PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

JACINTO MACHADO BORGES

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1829

Fonte: Livro nº 39 fls. 21

Testador: Jacinto Machado Borges

Testamenteiro: Jacinto Machado Borges

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

Registro do Testamento de Jacinto Machado Borges que faleceu a trinta e um de Dezembro de 1829, de quem é testamenteiro seu filho Jacinto Machado Borges, morador no termo da vila de Tamanduá.

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Jacinto Machado Borges estando em meu perfeito juízo faço meu Testamento na forma seguinte:

Sou natural da freguesia de Santo Antonio Ribeirão de Santa Bárbara do Mato Dentro Bispado de Mariana, filho de Francisco Machado Borges e Ana Borges, já falecido.

Sou casado com Ana Joaquina do Nascimento de cujo matrimônio tivemos oito filhos e são os seguintes: Jacinto = José = Joaquim = Francisco = Francisca, casada com Manoel da Silva da Fonseca = Luciana, casada com Antonio Francisco Gonçalves = Claudiana, casada com José Moreira de Carvalho = Antonia, solteira.

Declaro que no estado de solteiro tive uma filha natural por nome Ana Maria, casada hoje com Custódio Gomes de Castro, filha de Maria preta forra, e por isso a instituo por minha herdeira junto com meus filhos nas duas partes de meus bens.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Ana Joaquina do Nascimento, e em segundo a meu filho Jacinto e em terceiro a meu genro Manoel da Silva da Fonseca (...).

(...)

Declaro que dei em dote a minha filha Francisca, casada com Manoel da Silva da Fonseca, uma escrava por nome Rita no preço de cem mil réis; uma morada de casas, etc.. (...)

A minha filha Claudiana, casada com Jose Moreira de Carvalho, deixo uma morada de casas no valor de cento e setenta mil réis (...).

A meu filho José também dei uma espingarda, dinheiro (...).

A meu filho Joaquim, uma sela, um par de estribos e uma espingarda (...).

Dei a minha filha natural por nome Ana Maria, casada com Custódio Gomes da Costa, uma negra nova por nome Mariana no valor de duzentos e vinte mil réis.

No mais me deve o dito meu genro Custódio Gomes e minha filha natural Ana Maria (...) a quantia de cento e dezessete mil réis que são a saber oitenta mil réis que paguei por ele ao Alferes João Gomes e trinta e sete mil réis a Luís de Souza (...).

(...)

Declaro que o meu corpo será envolto no hábito de São Francisco de Assis como escapulário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, sepultado na capela de Santo Antonio desta vila ou na capela unida ao meu falecimento.

(...)

Deixo a minha filha Francisca, casada com Manoel da Silva da Fonseca a quantia de cinquenta mil réis.

O resto da minha terça será repartido com igualdade por todos os meus filhos.

(...)

Vila de São João del Rei, 21 de Agosto de 1827

Jacinto Machado Borges

 

fls. 22 - Aprovação

Data: 21-08-1827

Local: vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

fls. 22v. - Abertura

Aos trinta e um dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e vinte e nove anos (...) me foi apresentado o Testamento com que faleceu o Testador Jacinto Machado Borges.