PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Estevão José de Siqueira”

 

HERCULANO CÉSAR DE SIQUEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1861(sic) 1863

Caixa: MB-261

Inventariado: Herculano César de Siqueira

Inventariante: Maria Isabel Batista de Siqueira e Com. Francisco José Teixeira Leite.

Local: São João del Rei

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Herculano Cesar de Siqueira de quem ficou viúva inventariante D. Maria Izabel Baptista de Siqueira, hoje falecida, e é inventariante o Com. Francisco José Teixeira Leite

Data: aos 12-09-1863 nesta cidade de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

Diz D. Maria I. B. de Siqueira, viúva de Herculano Cesar de Siqueira, residente presentemente nesta cidade, que falecendo o dito seu marido em 07 de Março de [danificado] deixando 3 filhos órfãos, e não tendo a suplicante por motivos que ocorreram procedido ainda ao inventário dos bens do seu casal, o quer fazer agora, e para que ele se faça legalmente sirva-se V.S. nomear tutor aos ditos ófãos seus filhos que pode ser o Dr. Domingos Jose da Cunha se V.S. se dignar aprova-lo (...).

Propõem para avaliadores aos cidadãos Domingos da Silva Alves e Custódio Nogueira da Costa e requer que depois de juramentados aqueles e aprovados por eles, estes autoados se fação os autos conclusos para V.Sa. designar o dia e hora em que se de para o dito fim achar em casa da mãe da suplicante D. Claudina Severina onde a suplicante reside (...).

 

Aprovo (...) 12-09-1861

 

Copia do Termo de Tutela que se acha no Livro a fls. 49

Data: 12-09-1861

Local: cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do Cap. Pedro Alves de Andrade, cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa, Juiz Municipal e de Órfãos desta cidade.

Tutor: Domingos Jose da Cunha

 

Juramento a inventariante

Data: 19-09-1861

Declaração:

(...) seu marido falecera no dia sete de março de 1857 deixando de seu casal os filhos seguintes:

- D. Izabel, de idade de 11 para 12 anos.

- D. Maria Izabel, de idade de 8 para 9 anos.

- Francisco de idade de 5 anos.

 

 (...) declarou existirem no municipio da cidade de Vassouras, Provincia do Rio de Janeiro, cinco escravos tambem pertencentes a este casal (...).

 

Carta precatória passada a rquerimento de D. Maria Izabel Baptista de Siqueira para o fim de serem avaliados cinco escravos, pertencentes ai expolio da herança, residentes na cidade de Vassouras, provincia do Rio de Janeiro (...).

 

Ilmo. Sr. Dr. Juiz Municipal e Órfãos da cidade de Vassouras, Provincia do Rio de Janeiro (...) que falecendo nesta cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, Herculano Cesar de Siqueira, me foi feita a petição de teor seguinte: (...) diz D. Maria Izabel Baptista de Siqueira, viuva de Herculano Cesar de Siqueira, residente presentemente nesta cidade, que falecendo nela o dito seu marido em sete de março de 1857 deixando três filhos (...).

 

Testamento Solene com que faleceu nesta dita cidade D. Maria Izabel Baptita de Siqueira (...).

 

Jesus, Maria, Jose = Eu D. Maria Izabel Baptista de Siqueira achado-me gravemente enferma mas em meu perfeito juizo ordeno o meu testamento e ultima vontade da maneira seguinte:

Sou católica apostólica romana (...). Nomeio por meus testamenteiros em 1º lugar o Comendador Francisco Jose Teixeira Leite, em 2º lugar Carlos Teixeira Leite e ao que aceitar será tambem o tutor de meus filhos (...)

Legados: deixo a minha sobrinha Messias, filha de meu cunhado Francisco Jose Alves de S. Tiago Junior a quantia de 1:000$000 rs; a Maria Rosa dos Santos que mora em companhia do mesmo 200$000 rs; a Maria Claudina da Silva, moradora no Morro do Bomfim 100$000 rs; a Marcelina do Sacramento, que mora no Pau do Angá 20$000 rs; a meu afilhado Herculano, filho do Dr. Cunha, 400$000 rs; e para repartir pelos pobres particulares à eleição de minha mãe, 200$000 rs; para a irmandade do Senhor dos Passos 50$000 rs a minha afilhada Maria Candida,  filha de Miguel Maciel, 100$000 rs; e outra igual quantia a minha afilhada exposta em casa de Roza no morro do Bomfim, de nome Cristina.

E por esta forma tenho concluido este meu testamento o qual vai escrito a meu rogo e por mim assinado depois de o ouvir ler (...). S. João del Rei 21-09-1862 Maria Izabel Baptista de Siqueira

 

Aprovação: 21-09-1862 nesta cidade de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de D. Claudina Severina Baptista da Silva.

 

Abertura: 23-09-1862

Aceitação: 14-11-1862 Dr. Domingos Jose da Cunha na qualidade de procurador do Comendador Francisco Jose Teixeira Leite testamenteiro da finada D. Maria Izabel Baptista de Siqueira

 

Juramento ao Inventariante

Data: 06-12-1862 cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

Diz o Comendador Francisco Jose Teixeira Leite, por seu bastante procurador abaixo assinado, que sendo o suplicante Testamenteiro, Inventariante e Tutor dos órfãos, filhos da finada D. Maria Izabel Baptista de Siqueira viuva de Herculano Cesar de Siqueira, e tendo esta articulosamente manisfestado o desejo de que os seus filhos continuassem a residir nesta cidade em companhia de sua vó D. Claudina Severina Baptista da Silva, enquanto esta vivesse ou eles não tomarem estado (...) deve arbitrar uma mesnalidade que deva fornecer a dita avó dos órfãos para ela ocurrer a essas despesas. (...)

 

Diz D. Claudina Severina Baptista da Silva que oferecendo-se casamento vantajoso a sua neta D. Izabel Maria de Siqueira, menor de 21 anos, com Dr. Francisco Ignacio de Carvalho Rezende e estando firmemente contratado a aprzimento do tutor da mesma sua neta, como se ve da crata junta, não não podendo efetuar-se sem que proceda o consentimento deste Juizo.

Nos autos como requer. S. João del Rei 09-10-1863

 

Diz Francisco Ignacio de Carvalho Rezende em cuja companhia vive sua cunhada maior de 17 anos D. Maria Izabel de Siqueira, que esta se acha justa e contratada para se casar com o Sr. Francisco de Almeida Magalhães, com inteira aprovação do tutor dela o Com. Francisco Jose Teixeira Leite (...) requer a V. S.a haja por bem concorda-lo, ouvindo o Dr. Curador, passando-se op competente alvará.

Como requer. S. João del Rei 330-04-1870

 

Diz o Barão de Vassouras, na qualidade de tutor do órfão Francisco Herculano Cesar de Siqueira filho dos finados Herculano Cesar de Siqueira e D. Maria Izabel Baptista de Siqueira, que desejando dar um destino seguro e rendoso as quantias liquidadas pertencentes ao dito órfão tem deliberado emprega-las na compra de Apolices da Divida Publica (...).

 

Procuração

Que Faz: Barão de Vassouras morador nesta cidade

Data: 17-01-1872

Local: cidade de Vassouras

Procuradores Nomeados: Dr. Francisco Ignacio de Carvalho Rezende.