PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José Pires da Costa”, neste site.

 

 

FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES

e

MARIA PIRES DA COSTA

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1807

Caixa: 556

Inventariados: Francisco José Rodrigues e Maria Pires da Costa

Inventariante: José Rodrigues da Costa

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: mais ou menos 200

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Francisco José Rodrigues de quem é viúva a demente sua mulher Maria Pires da Costa e inventariante de seus bens seu filho José Rodrigues da Costa.

Data: 11-08-1807

Local: Fazenda do Sapucaí da Barra do Machado Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas Freguesia das Lavras do Funil Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do falecido Francisco José Rodrigues de quem é viúva e demente sua mulher Maria Pires da Costa.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o inventariante que o dito seu pai faleceu no mês de Fevereiro do corrente ano, sem Testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Francisco José Rodrigues, casado

02- Anacleto José Rodrigues, casado

03- José Rodrigues, solteiro, de idade de vinte e oito anos

04- Joaquim Rodrigues, casado

05- Joana Rodrigues, casada com Manoel Rodrigues Pontes

06- Manoel Rodrigues

07- Maria Rodrigues, solteira, de idade de dezoito anos

08- Félix, solteiro, de idade de dezessete anos

 

fls. 03v. - Bens de Raiz:

- uma fazenda de cultura e campos situada neste Termo Aplicação das Três Pontas, com casas de capim e um laranjal que tem monjolo.

- outra Fazenda de cultura tambem situada alem do Rio do Sapucaí.

 

fls. 08

Diz Anacleto José Rodrigues, filho legítimo de Francisco José Rodrigues e de sua mulher Maria Pires da Silva, que falecendo o dito seu pai se procedeu Inventário nos bens deste casal (...) e porque o suplicante hoje se acha aleijado de uma mão por causa de um golpe que lhe deu o Capitão Manoel Martins Parreiras estando o suplicante na sua cama dormindo, por cujo acontecimento será impossibilitado de poder trabalhar pelo seu braço, para sustentar sua mulher e filhos por ser casado há mais de nove anos (...).

 

fls. 14

Diz José Rodrigues da Costa como curador da demente sua mãe Maria Pires (...).

 

fls. 15 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Antonio Ferreira da Costa, Gomes da Silva Pereira, João de Faria Silva Gomes, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva.

Data: 13-10-1807

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: José Rodrigues da Costa, filho do inventariado

 

fls. 21

Diz Manoel José Rodrigues, herdeiro de Francisco José Rodrigues (...).

 

fls. 22 - Procuração

Procuradores Nomeados: Bernardo Leite de Faria e Souza Toar, João Felisberto Gomes do Couto, Capitão Faustino José e Castro, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva.

Data: 29-11-1807

Local: Capela de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas do Reverendo Manoel José Vieira

 

fls. 24

Diz Anacleto José Rodrigues, homem branco, casado, morador na sua Fazenda do Morro do Chapéu Freguesia de Santa Ana das Lavras, que falecendo seu pai Francisco José Rodrigues, estando já demente a viúva sua mulher Maria Pires da Costa, se procedeu a Inventário por este Juízo de Órfãos, em razão de haverem dois filhos menores de vinte e cinco anos a saber: Maria, solteira, de idade de dezoito anos e Félix de idade de 17, e foi Inventariante o 3º filho José Rodrigues, solteiro, por se achar na casa e conseqüentemente foi ele nomeado curador da mãe comum e dos menores seus irmãos mas, parece que impropriamente, porque estando o suplicante e outros seus irmãos mais velhos casados, bem conceituados, a um deles é que compete a dita curadoria para poderem tratar de sua mãe demente e principalmente da irmã solteira, que quase sempre fica só naquele deserto, pela razão de andar mascateando em negócios de fazendas o dito irmão José Rodrigues, além de outros motivos que o suplicante cala por decência, não sendo por isso conveniente que ele seja o curador tanto da mãe como dos dois menores como poderá informar por testemunhas. E como ao suplicante cabe zelar o bem de sua mãe e a honra de sua irmã que deseja ver casada (...).

 

fls. 27v. - Procuração

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira, João Felisberto Gomes do Couto, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva, Alferes Luís Antonio da Silva Rodarte.

Data: 22-02-1808

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Joaquim José Rodrigues (filho do inventariado)

 

fls. 32

Agravante: José Rodrigues da Costa, morador na sua Fazenda do Sapucaí Barra do Machado Aplicação de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas deste Termo.

