PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 12º, neste site.

 

FRANCISCO MARTINS GUIMARÃES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1778

Caixa: 380

Nº de Páginas: 54

Inventariado: Francisco Martins Guimarães Almeida

Inventariante: Jerônimo José Martins

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Francisco Martins Guimarães de quem é Testamenteiro e Inventariante o herdeiro a beneficio de Inventário seu filho Jerônimo José Martins.

Data: 15 de Julho de 1778

Local: Paragem e Engenho do Pega Bem, Termo da Vila de são João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em cuja lei católica protesto viver e morrer.

Eu Francisco Martins Guimarães morador no meu Engenho do Pega Bem estando de saúde e em meu perfeito juízo e entendimento porém lembrando-me que sou mortal faço meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural da Freguesia de São Trocato Termo de Guimarães Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Martins e de Domingas de Oliveira, já defuntos, e sou casado com Maria Ribeira da Silva há muitos anos e desse matrimonio não temos filho algum.

Declaro que os bens que possuo são adquiridos nesta América e trabalho nas quais a dita minha mulher é meeira.

Instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar ao Tenente Bonifácio Gonçalves de Aguiar, em segundo lugar a Jerônimo José Martins e em terceiro lugar ao Alferes Francisco Xavier Ferreira.

Declaro que em minha companhia se acha o dito segundo meu Testamenteiro Jerônimo José Martins o qual é meu filho natural e de sua mãe Domingas de Oliveira, solteira, natural da mesma freguesia de São Trocato o qual tive antes de ser casado com a dita minha mulher Maria Ribeira da Silva e como não tenho outro herdeiro forçado ou mais próximo ao mesmo instituo por meu universal herdeiro nas duas partes de meus bens por assim ser a minha última vontade e assim mo merecer.

Declaro que sou terceiro professo na Venerável Ordem Terceira do Patriarca São Francisco da Vila de São João e na mesma quero ser sepultado não havendo inconveniente (...) e o meu corpo será envolto no mesmo hábito (...).

(.........)

(...) instituo tambem o dito meu filho Jerônimo José Martins por meu herdeiro universal.

(........)

(...) por não poder escrever bem pedi e roguei a José Alvres que este me escrevesse (...).

Sitio do Caxambu, 14 de Setembro de 1777

Francisco Martins Guimarães

 

fls. 04v. - Abertura

Aos nove dias do mês de Maio de mil setecentos e setenta e oito (...) foi entregue este Testamento com que faleceu o Testador Francisco Martins Guimarães (...).

 

fls. 12 - Bens de Raiz

- metade deste sítio chamado do Pega Bem que se compõem de matos virgens, capoeiras, campos, logradouros que parte com terras do casal de Marcos de Souza Magalhães, o Licenciado Manoel Pereira de Souza, o Tenente Bonifácio Gonçalves de Aguiar, José Dias --- [danificado], Domingos da Costa Guimarães e com terras da lavra de Francisco Lobo Rios:  1:200$000.

 

fls. 14v. - Adição

- uma morada de casas nesta vila sita na Rua Doutor Manoel José Dias e com casas de Ventura Correa, com todos os seus pertences:  80$000

- outra morada de casas de sobrado na Rua do Tejuco por detras do Rozário de sobrado, que fazem fundos para p morro que partem com casas de Manoel Alves e com casas do Padre José Dias com todos os seus pertences  140$000

- um quintal tapado de muro de adobes com seu alicerce de  pedra e uma casinha pequena coberta de telha com suas partes e algumas áreas plantadas:  200$000

- uma morada de casas sitas no Arraial de São Gonçalo, térreas, cobertas de telha, com seu quintal que partem com casas que foram de Maria (?) Angélica Barros  21$600