PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva, de Baependi”, neste site.



FRANCISCO RIBEIRO

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Ano 1763

Inventariado: Francisco Ribeiro.

Inventariante: Antonia da Silva

Data: 18-04-1763

Local: Paragem e sítio chamado o Caxambu junto a Capela de São Gonçalo em casas da inventariante D. Antonia da Silva, viúva do falecido Francisco Ribeiro.

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Paola Dias

 

Fl 01 v

Declaração

(...) declarou que o falecido seu marido faleceu aos doze de março deste presente ano de mil setecentos e sessenta e três com o seu solene testamento.

 

Fl 02 v

Filhos

01 – José Ribeiro da Silva, de idade de trinta anos.

02 – Maria Ribeira da Silva, casada com Francisco Martins Guimarães.

03 – Dona Antônia Ribeira da Silva, casada com o Dr. Alexandre da Silva Barros.

04 – Manoel Ribeiro da Silva, de idade de vinte e cinco anos.

05 – Francisco Ribeiro da Silva, de idade de vinte e dois anos.

06 – Aguida Ribeiro da Silva, de idade de dezesseis anos.

07 – Joaquim José Ribeiro, de idade de quatorze anos.

08 – Ana Ribeira da Silva, de idade de treze anos.

09 – Vicente Ferreira da Silva, de idade de dez anos.

 

Bens de Raiz

01 - Uma morada de casas sitas no Arraial de São Gonçalo cobertas de telha que partem de uma banda com casas que foram de João Barbosa e de outro com umas casas caídas que foram de Manoel Fernandes Silva com seu quintal (...) 72$000.

02 – Um sítio em que vive com casas de vivenda cobertas de telha com seu engenho de bois coberto de telha com casa de (...) também de telha coberta, seu moinho com engenho e dois paus tudo coberto de telha, senzalas cobertas de capim com seus matos virgens e capoeiras e seu bananal e árvores de espinho com todos os seus logradouros a qual se acha empossada por título de sesmaria que parte de uma banda com terras de Veríssimo Gonçalves e de outra com Francisco Martins Guimarães e de outra com terras de José Dias Manoel Rosa e de outra com o Alferes Manoel Pinto de Magalhães. E assim mais tem a posse de uma capela no mesmo sítio com a invocação de São Miguel com todos os preparos de pedra da casa, cálice de prata dourado por dentro, patena, corporais e mais os ornamentos de celebração (...) 2:520$000.

 

Dividas Ativas

Licenciado Domingos de Souza

 

Dívidas Passivas

- Esedocio (?) Souza Gonçalves 288$750.

- Bento de Faria Leite 11$400

- Antonio Pereira 10$037

- João da Costa de Carvalho 60$825

- Irmandade das Almas da Matriz 23$437

- Irmandade do Santíssimo Sacramento 4$800

- Venerável Ordem Terceira de S. Francisco

- Antônio Moreira de Vasconcelos, morador no Arraial de São Gonçalo 21$000

- João Rodrigues Bages

- Dízimos

 

Fl 11

Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro. (...) sendo no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e cinqüenta e nove anos, aos trinta e um dias do mês de janeiro do dito ano neste Sítio do Caxambu subúrbio do Arraial de São Gonçalo Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes.

Eu, Francisco Ribeiro estando de pé em meu juízo perfeito e temendo-me da morte e não saber o dia nem a hora em que Deus Nosso Senhor será servido chamar-me para si e quero estar pronto dispondo dos meus bens do modo que posso para melhor desembaraço e clareza ordeno e faço meu testamento na forma seguinte:

Peço e rogo em primeiro lugar a meu filho José Ribeiro da Silva, em segundo a meu sobrinho Antonio Moreira Ribeiro e em terceiro a Antonio Moreira de Vasconcelos todos moradores nesta freguesia de Nossa Senhora do Pilar Comarca do Rio das Mortes, que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros (...).

Meu corpo será envolto em hábito do meu padre São Francisco e sepultado na capela do mesmo santo de quem sou indigno filho (...).

Declaro que sou natural de Basto da Freguesia de São Salvador de Trecema, termo da vila de Guimarães, filho legítimo de Domingos Ribeiro e de Isabel Alvares Ribeira, já defuntos.

Declaro que sou casado em face da Igreja com Antonia da Silva de cujo matrimônio temos os filhos seguintes a saber: José Ribeiro da Silva; Maria Ribeira da Silva, casada com Francisco Martins Guimarães; Antônia Ribeira da Silva, casada com o Dr. Alexandre da Silva Barros; Manoel Ribeiro da Silva; Francisco Ribeiro da Silva; Aguida Ribeiro da Silva; Joaquim José Ribeiro; Ana Ribeira da Silva e Vicente Ferreira da Silva, aos quais instituo por meus universais herdeiros nas duas partes de meus bens.

