PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga”, neste site.
JOÃO GONÇALVES DOS SANTOS
e
MARIA ROSA LUCIA DO NASCIMENTO
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventario
Ano 1816
Inventariados D. Maria Rosa Lucia do Nascimento e seu marido João Gonçalves dos Santos
Inventariante José Gonçalves dos Santos, filho dos falecidos.
Local: Fazenda Morro do Ferro, aplicação de N. S. da Gloria do Passatempo, termo da vila de S. Jose
Disponibilizado por William Horst Richter
Transcrito por Projeto Compartilhar
Aos 01-02-1816 nesta fazenda denominada o Morro do Ferro, aplicação de N. S. da Gloria do Passatempo, termo e freguesia da vila de S. Jose, em casas de morada dos herdeiros do falecido João Gonçalves dos Santos e de sua falecida mulher, mandei vir a minha presença o inventariante Jose Gonçalves dos Santos (...).
Declarou o inventariante que a falecida sua mãe fora natural do [---------] de Santo Antonio de Casa Branca, da freguesia da Vila -----, f.l. de Simão Alves Pereira e de sua mulher Josefa Teodora, ambos já falecidos e que sua mãe falecera aos 12-09-1815, com testamento o qual adiante vai copiado. Fora somente casada com seu falecido marido e pai dele inventariante e que este fora natural do Morro do Ferro da aplicação de N. Sra da Gloria do Passatempo da freguesia da vila de São Jose, f.l. de Paschoal Gonçalves Beirigo e de sua mulher Joana Antonia Pereira, ambos falecidos; e que seu pai falecera aos 25-11-1815, sem testamento, e que deste matrimonio ficaram treze filhos cujos nomes são os seguintes:
- Manoel Gonçalves dos Santos, casado.
- Ana Roza casada com Jose da Silva Gomes; quando se casou levou de dote (...).
- João Gonçalves dos Santos, casado.
- Maria Silveria casada com Francisco Ferreira; quando se casou levou de dote (...).
- Teresa, solteira, de idade 28.
- Jose, solteiro, de idade 27 anos
- Francisco, solteiro, de idade 26 anos.
- Violante, solteira, de idade 25 anos.
- Joaquina, solteira, de idade 24 anos.
- Delfina, solteira, de idade 23 anos.
- Sebastião, solteiro, de idade 22 anos
- Rita, solteira de idade 21 anos.
- Felisbina, solteira, de idade 19 anos.
Bens de Raiz:
- uma morada de casas, no arraial do Passatempo, cobertas de telha e partem por uma parte com casas do Alf. Antonio Gonçalves de Araújo e com Serafim Pacheco avaliadas na quantia de 65$000 rs.
- mais uma morada de casas, cobertas de telhas, paiol, e moinho cobertos de telha, e um monjolo, quintal com seu arboredo e uma sorte de campos e capoeiras que de uma parte se divisa com terras do Furriel João Francisco de Andrade e da outra com o Alf. Manoel Fernandes Gandra e com quem mais deva e haja de partir, avaliada em 425$200 rs.
- mais uma sorte de terras de planta ao pé da ponte grande no caminho do Passatempo que de uma parte se dividem com o Sargento Mor Gervasio Pereira de Alvim e com o Cap. Jose Gomes Pinheiro e com quem mais deva e haja de partir avaliadas em 200$000 rs..
- seus falecidos pais estão devendo a herdeira Violante a quantia de 6$000 rs de resto de uma dadiva que lhe deixou sua madrinha.
Copia do Testamento com que faleceu Maria Rosa Lucia do Nascimento (...) faço este meu testamento na forma seguinte: encomenda a alma. Testamenteiros em 1º lugar a meu marido João Gonçalves dos Santos, em 2º a meu filho Jose Gonçalves dos Santos e em 3º a meu cunhado e compadre Manoel Fernandes dos Santos.
Sou natural de Santo Antonio da Casa Branca, f.l. de Simão Alves Pereira e de sua mulher Josefa Theodora, já ambos falecidos. Declaro que sou casada com João Gonçalves dos Santos de cujo matrimonio tenho os filhos seguintes: Manoel = João = Jose = Francisco = Sebastião = Ana Maria = Thereza = Violante = Joaquina = Rita = Delfina = Felisbina, todos estes serão meus herdeiros da parte que por direito lhe tocar. Declara bens.
Da minha terça disponho na forma seguinte: encomenda missas pela alma. Em meu poder se acham 275$244 rs que foram adquiridos pela minha agencia e de outras couzas que me pertenciam separadamente e este dinheiro quero que por meu falecimento se reparta igualmente por minhas seis filhas Thereza = Violante = Joaquina = Delfina = Rita = Felisbina. As minhas duas filhas casadas = Maria = Ana = ordeno que se lhe de quinhão igual conforme as outras acima ditas que se lhe dará em dinheiro ou creação e tambem estas duas deixas serão tiradas da minha terça.
(...) pedi a Jose da Costa Saraiva que este por mim escrevesse e como testemunha se assinasse e por mim assina João Pereira de SamPaio por eu não saber escrever, hoje Morro do Ferro 03-08-1815 anos. A rogo da testadora Maria Roza Lucia do Nascimento - João Pereira de SamPaio.
