PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Teixeira de Souza”, neste site.

 

FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 389

Inventariante: Ana Josefa se Souza

Data: 29-11-1788

Local: Paragem da Ilhas, Aplicação de N. Sra da Conceição da Barra

Transcrito por Flávio Marcos dos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

FL. 03V

...declarou ela inventariante que o falecido seu marido havia falecido em doze do mês de Setembro do presente ano de mil setecentos e oitenta e oito e que o mesmo havia falecido com seu solene testamento...

 

FL 03- FILHOS:

  1. ANA ESMÉRIA DE SOUZA casada com MANUEL DA COSTA RIOS
  2. JOSEFA, de 13 anos
  3. ANTONIO, de idade de nove anos
  4. FRANCISCO, de idade de nove anos
  5. MARIA, de idade de sete anos
  6. JOAQUIM, de idade de dois anos
  7. JOSÉ, de idade de quatro anos

 

FL.03V – ESCRAVOS: 68

 

FL 03V: BENS DE RAIZ

 

                                            DIVIDA ATIVA

 

  • Tenente Coronel JOAQUIM JOSÉ FREIRE

50$489

  • Alferes MANOEL INÁCIO VILLAS BOAS

80$837

  • Alferes MANOEL INÁCIO DE ALMEIDA

21$600

  • INÁCIO JOAQUIM DE AZEVEDO

21$000

  • JOSÉ....

65$209

·         Jose Rodrigues Machado

42$825

  • FRANCISCO COSTA DE SIQUEIRA

19$268

  • SIMÃO DA SILVA GUIMARÃES

92$000

  • ANTONIO LUIZ DE SOUZA, MANOEL DA SILVA MACHADO, MANOEL JOSÉ RODRIGUES

327$888

  • FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA

12$300

  • JOSÉ ANT....

18$3000

  • MARIA DE SOUZA MONTEIRA, sua mãe

629$376

  • FELIX MARTINS FERREIRA, seu irmão

55$612

  • Padre ANTONIO DE SOUZA MONTEIRO GALVÃO

503$612

 

                                        DIVIDA PASSIVA

 

MANOEL DA COSTA RIOS

1:190$000

Alferes MANOEL JOSÉ DA COSTA

179 oitavas

JOÃO BATISTA MACHADO

88 oitavas

?????

111 oitavas

 

FL 42v – MONTE MOR 17:793$860

 

FL 121 – Tutor dos órfãos é Capitão FELIX MARTINS FERREIRA

 

AUTO DE CONTAS DOS ORFÃOS

Data: 11-02-1804

-          JOSEFA se acha presentemente casada com o Capitão MANOEL FERREIRA LEITE

-          ANTONIO JOSÉ TEIXEIRA casado com JOSEFA JOAQUINA DA SILVA MOURA

-          FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA casado com FRANCISCA BERNARDINA DO SACRAMENTO

-          MARIA casada com MANOEL ANTONIO TEIXEIRA

-          JOSÉ, solteiro de idade de 20 anos pouco mais ou menos

-          JOAQUIM, de idade de dezoito anos pouco mais ou menos

 

FL 128 Nomes Completos das Herdeiras

-          Josefa de Souza Monteiro

-          Maria Esméria Candida

 

FL.30 – TESTAMENTO

 

....termo da Vila de São João del Rei na Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra nesta Comarca do Rio das Mortes, estando doente e temendo-me a morte que não sei quando Deus Nosso Senhor me chamará, faço este meu Testamento e última disposição de meus bens na forma seguinte:

Em primeiro lugar encomendo minha alma a Deus Todo Poderoso a quem peço humildemente pelos merecimentos de Meu Senhor Jesus Cristo a queira receber no seu reino da Glória que eu como verdadeiro católico creio em tudo o que crê e confessa a Santa Madre Igreja Católica Romana em cuja fé protesto viver e morres e salvar a minha alma.

