................)

Fui casado com Joana Maria da Silva, já falecida, de quem tive os filhos retro nomeados, além de alguns que morreram de menor idade e nenhum outros naturais.

Declaro que por falecimento de meu pai foi Testamenteiro o Capitão Francisco Lopes Guimarães, meu cunhado e único co-herdeiro. Convencionamos um Inventário Amigável mas nunca o vi e estive pelo que ele quiz, entregando-me uns escravos velhos do casal, e as terras em que habito, no valor de duzentos e vinte e cinco mil réis, mas não me deu título, e me informam que pretendem os seus herdeiros expoliação aos meus do dito prédio, e que tem créditos passivos meus, o que é falso, antes se bem averiguarmos andei muitos anos escravizado a arbitrio dele, como é público e notório ao conhecimento das pessoas mais antigas deste país; meus filhos e testamenteiros defendam o seu, é meu direito, pois próximo a aparecer ante o Tribunal Divino confesso por segurança o expendiado; ora eu não os julgo capazes de semelhante intento, e até é presumivel que semelhante ditório é somente maquinado para divertimento da minha idade avançada, e nada tem de verossímil, porém seja o que for, tenho exposto o meu sentimento; sim advirto que tenho uma lista onde consta o que recebi, assinada por mim, e ele testamenteiro e herdeiro.

(.........................)

(...) e vai escrito este pelo Vigário José de Abreu e Silva (...).

Sitio do Congonhal da Freguesia da Aiuruoca, 17 de Dezembro de 1819.

Joaquim Lopes de Siqueira

 

fls. 04 - Aprovação

Data: 17-12-1819

Local: Paragem chamada o Congonhal da Freguesia da Aiuruoca Termo da Vila de Santa Maria de Baependi Comarca de São João del Rei, em casas de morada de Joaquim Lopes de Siqueira.

 

fls. 05 - Abertura

Certifico que falecendo da vida presente aos vinte e três do corrente mês de Janeiro do ano de mil oitocentos e vinte Joaquim Lopes de Siqueira (...).

 

fls. 21

Dizem Ignacio Lopes de Siqueira; Gabriel Lopes de Siqueira; Fernando Lopes de Siqueira; e Ana Joaquina, herdeiros maiores do resto da terça de seu pai Joaquim Lopes de Siqueira (...) moradores na Aiuruoca Termo de Baependi (...).

 

fls. 22 - Procuração

Procurador Nomeado: Reverendo Padre João Ferreira Leite

Data: 05-02-1821

Local: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca Termo da Vila de Santa Maria de Baependi, em casas de residência de Bernardo José Carneiro.

Que Fazem os herdeiros Ignacio Lopes de Siqueira; Gabriel Lopes de Siqueira; Fernando Lopes de Siqueira e Ana Joaquina.

 

fls. 24

Diz Joaquim Lopes de Siqueira Testamenteiro de seu pai Joaquim Lopes de Siqueira (...).