PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Valentina de Mattos” neste site

 

FRANCISCO RODRIGUES CHAVES, tenente

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Ano: 1884 - Caixa: 151

Testador: Tenente Francisco Rodrigues Chaves

Testamenteiro: Afonso Rodrigues Chaves

Local: São João Del Rei

transcrito por Edriana Nolasco a pedido de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

 

Diz o Alferes Afonso Rodrigues Chaves, Testamenteiro de seu finado pai, o Tenente Francisco Rodrigues Chaves:

 

Certifico e posto por fé que em meu poder e cartório se acha registrado o Testamento com que faleceu na Freguesia de Lagoa Dourada, Francisco Rodrigues, sendo o mesmo do teor seguinte:

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, e Espírito Santo. Amém.

Eu, Francisco Rodrigues Chaves, filho legítimo do Coronel Manoel Rodrigues Chaves e de Dona Thereza Maria de Jesus Xavier, já falecidos, crescido e batizado na Freguesia de Lagoa Dourada, onde sou morador. Achando-me enfermo mas em meu juízo perfeito, temendo a morte ordeno o meu Testamenteiro na forma seguinte: Encomendo a minha alma a Deus e a minha mãe Maria Santíssima das Dores. Declaro que sou casado com Dona Maria Rita de Jesus Xavier, de cujo matrimônio tivemos os seguintes filhos:

-Maria Francisca da Fonseca Chaves – casada com Antonio Rodrigues da Fonseca Chaves;

Pedro Rodrigues da Fonseca Chaves - já falecido, que foi casado com Mariana Rodrigues Chaves, de cujo matrimônio ficaram dois filhos Cipriano e Francisco;

- Francisco Rodrigues da Fonseca Chaves – casado com Mariana Rodrigues Chaves;

- Afonso Rodrigues Chaves – casado com Maria Valentina Rodrigues Chaves;

- Cristiano Rodrigues Chaves – casado com Maria Teresa Rodrigues Chaves;

- Maria Cristina da Fonseca Chaves – casada com Francisco Ferreira da Fonseca;

- Maria Cornélia da Fonseca Chaves – já falecida, que foi casada com Thobias Rodrigues Chaves, de cujo matrimônio ficaram os seguintes filhos: Randholpo, Eduardo, Francisco e Maria Isabel;

- Evaristo Rodrigues Chaves  casado com Maria Guilhermina Rodrigues Chaves;

- Maria Christiana da Fonseca Chaves – casada com Luis Rodrigues Chaves;

- Maria Isabel da Fonseca Chaves – casada com Manoel Rodrigues Chaves;

- Theófilo Rodrigues Chaves; os quais reconheço por meus legítimos filhos.

Nomeio por meu Testamenteiro em primeiro lugar a Afonso Rodrigues Chaves, em segundo lugar Francisco Gonçalves da Fonseca Chaves e em terceiro Cristiano Rodrigues Chaves, os quais hei por abonados e o que aceitar a Testamentaria deixo o prêmio de duzentos mil réis.

O meu enterro se fará modicamente, e se dirão missas de corpo presente as que forem possíveis.

Deixo para se dizer dez missas por minha alma, cinco para meus pais e sogros, cinco para a alma de meu finado tio Vigário, meus Irmãos, cunhadas e cunhados falecidos, cinco por alma dos meus falecidos escravos, quatro por intenção de todas as pessoas com quem tive negócio e quatro por aqueles que tenho por obrigação de justiça.

Deixo para a Matriz desta Freguesia cem mil réis. Deixo para a Igreja do Senhor Bom Jesus, vinte e cinco mil réis; para a Igreja do Rosário, quinze mil réis; para a das Mercês, dez mil réis.

Deixo a minha mulher a meação que tenho na casa da Mutuca e mais edifícios com os seus quintais, os pastinhos da vargem e de dentro anexos a casa exceto o Engenho do (...).

 Deixo a meus filhos Francisco, Afonso, Cristiano, Evaristo e Theófilo a cada um cinco alqueires de culturas em conseqüência de não estarem dotados, e a Theófilo deixo a mais duas novilhas e dois poldros de dois anos.

Deixo para Maria Cristina casada com Francisco Ferreira da Fonseca a casa que foi de Joaquim José do Vale, o capão cercado anexo dividindo com o córrego do Retiro acima até o (...) velho e ganhar o Espigão, e depois seguindo pelo valo abaixo até o dito córrego que vem do Retiro, assim mais três alqueires de campos unidos a casa com a condição porém que não poderá vender e não alienar, salvo se fez para trocar em bens de raiz que melhor convenha, e por seu falecimento reverterá a seus filhos com as mesmas condições.

Deixo a meus netos Cipriano e Francisco filhos de meu finado filho Pedro, dois alqueires de cultura a cada um.

Deixo aos filhos de minha finada filha Maria Cornélia, a cada um, um alqueire de cultura.

Deixo as minhas filhas Maria Christiana e Maria Isabel, a cada uma, quatro alqueires de cultura.

Deixo a minha estante e livros a meu filho Afonso em remuneração aos desvelos que tem tido em meus incômodos de saúde e de sua mãe, e da família, nos tratando com toda a caridade.

Feita a terça de meus bens se cumprirá estas minhas disposições e havendo remanescentes se repartirão, metade para minha mulher e a outra metade para meus filhos homens.

E por esta forma dou por findo este meu Testamento, por ser esta a minha última vontade o qual vai escrito por meu irmão Cipriano e com assistência do Padre Pedro Ribeiro de Resende, e por mim ditado; e peço as Justiças do Império que o faça cumprir e executar com inteira validade. Lagoa Dourada, 10 de Julho de 1882. Francisco Rodrigues Chaves.

 

Abertura

Aos dezoito dias do mês de Julho de mil oitocentos e oitenta e dois, nesta Freguesia de Lagoa Dourada, Município de São José Del Rei, em casa do Tenente Francisco Rodrigues Chaves (...) foi aberto este Testamento com que faleceu o Testador Francisco Rodrigues Chaves (...)