Declaro que sou natural e batizado na Freguesia de São Tiago de Ourile (?), Arcebispado de Braga, filho legítimo de Belchior Gonçalves e Elena Teixeira.

Declaro que sou casado com Ana Josefa de Souza de cujo matrimônio tenho sete filhos os quais são meus legítimos herdeiros os quais são ANA, JOSEFA, MARIA, FRANCISCO, ANTONIO, JOSÉ e Joaquim.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher ANA JOSEFA DE SOUZA, em segundo lugar a MANOEL DA COSTA RIOS, em terceiro lugar a DOMINGOS FERREIRA DE OLIVEIRA e aquele que aceitar este meu testamento o hei por abonado e lhe concedo todos os poderes gerais e especiais para administrar os meus bens, cobrar dívidas, pagar, comprar, vender, arrecadar e receber tudo quanto for a bem da minha fazenda

(fl30v) Meu corpo será envolto no hábito de São Francisco ou de Nossa Senhora do Monte do Carmo se houver e sepultado naquele mais vizinho onde eu falecer e meu testamenteiro mandará dizer missa de corpo presente a todos os sacerdotes que se acharem donde eu falecer não excedendo o número de sacerdotes comprará toda a cera que for preciso para dar aos sacerdotes que acompanharem meu corpo e lhe pagará.... e missa de corpo presente pelo Regimento.

Ordeno a meu testamenteiro que mande dizer cento e cincoenta missas por minha alma estas serão ditas logo que eu falecer de esmola costumada, assim mais cinqüenta missas pelas almas de meus escravos que faleceram estas serão ditas no Convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro de esmola costumada de trezentos e vinte réis, e assim mais duzentas missas no dito convento por minha alma.

Assim mais ordeno dizer quatrocentas missas no Reino na cidade do Porto....,ou Convento de São Francisco ou em outra qualquer parte que meus testamenteiros lhe parecer se digam mais de esmola costumada na dita paragem, com certidão reconhecida dará meu testamenteiro a sua conta.

Declaro que depois de completas e satisfeitas estas minhas disposições instituo por minha herdeira da minha terça a minha mulher ANA JOSEFA DE SOUZA, e estas sobras remanescentes (fl31)....e dívidas que se dever ao casal umas por crédito outras sem eles para assento nos livros em cujos bens sou meeiro e minha mulher.

Declaro que no tempo presente não devo dívidas avultadas o que devo por clareza de créditos ou assentos de livro meu testamenteiro há de pagar  e também quero caso depois do meu falecimento haja alguma pessoa de verdade  que diga eu lhe deva se lhes pague sem mais contenda alguma e sendo pessoa de suspeita que justifique a custa de quem direito for.

E nesta forma tenho por acabado este meu testamento e quero se cumpra como nele se contem e peço às justiças de Sua Magestade a quem.....a façam cumprir e guardar inteiramente e por verdade mandei fazer este e assinei nesta fazenda das Ilhas aos dezesseis  de Agosto de mil setecentos e oitenta e oito.

FRANCISO JOSÈ TEIXEIRA

O Padre FRANCISCO DA SILVA TAVARES

 

FL 32: ABERTURA – 12-09-1788

 

CERTIDÕES DE CASAMENTO

 

Certifico que revendo o livro que atualmente serve para matrícula dos casamentos desta freguesia se acha o assento do teor seguinte:

 = Aos treze de Setembro de mil oitocentos e dois nesta Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei o Doutor vigário da Vara da Comarca e em presença das testemunhas o Reverendo FRANCISCO DA SILVA TAVARES, o Reverendo JOÃO FERREIRA LEITE e o Capitão MANOEL FERREIRA  LEITE, assistí e administrei a sacramento do matrimonio que por palavras de presente celebraram o Capitão ANTONIO JOSÉ TEIXEIRA  filho legítimo de FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA e de Dona ANA JOSEFA DE SOUZA com Dona JOSEFA JOAQUINA DA SILVA E MOURA filha legítima do doutor JOAQUIM DA SILVA TAVARES e Dona LUZIA PERPÉTUA DE MOURA, ambos naturais e batizados nesta freguesia. E logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