Aprovação: aos 03-08-1815 nesta Fazenda o Morro do Ferro aplicação de N. Sra da Gloria do Passatempo freguesia da vila de S. Jose.
Termo de Abertura aos 12-09-1815 o Padre Antonio Caetano de Souza.
Termo de Desistência: não aceito a administração deste testamento por me achar molesto e não poder cumprir com os deveres de testamenteiro e passe ao segundo nomeado. Passatempo 12-09-1815 João Gonçalves dos Santos.
Termo de Aceitação: aos 10-10-1815 nesta vila de S. João del Rei e comarca do Rio das Mortes apareceu Jose Gonçalves dos Santos, morador no arraial do Passatempo e por ele me foi dito que aceitava a administração da testamentaria de Maria Rosa Lucia do Nascimento.
É muito suficiente e capaz, para ser tutor de seus irmãos, Jose Gonçalves dos Santos testamenteiro de sua mãe e inventariante de seus pais, V. de S. Jose 16-02-1816.
Termo de Juramento dado ao tutor Jose Gonçalves dos Santos aos 29-02-1816 anos nesta vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes.
Certifico que citei nas suas próprias aos herdeiros do falecido João Gonçalves dos Santos e de sua falecida mulher para virem proceder a partilhas, a saber: Manoel Gonçalves dos Santos; Ana Rosa casada com Jose da Silva; João Gonçalves; Maria Silveria casada com Francisco Ferreira; Tereza; Jose; Francisco; Violante; Joaquina; Delfina; Sebastião; Rita e Felisbina, e ao tutor que todos são maiores de doze e catorze anos. V. de S. Jose 2 de março de 1816.
Declaração que faz Jose da Silva Gomes, por cabeça de sua mulher Ana Rosa, filha e herdeira dos falecidos João Glz dos Santos e Maria Rosa Lucia (...) de entrar a colação com os bens que tem em si.
Declaração que faz Francisco Ferreira, por cabeça de sua mulher Maria Silveria, filha e herdeira dos falecidos João Glz dos Santos e Maria Rosa Lucia (...) de entrar a colação com os bens que tem em si.
Monte Mor 2:722$114
Custas e dividas 63$026
Liquido: 2:659$088
meação do falecido: 1:329$554
meação da falecida: 1:329$554
Terça da falecida: 443$181
Duas terças: 886$363
Dote da herdeira Ana: 130$000
dote da herdeira Maria: 160$900
Partível: 2:506$807
a cada um dos 13 herdeiros: 192$831
Ajuntada
Aos 20-11-1820 nesta vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes e no cartório de mim escrivão (...) ajunto a estes autos um requerimento de Felisbina Maria de Jesus e outras filhas e herdeiras que ficaram por falecimento de João Gonçalves dos Santos e sua mulher Maria Rosa Lucia despachado pelo atual Juiz de Órfãos Cap. Mor Manoel da Costa Maia requerendo nele que se acham casadas, como constava da certidão juntas e se queriam emancipar (...).
Dizem Felisbina, Rita, e Delfina Maria de Jesus, filhas e herdeiras dos falecidos João Gonçalves dos Santos e de sua mulher Maria Rosa Lucia, que elas se acham casadas.
CERTIDÕES:
Lv. 4º de casamentos desta freguesia a f. 361v. havia o assento do teor seguinte: Aos 09-09-1819 nesta capela do Passatempo, filial desta matriz da vila de S. Jose sem impedimentos, administrei o Sacramento do matrimonio aos contraentes Constantino Jose da Silva, f.l. do Cap. Antonio Joaquim da Silva e D. Gertrudes Dezideria da Silva, n/b na freguesia do Tamanduá = e Felisbina Maria de Jesus, f.l. de João Gonçalves dos Santos e Maria Rosa Lucia, falecidos, n/b no Passatempo freguesia da vila de S. Jose. Testemunhas o Alf. Manoel Fernandes dos Santos e Jose Gonçalves dos Santos.
Lv. 4º de casamentos desta freguesia a f. 361 se acha o assento do teor seguinte: aos 30-04-1818 nesta capela do Passatempo, filial desta matriz da vila de S. Jose sem impedimentos, administrei o Sacramento do matrimonio aos contraentes Floriano Jose Barreto, f.l. de Manoel Jose do Espirito Santo e Ana Joaquina de Castro, n/b na freguesia do Tamanduá = e Rita Maria de Jesus, f.l. de João Gonçalves dos Santos e Maria Rosa Lucia, falecidos, n/b no Passatempo freguesia da vila de S. Jose. Testemunhas o Alf. Antonio Gonçalves de Araújo e o Alf. Manoel Fernandes dos Santos
Lv. 4º de casamentos desta freguesia a f. 361 se acha o assento do teor seguinte: aos 29-01-1817 na capela do Passatempo, filial desta matriz da vila de S. Jose sem impedimentos, administrei o Sacramento do matrimonio aos contraentes Joaquim Antonio, f.l. do Alf. Antonio Joaquim da Silva e D. Joaquina(sic) Dezideria da Silva, n/b na freguesia dos Prados = e Delfina Maria de Jesus, f.l. de João Gonçalves dos Santos e Maria Rosa Lucia, falecidos, n/b no Passatempo freguesia da vila de S. Jose. Testemunhas o Alf. Manoel Fernandes dos Santos e o Alf. Antonio Gonçalves de Araújo.