Agravado: Anacleto José Rodrigues

(...) diz o agravado que o agravante andava mascateando por fora da sua casa e de sua mãe e irmã em conseqüência do que nem podia acudir e amparar a furiosa demência de sua mãe, nem vigia sobre a honra de sua irmã (...).

 

Monte Mor  3:443$700

 

Diz Joaquim José Rodrigues, filho e herdeiro do falecido Francisco José Rodrigues (...).

 

Justificativa de Dividas:

- José Rodrigues da Costa (branco, solteiro, natural da Freguesia das Lavras do Funil e na mesma morador, vive de roca, 28 anos, filho do inventariado.

- Francisco José Rodrigues, homem branco, casado, natural da Freguesia das Lavras do Funil, morador no Termo da Campanha, vive de roça

 

 

MARIA PIRES DA COSTA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1810

Caixa: 422

Inventariada: Maria Pires da Costa

Inventariante: Manoel José Rodrigues

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 100

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Maria Pires da Costa, viúva que ficou de Francisco José Roiz.

Data: 09-11-1810

Local: Fazenda do Sapucaí da Barra do Machado Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil Aplicação de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada da finada Maria Pires da Costa, viúva que ficou de Francisco José Rodrigues.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o inventariante que a inventariada havia falecido em o mês de Junho do corrente ano de mil oitocentos e dez, sem Testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Francisco José Rodrigues, casado.

02- Anacleto José Rodrigues, casado.

03- Joaquim Rodrigues, casado.

04- Joana Rodrigues, casada com Manoel Rodrigues Pontes.

05- Manoel José Rodrigues, casado.

06- Félix, solteiro, de idade de vinte anos.

07- Maria Rodrigues, casada que foi com Joaquim José de Moraes, e hoje falecida, depois da morte da inventariada.

 

Neto, filho de D. Maria Rodrigues:

01- Manoel,. de idade de cinco meses.

 

fls. 02 - Bens de Raiz:

- uma fazenda de culturas e campos de criar situada nesta Paragem da Barra do Machado Termo da Vila de São João del Rei, com casas de capim, cozinha, monjolo, tudo coberto de capim  1:300$000

- uma parte de terras no Termo da Campanha pertencente ao herdeiro José Rodrigues da Costa de legítima paterna, que veio a tocar a finada sua mãe como sua herdeira  140$000

 

fls. 06 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Faustino Jose de Castro, Francisco Xavier Pereira da Silva.

Data: 06-11-1810

Local: Fazenda do Sapucaí da Barra do Machado Aplicação de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas Freguesia de Santa Ana das lavras do Funil Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada da Maria Pires da Costa.

Que Faz: Manoel José Rodrigues

 

fls. 10

Diz Francisco José Rodrigues que falecendo seu irmão José Rodrigues da Costa (...).

 

fls. 17 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Faustino Jose de Castro, Francisco Xavier Pereira da Silva, Luis Antonio da Silva Rodarte.

Data: 14-05-1811

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Joaquim Jose Rodrigues (filho da inventariada)

 

fls. 18 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Faustino Jose de Castro, Francisco Xavier Pereira da Silva, Luis Antonio da Silva Rodarte.

Data: 31-05-1811

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Anacleto José Rodrigues (filho da inventariada)

 

fls. 19 - Procuração

Procuradores Nomeados: Capitão Faustino Jose de Castro, Francisco Xavier Pereira da Silva, Luis Antonio da Silva Rodarte.

Data: 09-06-1811

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Manoel Rodrigues Pontes.

 

Monte Mor  2:0394965

 

fls. 28

Diz Joaquim José de Moraes por cabeça de sua mulher Maria Rodrigues da Silva, filha e herdeira de Maria Pires da Costa, que por falecimento daquela ficou um menino de nome Manoel de 5 meses (...) e como o dito menino de quem o suplicante é pai e seu herdeiro, faleceu há mais de ano (...).

 

Diz Anacleto José Rodrigues, curador que foi da demente sua mãe a falecida Maria Pires da Costa (...).

 

Diz Antonio Balbino Negreiros de Carvalho atual escrivão (...) que procedendo-se inventário dos bens do falecido Francisco José Rodrigues em o ano de 1807, de quem ficou viúva a demente sua mulher Maria Pires da Costa (...).