PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Domingos de Góes”, neste site.

 

JOÃO RODRIGUES DO PRADO

Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei IPHAN cx 198

Tipo do documento – Inventario –

Data – 1758

Inventariado: João Rodrigues do Prado

Inventariante: Mariana Buena de Araujo – viúva

Anotações de Moacyr Villela

 

Local – Madre de Deus do Rio Grande – Freguesia do Pilar da Vila de São João Del Rei – Comarca do Rio das Mortes. “Em casas de morada da viúva inventariante”.

Faleceu com seu solene testamento onde declara ser natural da Vila de Taubaté, Bispado de São Paulo. Filho legítimo de Domingos Rodrigues do Prado e de Violante de Siqueira Gil ambos falecidos e “disse não ter filho de seu casamento e que era casado com Mariana Buena de Araujo”

Louvados para avaliação dos bens: Manoel Marinho de Moura e Francisco Gonçalves Branco

Bens de Raiz; Um sítio com casas, senzalas, cozinha, tudo coberto de capim. Confronta de um lado com terras de Francisco Gonçalves e com Ventura Correia. Por outro lado com Manoel Marinho de Moura. Com seus matos virgens e capoeiras. Avaliada em 300.000 reis.

19 escravos sendo 15 homens, duas mulheres e duas crianças, ambas filhas de uma escrava de Nação Angola que o testador deixou forra com seus dois filhos: Uma mulatinha e um crioulinho.

 

Informações extraídas do testamento anexo:

"Ano de 1758, nesta Capela da Madre de Deus do Rio Grande, comarca de São João Del Rei, freguesia de Nossa Senhora do Pilar em casas de morada do testador capitão João Rodrigues do Prado, aos tres dias do mes de fevereiro do dito ano... faço meu testamento na forma seguinte:...."

“Devo a Manoel Gomes” – 450.000 reis;

A Domingos João – 15 oitavas de ouro;

Ao Capitão Manoel... (rasgado)... De Morais – 11 oitavas e meia;

“Declaro que tenho uma sobrinha por nome Maria Rodrigues do Prado moradora em Taubaté a qual deixo a terça parte das minhas fazendas que se acharem após a minha morte.”;

“Declaro... minha sobrinha Inácia filha de meu cunhado Gaspar Pereira, também moradora em Taubaté.”;

“Minha sobrinha Josefa que tenho comigo em casa, filha de meu irmão Euzébio Rodrigues do Prado... deixo a ela a metade deste sitio para ela morar. Encontra-se contratada para se casar com Manoel... (Ilegível)...” – (concede o usufruto das terras sem direito de vender e no caso de falecer elas deverão passar para a Capela da Madre de Deus do Rio Grande)

Deixa legados aos sobrinhos filhos de seu irmão Manoel Rodrigues do Prado.

"Pedi ao reverendo padre Matias da Paz e Castro que esse por mim fizesse  e eu assino aos tres de fevereiro de 1758"

 

Aprovação: "Aos oito dias do mes de março de 1758"- Assinam as testemunhas: Jose Joaquim Gomes, Antonio do Valle Ribeiro, Antonio Martins Saldanha, Antonio Vaz e Antonio da Silva Guedes,

 

Termo de Abertura: "São João Del Rei a 25 de abril de 1758 em casas de morada do juiz ordinario desta Vila o sargento mor João Rodrigues da Silva compareceu a viuva"

 

Termo de Aceitação da testamentaria: "Aos 20 dias do mes de maio de 1759(?) em casas de morada da viuva testamenteira... e por ser mulher e não saber escrever a seu rogo assinou Antonio da Silva Guedes e as testemunhas presentes. O padre Matias da Paz e Castro e Francisco Gonçalves Branco"