PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Amaro da Silveira” e “Estevão José de Siqueira”.

 

JOAQUIM GOMES DA SILVA FLORES, padre

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1863

Caixa: B-51

Testador: Joaquim Gomes da Silva Flores, padre

Testamenteiro: José Batista da Silva

Local: São João del Rei

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

1

Testamento do Reverendo Joaquim Gomes da Silva Flores de quem é seu testamenteiro José Batista dia Silva não designando tempo para a prestação de contas, mas o tempo que a Lei concede finda-se a 17-04-1864.

 

Autuação do Testamento:

Data: 18-11-1863

Local: cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

2

Eu o Padre Joaquim Gomes da Silva Flores, filho legítimo de Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e D. Joaquina Bernarda da Silveira, ambos falecidos, estando enfermo de cama faço e ordeno o meu testamento na forma seguinte:

Nomeio por meus testamenteiros em 1º lugar a Jose Batista a Silva, em 2º a Francisco Mexias da S.ª Flores, e em 3º a Inacio Bernardes de Souza (...).

O meu funeral será feito a eleição de meu testamenteiro (...).

Declaro que tenho cinco filhos, a saber: Jose Batista da Silva = Joaquim Gomes da Silva Flores = Francisco Messias da Silva Flores = Maria Felisbina de Jesus, casada com Inacio Bernardes de Souza = e Ana Feliciana, casada com Estevão José de Siqueira os quais os reconheço por meus filhos, e serão os meus universais herdeiros,

Declaro que sou irmão das Ordens Terceiras desta cidade e da Confraria da Sra. das Mercês, Rosário, S. Gonçalo e Passos e é minha vontade ser sepultado no cemitério da Ordem de S. Francisco de onde sou irmão.

Desta forma tenho concluído o meu testamento, ultima e derradeira vontade (...).

(...) por não poder escrever roguei a Nicolao Jose de Souza Vieira por mim escrevesse e a meu rogo assinasse tanto no presente como na futura aprovação.

Cidade de S. João 15-01-1863

A rogo do testador o R.do Joaquim Gomes da Silva Flores = Nicolao Jose de Souza Vieira

 

Aprovação:

Data: 15-01-1863

Local: cidade de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do Reverendo Testador Joaquim Gomes da Silva Flores.

 

Cumpra-se e registre-se, S. João 17-04-1863.

 

Abertura: Aos 17-04-1863 nesta cidade de S. João del Rei em casas de residência do Cap. Custodio de Almeida Magalhães segundo substituto do juiz municipal e provedor, compareceu Manoel Joaquim da Silva Guimarães e por ele foi apresentado o Testamento Solene com que faleceu nesta cidade o Padre Joaquim Gomes da Silva Flores (...).

 

Aceitação: aos 30-10-1863 nesta cidade de S. João del Rei, Jose Batista da Silva Flores, digo Silva, e por ele me foi dito vinha fazer aceitação da testamentária do finado Padre Joaquim Jose Gomes da Silva Flores.

 

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1868

Caixa: 88

Inventariado: Joaquim Gomes da Silva Flores, padre

Inventariante: José Batista da Silva

Local: São João del Rei

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Padre Joaquim Gomes da Silva Flores de quem é inventariante seu 1º testamenteiro Jose Batista da Silva.

Data: 05-09-1868

 

Diz Jose Batista da Silva, testamenteiro e um dos herdeiros instituídos no testamento com que faleceu o Reverendo Joaquim Gomes da Silva Flores que tendo este deixado apenas uma casa, sita no largo da Câmara velha desta cidade e alguns insignificantes trastes, cujos valores certamente não chegarão para o integral pagamento das dividas passivas; não havendo por conseguinte herança, nas tendo o suplicante de prestar contas do testamento, se lhe faz indispensável o inventário judicial; requer a V. Sa. se digne mandar que a ele se proceda pela repartição de órfãos, visto que entre os herdeiros instituídos se compreende D. Ana Feliciana que por alienada se acha no Recolhimento de D. Pedro 2º, a quem se deverá nomear Curador, bem como ao herdeiro Joaquim Gomes da Silva Flores, por ausente; e propõem para avaliadores dos insignificantes bens a Domingos da Silva Alves e Antonio Jose Dias Bastos (...).

Como requer e nomeio Curador ao Dr. Joaquim Ignacio Nogueira Penido. São João del Rei 05-10-1868 = Nogueira.

 

Cópia do Testamento

 

Autos do Inventário

Data: 05-10-1868

Local: cidade de São João del Rei

Inventariante Jose Batista da Silva

 

(...) declarou que o inventariado faleceu com testamento solene no dia 17 de Abril de 1863 deixando os herdeiros seguintes reconhecidos em testamento:

 

Filhos:

1- Joaquim Gomes da Silva Flores, casado, ausente em lugar incerto.

2- D. Maria Felisbina de Souza, casada com Inacio Bernardes de Souza.

3- D. Ana Feliciana Maria de Siqueira, viúva de Estevão José de Siqueira, demente.

4- José Batista da Silva, casado com D. Elvira Adelaide Batista da Silva.

5- Francisco Messias Batista da Silva, viúvo.

 

Juramento ao Curador Dr. Joaquim Inacio Nogueira Penido

Data: 05-10-1868

 

Diz Francisco Mexias Batista da Silva, um dos herdeiros instituídos no testamento do finado Pe. Joaquim Gomes da Silva Flores, que ele suplicante quer desistir da herança do mesmo padre, e por isso requer a V.Sa. (...).

Como requer. S. João del Rei 07-10-1868 = Nogueira.

 

Diz Inacio Bernardes de Souza, por cabeça de sua mulher D. Maria Felisbina de Souza, uma das herdeiras instituídas e reconhecida filha do Pe. Joaquim Gomes da Silva Flores, que ele suplicante quer desistir da herança do mesmo padre (...).

Na forma requerida. S. João del Rei 09-10-1868 = Nogueira

 

Avaliação dos Bens

Data: 28-10-1868

Local: cidade de S. João del Rei