O Coadjutor MANOEL ANTONIO DE CASTRO. E mais nada se continha no dito assento que bem fielmente aqui copiei do próprio a que me reporto-juro

 

Idem que revendo o mesmo livro se acha outro assento do teor seguinte:

Aos treze de setembro de mil oitocentos e dois nesta Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei, pelas cinco horas da tarde feitas as canônicas diligências sem descobrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da vara e Comarca, e em presença das testemunhas o Reverendo FRANCISCO DA SILVA TAVARES, o Reverendo JOÃO FERREIRA LEITE e o Capitão MANOEL FERREIRA  LEITE assisti e administrei o sacramento do matrimonio que por palavras de presente celebraram o Capitão..... com Dona FRANCISCA BERNARDINA DO NASCIMENTO filha legítima do Sargento Mor JOSÉ LEITE RIBEIRO e de Dona ESCOLÁSTICA  MARIA DE JESUS, ambos naturais e batizados nesta Freguesia. E logo lhes dei as bênçãos E logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

O Coadjutor MANOEL ANTONIO DE CASTRO. E mais nada se continha no dito assento que bem e fielmente aqui copiei do próprio a que me reporto e juro.

 

Idem que revendo o mesmo livro atual nele a fl 42 se acha o assento do teor seguinte:

Aos vinte e um de Maio de mil setecentos e noventa e dois na capela da Conceição da Barra filial desta Matriz de São João del Rei feitas as canônicas diligências sem descobrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da vara e Comarca, e em presença das testemunhas o Doutor JOAQUIM DA SILVA TAVARES, o Capitão ANTONIO FERREIRA CARNEIRO e o Licenciado ANTONIO DE SÃO JOSÉ, o Reverendo Doutor MANOEL JOAQUIM PEREIRA COIMBRA, Capelão da mesma  de licença administrou o sacramento do matrimonio que de palavras presentes celebraram MANOEL FERREIRA LEITE, filho legítimo do Sargento Mor JOSÉ LEITE RIBEIRO e de Dona ESCOLÁSTICA  MARIA DE JESUS com JOSEFA DE SOUZA MONTEIRA, filha legítima de FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA e de Dona ANA JOSEFA DE SOUZA, ambos naturais e batizados nesta freguesia. E logo lhes dei as bênçãos E logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano. E logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

 

O Coadjutor MANOEL ANTONIO DE CASTRO. E mais nada se continha no dito assento que bem e fielmente aqui copiei do próprio a que me reporto e juro.

 

Idem que no mesmo livro nele (...)vinte  e ...de Maio de mil...centos e .....Ermida de Santa Ana, Distrito da Conceição da barra filial da Matriz de São João del Rei pelas dez horas do dia feitas as canônicas diligências sem descobrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da vara e Comarca, e em presença das testemunhas (...) de MOURA, JOSÉ CLAUDIO DOS SANTOS e outras, o Reverendo capelão JOSÉ RODRIGUES PONTES de licença administrou o sacramento do matrimonio que de palavras presentes celebraram: MANOEL ANTONIO TEIXEIRA filho legítimo de MANOEL TEIXEIRA DE CARVALHO e de Josefa, digo JOANA MARIA TEIXEIRA natural e batizado na Freguesia de São Salvador do Freixo ...Arcebispado de Braga com MARIA ESMÉRIA CANDIDA TEIXEIRA DE SOUZA, filha legítima de FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA e de Dona ANA JOSEFA DE SOUZA, natural e batizada nesta freguesia. E logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

E nada mais se continha no dito assento que bem e fielmente aqui copiei do próprio a que me reporto e juro in fide.

Parochi Vila de São João del Rei, 11 de Fevereiro de 1804.

O Coadjutor MANOEL ANTONIO DE CASTRO