PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Famílias “Bento da Costa Preto” Cap. 6º, “Os Carvalho Duarte” Cap. 1º, § 2º e “Antonio Gracia e José Garcia Duarte” I, Cap. 1º, neste site.

 

FRANCISCO VIEIRA DA FONSECA, alferes

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1807

Caixa: 89

nº de Páginas: 130

Inventariado: Alferes Francisco Vieira da Fonseca

Inventariante: Mariana Garcia de Souza

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Alferes Francisco Vieira da Fonseca de quem é viúva e inventariante sua mulher Dona Mariana Garcia de Souza.

Data: 22-06-1807

Local: Fazenda da Campanha do Ribeirão dos Cavalos, Aplicação de Nossa Senhora da Piedade, Termo da Vila de São João, Minas e Comara do Rio das Mortes, em casas de morada de Dona Mariana Garcia de Souza, viúva.

 

fls. 01v. - Declaração

(...) declarou a Inventariante que o dito seu marido falecera em o dia nove de Abril do corrente ano de mil oitocebntos e sete, sem testamento.

 

fls. 02 - Filhos:

01- Ana, de idade de cinco anos.

02- Francisca, de idade de quatro anos.

03- Francisco, de idade de dois anos.

 

 

fls. 03v. - Bens de Raiz

- uma Fazenda de cultura e campos de criar situada no Riobeirão dos Cavalos em que é sócio com o Capitão Antonio Rodrigues da Fonseca na Aplicação de Nossa Senhora da Piedade, com casas de vivenda, paiol e moinho coberto de telha, cozinha coberta de capim com seu terreiro com seu quintal e árvores de espinhos  800$000

- porção que tem na Fazenda da Caxoeirinha, que coube ao finado por legítima paterna  40$000

 

Monte Mor  6:072$320

 

fls. 19 - Procuração

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira, João Antonio Ferreira da Costa, Bernardo Leite de Caria e Souza Toar, João de Faria Silva Gomes, Tenente Emerenciano José de Souza Vieira, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva

Data: 16-09-1808

Local: em casas de morada do Alferes José Vieira da Fonseca, Distrito da Piedade, Termo da Vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: Dona Mariana Garcia de Souza, viúva do inventariado e o Capitão Antonio Rodrigues da Fonseca, Tutor dos órfãos filhos do inventariado.

 

fls. 29

Diz Vicente Ribeiro do Valle, por cabeça de sua mulher Dona Ana Maria das Neves herdeira do Alferes Francisco Vieira da Fonseca (...).

 

fls. 30 - Auto das Contas:

Data: 30-03-1815

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Capitão Antonio Rodrigues da Fonseca

Dos Órfãos:

- os três herdeiros sempre estiveram em poder da inventariante sua mãe, a reserva da herdeira Dona Ana que hoje se acha casada com Vicente Ribeiro do Valle (...) e os mais herdeiros constam estar com a devida educação.

 

fls. 33

Diz Dona Mariana Garcia de Souza, viúva do Alferes Francisco Vieira da Fonseca, que ela tem justa para se casar a órfã Francisca, sua filha, com João Pinto Cardoso, homem branco, em tudo igual a órfã.

 

fls. 44

Diz o Capitão Jerônimo Ribeiro do Valle que no Inventário do Alferes Francisco Vieira da Fonseca, primeiro marido da mulher do suplicante, hoje tambem falecida (...).

 

fls. 47

Diz o Capitão Antonio Rodrigues da Fonseca, Tutor do órfão Francisco Vieira da Fonseca, filho do falecido Alferes Francisco Vieira da Fonseca.

 

Informações pessoais - Extraídas de uma Justificação.

- Capitão Antonio Rodrigues da Fonseca, branco, viúvo, natural da Freguesia do Pouso Alto, morador nesta Fazenda da Campanha do Ribeirão, vive de negócio e roça, 46 anos, irmão do Inventariado.

- José Pedro da Fonseca, homem branco, solteiro, natural do Pouso Alto, e la mesmo morador, vive de seus negócios de fazendas, 60 anos.

- Capitão José Rodrigues Carneiro, homem branco, casado, natural de Braga, e de presente morador no Garambéu, vive de roça, 66 anos, casado com a sobrinha da Inventariante.