PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Famílias “Francisco Martins Borralho”; “os Barbosa Lima” I- Teodora Barbosa Lima casada com José Martins Borralho, neste site

 

FRANCISCO MARTINS BORRALHO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1768

Caixa: 388

Inventariado: Francisco Martins Borralho

Inventariante: Sebastiana Francisca Maciel

Local: Paragem chamada o Olho de Água, Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Conceição de Zuruoca, Termo da Vila de São João.

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 01

Data: 07-05-1768

 

fls. 01v. - Declaração da Inventariante

(...) e recebido por ela o dito juramento, debaixo dele declarou que o falecido seu marido falecera a quinze dias do mês de Dezembro do ano próximo passado de mil e setecentos e sessenta e sete anos e que não fizera testamento (...).

 

fls. 02v. - Filhos:

01- José Martins Alfena, 29 anos pouco mais ou menos.

02- Francisco Martins Alfenas, 25 anos pouco mais ou menos

03- Joaquim Martins Borralho, 23 anos pouco mais ou menos

04- João Martins Borralho, 21 anos pouco mais ou menos

05- Maria Francisca Maciel, casada com Luis Gonçalves da Costa

06- Manoel Martins Burralho, 16 anos pouco mais ou menos

07- Ana, 11 anos pouco mais ou menos

08- Lourenço, 8 anos pouco mais ou menos

09- Antonio, 6 anos pouco mais ou menos

 

fls. 05 - Bens de Raiz

- uma fazenda em que vive que se compõem de casas de vivenda, paiol, monjolo tudo coberto de capim e seus arvoredos de espinhos, suas capoeiras, campos e seus logradouros que de uma parte parte com o Tenente Antonio da Cunha de Carvalho e da outra com Manoel Rodrigues de Siqueira com João Tavares Pereira com Domingos Alves de Carvalho e com quem mais deva e haja de partir  150$000

- umas casas citas no Arraial dos Serranos cobertas de capim  14$400

 

fls. 10 e ss - Procuração

Data: 27-04-1773

Local: Arraial da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Zuruoca.

Que Fazem: Luis Gonçalves da Costa e sua mulher Maria Francisca.

Procuradores: na Freguesia de Zuruoca - Agostinho Francisco dos Santos, Francisco Afonso Vilar (?) e José dos Reis Moreira e em Vila de São João: Doutor Francisco José de Souza (?), Domingos Rodrigues Barreiros e Manoel Rodrigues Barreiros.

 

fls. 14 e ss - Auto de Contas:

Data: 06-05-1773

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: José Martins Alfenas

E sendo por ele Juiz perguntado ao dito tutor pelo estado dos órfãos e rendimento dos bens inventariados.

Pelo dito tutor foi respondido que :

- o órfão Joaquim se acha casado com Ana Joaquina Pereira sem licença deste Juízo;

- que o órfão Manoel é falecido a perto de dois anos pouco mais ou menos.

- e que os mais órfãos se acham todos no mesmo estado como se acham declarados no inventário.

 

fls. 21 a 21v. - Certidões:

- O Dr. José Justino de Oliveira Gondim Vigr.º Encomendado nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Aiuruoca pelo M (?) ---- e Rm.º S.or G.or deste Bispado de Mn.ª .

Certifico que em observância do desp.º supra revi os Livros de Assentos dos Óbitos em que atualmente serve, a f. 30 está um assento do teor seguinte: = Aos doze dias do mês de Agosto de mil setecentos e setenta e um anos faleceu com todos os sacramentos administrados pelo Padre Miguel Ribeiro da Silva, Sebastiana Francisca Maciel v--- de Francisco Martins Borralho, foi encomendada pelo mesmo padre e sepultada dentro da Capela dos Serranos, e para constar fiz este assento era ut supra = o Vig.º Ignacio José de Souza = E não se continha mais no dito assento a que me reporto, o que juro sendo necesr.º in verbo Parochi: Aiuruoca 7 de Julho de 1773. O Vig.º D.or José Justino de Oliveira Gondim,

 

Em observância do mesmo despacho revi os Livros dos Óbitos e em um livro findo a f. 272 está um assento do teor seguinte: Aos vinte e oito dias do mês de Novembro de mil setecentos sessenta e nove anos, faleceu com o sacramento da penitência, e Unção, Manoel Martins Borralho, filho de Francisco Martins Borralho, administrados pelo Padre Lourenço José de Almeida, e pelo mesmo encomendado, e sepultado dentro da Capela dos Serranos: Aiuruoca 2 de Dezembro de 1769 = o Vig.º Encomendado Boaventura Loppes. E não se continha mais no dito assento a que me reporto, o que juro sendo necessário in verbo Parochi: Aiuruoca, 7 de Julho de 1773. O Vig.º D.or José Justino de Olivr.ª Gondim.

 

Em observância do m.º desp.º revi os Livros dos Óbitos e em um livro findo a f. 269v. está um assento do teor seguinte: = Aos vinte e oito de Agosto de mil setecentos e sessenta e nove faleceu com todos os sacramentos da penitência, e Unção, administrados pelo Padre Lourenço José de Almeida, Sebastião, escravo de Sebastiana Francisca Maciel, foi encomendado pelo mesmo padre e sepultado no Adro da Capela dos Serranos. Aiuruoca 12 de 8br.º de 1769 = O Vig.º Encomendado Boaventura Loppes. = E não se continha mais no dito assento a que me reporto, o que juro sendo necessário in verbo Parochi: Aiuruoca 7 de Julho de 1773.

 

fls. 46 - Procuração

Data: 10-12-1773

Local: Serranos

Que Faz: Antonio da (Cunha) de Carv.º

Procurador: Alf.es Miguel Caet.º de Carvalho.