PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Martins de Araújo”, neste site.

 

FRANCISCO MARTINS DE ARAÚJO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Caixa: 07

Ano: 1729 (?)

testador: Francisco Martins de Araújo

Data do Testamento: 25-8-1728

Testamenteira: Felipa do Prado

Paginas: 40

Transcrição de Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 - TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho, Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Público Instrumento virem que no ano do Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e vinte e oito anos aos vinte e cinco de Agosto, eu Francisco Martins de Araújo estando em meu perfeito juízo e entendimento temendo-me da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim quer fazer e quando será servido levar-me para si, faço este Testamento na forma seguinte:

Rogo a minha mulher Filipa do Prado e a meu neto Manoel Bicudo e a meu neto Manoel Moura (?) de Aguiar por serviço de Nosso Senhor e por me fazer mercê queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na minha Capela de Nossa Senhora da Conceição na sepultura que tenho assinalado em o Hábito de São Francisco (...).

Declaro que fui casado com [------parte danificada------] (...) desse matrimonio tive duas filhas e um filho (...), os quais estão inteirados de sua legitima [-------------------] minha filha Maria Martins fora da sua legitima [-----] possue bens em Guaratinguetá [--------] e minha filha Domingas Martins [-----------------] e a meu filho Domingos Martins de Araújo só inteirei da sua legitima da parte de sua mãe.

Declaro que fui casado segunda vez com Margarida Bicuda, cujo matrimonio tive dois filhos uma por nome Margarida e outro por nome Atanázio Nunes.

Declaro que quando me casei com Margarida Bicuda tinha enviuvado de Salvador de Oliveira de cujo matrimonio teve dois filhos por nome Domingos de Oliveira e outra por nome Joana Bicuda os quais não tiveram legitima por nome do defunto seu pai não achei no Monte mais que cinco almas carijós e paguei dividas (...) por tudo que devia na Vila de Guaratinguetá e depois de casado dotei a minha enteada Joana Bicuda com duas pessas carijós (...) paguei mais de uma escrava que o marido Thomé Nunes com quem a casei comprou (...).

Declaro que minha filha Margarida Bicuda que tive deste matrimonio a casei em vida de sua mãe com Thomé de Souza e lhe dei de dote uma sorte de terras dos quais venderam ao Alferes Pedro da Silva por duzentos mil réis e a outra metade tem o sitio em que mora, também lhe dei em dote três peças do gentio da Guiné, escravos por nome Antonio, outro por nome João e outra por nome Mariana (...).

Declaro que por morte de minha mulher Margarida Bicuda se acharam no Monte do casal doze almas escravas (...) lhe cabiam na terça de esmolas a duas filhas do Balthazar Fernandes de Menezes meu genro por nome Maria de Jesus (...).

Declaro que casei terceira vez com Felipa do Prado de cujo matrimonio tenho três filhas Thomazia, Rosa e Theresa.

Declaro que em todo o monte desta Fazenda a saber na estrada do caminho das Minas uma sorte de terras entre o sitio do meu genro Balthazar Fernandes e o Capitão Mor Thomé Rodrigues Nogueira cuja sesmaria tirei por devoluto, tenho mais um sitio no Rio Verde aonde assisto de cuja povoação fui eu o próprio povoador em o qual sitio tenho fabricado rosas em terras de légua e meia, (...) tenho mais vinte e uma almas do gentio da Guiné (...).

Declaro que me deve Domingos Vaz Megasso morador no Rio de Janeiro noventa e seis oitavas de ouro (...).

Declaro que dei um crédito (...) que devia a Pedro Domingues procedidas de duas resmas de papel e outras de (ilegível) que lhe vendeu meu filho Domingos Martins de Araújo, este crédito deixo a Manoel Lopes Castelo Branco para se pagar (...).

(.................)

Declaro nomeio e instituo por meus herdeiros universais de tudo o que, depois de pagas minhas dividas e cumpridos meus legados restar de minha fazenda a todos os meus filhos, a saber: Domingas Martins, Maria Martins, Domingos Martins de Araújo, Atanázio Nunes, Margarida Bicuda, e deste ultimo matrimonio a Thomazia, Rosa e Theresa, (...).

(...................)

Declaro que neste meu Sitio do Rio Verde (...) foi fundada uma Capela de Nossa Senhora da Conceição (...).

Rio Verde, 20 de [-------------------------- ?]