PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Souto Maior”, neste site.

 

JOÃO FRANCISCO TAVARES

Testamento

 

Museu Regional de São João Del Rei

TIPO DE DOCUMENTO – Testamento;

ANO – 1821/1822; LIVRO – 29;

TESTADOR – João Francisco Tavares;

TESTAMENTEIRO – Júlia Maria do Nascimento –

Pesquisa de: Fabricio Gerim

 

fl. 44v: REGISTRO DO TESTAMENTO COM QUE FALECEU JOÃO FRANCISCO TAVARES DE QUEM É SUA TESTAMENTEIRA SUA MULHER JULIA MARIA DO NASCIMENTO:

 

Em nome de Deus. Amém. Eu João Francisco Tavares, faço meu testamento na forma seguinte. Sou filho legítimo de José Paes de Almeida e Maria Theresa de Jesus já falecidos. Sou natural da Vila de Moji Mirim Bispado de São Paulo e morador presentemente na Freguesia de Cabo Verde do mesmo Bispado. Fui casado a primeira vez com Ana Joaquina de Oliveira do qual matrimônio tive cinco filhos a saber, João, Maria, Antônia, Felisberto e Ana e as três primeiras dei suas legítimas quando se casaram e só me resta pagar aos dois últimos. Sou casado segunda vez com Julia Maria do Nascimento do qual matrimônio tenho três filhos, Ludovina, Joaquim e Francisco.

Deixo por meu testamenteiro em primeiro lugar a minha consorte Julia Maria do Nascimento e na falta desta substituo em segundo lugar a Luis Antônio de Oliveira e na falta deste substituo em terceiro lugar a João Martins Alfena aos quais instituo por meus bastantes procuradores (...).

(...)

Por minha morte deixo forras e libertas as minhas duas mulatas Vitória e Joaquina descontando os seus valores na minha terça.

Deixo aos meus três filhos do segundo matrimonio três escravos que lhe entreguei em minha vida descontando-se os seus valores na minha terça para que saibam a quem pertencem. Declaro que são estes Ana crioula para minha filha Ludovina, Manoel crioulo para meu filho Joaquim e Leonardo crioulo para meu filho Francisco.

Deixo a (Fl 45) Joaquina Antônia de Jesus moradora na minha Fazenda, cinquenta mil réis. (...)

Do resto da minha terça e de tudo o mais que eu possuir são meus herdeiros universais os oito filhos acima nomeados tirando-se primeiramente o que eu dever de legítima materna aos dois filhos últimos do primeiro matrimônio se ainda lhe não tiver pago.

(...) foi por mim somente assinado e escrito a meu rogo pelo Padre Flávio Antônio de Moraes Salgado.

Campanha, 15 de Julho de 1820

João Francisco Tavares

 

Fl. 45: APROVAÇÃO

Data – 15 de Julho de 1820

Local – Vila da Campanha da Princesa Minas e Comarca do Rio das Mortes

Presente – João Francisco Tavares, morador no Campo Grande da Aplicação das Alfenas do Termo da Vila de São Carlos do Jacuí

 

Fl. 45v: ABERTURA

Certifico que falecendo da vida presente João Francisco Tavares freguês desta Capela de São José e Dores filial de Cabo Verde com o presente Testamento aos seis dias de Setembro de 1821, (...).

 

Fl. 46: PROCURAÇÃO

Data – 23 de Outubro de 1821

Local – Vila de São Carlos de Jacuí, Comarca do Rio das Mortes em o cartório de mim Tabelião aodiante nomeado

Que faz – Dona Julia Maria do Nascimento, moradora neste termo, viúva do falecido João Francisco Tavares

Procuradores nomeados – Venâncio José de Almeida, João de Faria Silva Gomes.