Declaro que os bens que possuo são este sítio do Caxambu que houve por título de compra que dele fiz a Antonio Coelho de Carvalho e ao Reverendo Doutor Padre Manuel Cabral de Camelo, que está pago, de que há clarezas, (...).

Declaro que devo a Domingos Alves Chaves por alcunha o peixe língua, (...).

Deixo a minha filha menor por nome Ana de minha terça por esmola cem oitavas de ouro (...).

Declaro que abonei ao meu filho Manoel Ribeiro da Silva para ir ao sertão comprar gados ou cavalos e negociar sobre si (...).

(...) pedi e roguei a João Francisco dos Santos morador na vila de São João del Rei que este por mim fizesse e escrevesse (...). Sítio Caxambu. Francisco Ribeiro. Como testemunha e a rogo do sobredito que este escrevi João Francisco dos Santos.

 

Fl 34v

Monte Mor – 8: 432$699.

 

Fl 43

Diz Antonia da Silva de Jesus, viúva que ficou por falecimento de seu marido Francisco Ribeiro (...).

 

Fl 44

Procuração

Data – 01 de setembro de 1764. Local – Vila de São João del Rei, em casas de morada do Doutor Alexandre da Silva Barros (genro do falecido).

Que faz – Dona Antonia da Silva de Jesus (viúva).

Procuradores nomeados – Doutor Alexandre da Silva Barros, Manoel de Souza Dias, (...).

 

Fl 61

Diz José Ribeiro da Silva como tutor dos órfãos seus irmãos que ficaram de seu pai Francisco Ribeiro que casando a órfã Aguida Ribeira da Silva com Bonifácio Gonçalves de Aguiar (...).

 

Fl 63

Auto de Contas

Data – 15 de dezembro de 1767.

Local – Vila de São João del Rei.

Tutor – José Ribeiro da Silva.

 

- Do órfão José.

Ele era o mais velho de todos os mais órfãos seus irmãos (...) se achava com a idade maior de vinte e cinco anos e por esta razão foi instituído tutor (...).

 

- Do órfão Manoel.

(...) se acha em idade de trinta anos pouco mais ou menos no estado de solteiro e tem assistido em companhia de sua mãe tratando de seu negócio comprando e vendendo cavalos que desde em tempo de vida de seu pai contratava no mesmo negócio (...).

 

- Do órfão Francisco.

(...) se acha em idade de vinte e sete anos pouco mais ou menos no estado de solteiro e esteve assistindo em companhia da dita sua mãe e esta lhe dava toda a boa educação ensinando-lhe a doutrina cristã e mandando-lhe ensinar o ofício do carpinteiro pelo qual ganhava já para se vestir e sustentar e haverá três anos pouco mais ou menos que foi para a cidade do Rio de Janeiro onde se acha feito soldado (...).

 

- Da órfã Aguida.

(...) se acha em idade de vinte e um anos pouco mais ou menos no estado de casada vivendo com seu marido Bonifácio Gonçalves de Aguiar (...).

 

- Do órfão Joaquim.

(...) se acha em idade de dezenove anos pouco mais ou menos no estado de solteiro, assistindo em companhia da dita sua mãe e esta lhe dá toda a boa educação e o tem trazido no estudo assistindo-lhe com o sustento e vestuário (...).

 

- Da órfã Ana.

(...) se acha em idade de dezoito anos pouco mais ou menos no estado de solteira assistindo em companhia de sua mãe e esta lhe dá boa educação ensinando-lhe a doutrina cristã e a cozer e o mais que é condescente alimentando-a e vestindo-a de todo o preciso.

 

- Do órfão Vicente.

(...) se acha em idade de quinze anos pouco mais ou menos no estado de solteiro assistindo em companhia de sua mãe e esta tem lhe dado toda boa educação o mandando ensinar a ler e escrever e sustentando-lhe com todo o preciso alimento e vestuário – o qual o órfão assiste ao presente em casa de seu cunhado Francisco Martins Guimarães para onde foi há poucos meses.

 

Fl 94

Auto de contas

Data: 15 de fevereiro de 1773

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: José Ribeiro da Silva (irmão da órfã).

 

- Da órfã Ana

(...) se acha em idade de vinte e quatro para vinte e cinco anos pouco mais ou menos no estado de solteira, em companhia de sua mãe vivendo com toda a honestidade e recolhimento (...).

 

Diz José Ribeiro da Silva que ele devia a falecida sua mãe Dona Antonia da Silva de Jesus (...) e como se fez por falecimento dela Inventário dos seus bens neste Juízo (...).

 

Consta ter falecido a mesma em 1796 segundo recibo de uma Irmandade.

 

Seu inventariante fora o Tenente Bonifácio Gonçalves de Aguiar (genro da falecida).