PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Capitão José Dias Lourenço”, neste site

 

FRANCISCO JOSÉ DIAS, capitão

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1854

Caixa: 40

Nº de Páginas: 956

Testador: Capitão Francisco José Dias

Testamenteiro: José Dias de Oliveira

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Francisco José Dias, filho legítimo do Capitão José Lourenço Dias e Dona Theresa Maria de Jesus ambos falecidos, que achando-me em perfeito estado de saúde e juízo faço meu testamento da maneira seguinte:

Declaro que sou natural da Imperial cidade de Ouro Preto e morador nesta cidade onde sempre tenho vivido no estado de solteiro e por isso sem herdeiros legítimos.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a João Gonçalves Gomes e o Comendador Martiniano Severo de Barros ambos em um só corpo; em segundo José Coelho de Moura e Antonio de Assis Alves do Banho tambem em um só corpo; e em terceiro e último lugar a Herculano Rodrigues Pacheco e meu primo Capitão José Dias de Oliveira, igualmente em um só corpo (...).

Logo que falecer meu corpo será amortalhado no Hábito de São Francisco de cuja Ordem sou Irmão e na qual será o mesmo meu corpo sepultado (...).

(........)

Deixo as minhas irmãs Dona Maria Eleodora de Jesus e Dona Severina Leodora de Jesus a quantia de oito contos de réis.

A minha sobrinha Cândida, casada com Antonio de Assis Alves do Banho, uma morada de casas sitas na rua Direita que foram de Francisco Antonio Gonçalves e bem assim uma outra defronte que serve de armazém, assim como uma morada de casas situadas na rua do Rosário, místicas as de Antonio Gomes Carneiro (...) sendo usufrutuária (...).

A minha sobrinha Maria, casada com José Coelho de Moura a quantia de dois contos de réis e a cada um de seus filhos que existirem ao tempo do meu falecimento a quantia de um conto de réis,

A minha sobrinha Maria, casada com Herculano Rodrigues Pacheco, a quantia de dois contos de réis e a cada um de seus filhos que existirem ao tempo do meu falecimento a quantia de um conto de réis.

A minha sobrinha Francisca, casada com João Antonio de Negreiros de Carvalho a quantia de um conto de réis e a cada um de seus filhos que existir ao tempo do meu falecimento outra igual quantia de um conto de réis.

A cada um dos meus sobrinhos fêmeas e machos filhos da falecida minha sobrinha Thereza, casada que foi com Pedro José Martins, a quantia de um conto de réis.

A minha sobrinha Carlota, casada com João Gonçalves Gomes a quantia de dois contos de réis, e a cada um de seus filhos que existirem ao tempo do meu falecimento a quantia de um conto de réis.

(........)

As quatro moradas de casas que possuo unidas na Rua da Cruz, na travessa da mesma rua entre as quais se compreende uma tenda de ferreiro que as houve por compra a José Gonçalves de Santa Ana e a mãe de Francisco das Chagas Caldeira, todas elas deixo a Mariana, casada com Justiniano Florêncio morador no Taquaral e as suas duas filhas para terem somente o usufruto (...).

(........)

Determino a meus Testamenteiros que qualquer dívida que por meu falecimento me ficar devendo meu compadre Manoel Lourenço de Mesquita tanto por créditos como por assentos é minha vontade que não se cobre e as dou por extintas perdoando-lhas.

Deixo ao meu sobrinho José Theodoro de Faria a quantia de seiscentos mil réis alem da que já em verba diferente determinei se lhe desse.

Os meus escravos Domingos preto da Costa e Fortunato pardo servirão a minha irmã Dona Maria o espaço de quatro anos findo os quais ficarão gozando de suas liberdades.

O meu escravo Manoel Alfaiate servirá quatro anos ao dito meu compadre João Gonçalves Gomes findos os quais gozará logo de sua liberdade.

O meu escravo João Ignacio servirá o tempo de oito anos a meu compadre dito Antonio de Assis Alves do Banho ou a seus herdeiros findos os quais ficará logo gozando de sua liberdade.

O meu escravo Pedro Teixeira servirá oito anos a meu compadre José Coelho de Moura findos os quais gozará logo de sua liberdade.

Os meus escravos João e Paulo ambos pretos servirão quatro anos a meu compadre Manoel Lourenço de Mesquita ou a seus herdeiros findos os quais ficarão logo gozando de suas liberdades.

Deixo a João Coelho da Silva Guimarães a quantia de seiscentos mil réis em remuneração do amor com que me tem servido.

O meu escravo José servirá a minha mana Maria o tempo de seis anos findos os quais ficará no gozo de sua liberdade,

Deixo a João da Veiga Cabral a quantia de cem mil réis.

(........)

Em razão de não ter herdeiros legítimos ascendentes ou descendentes instituo por minhas universais herdeiras dos remanescentes de todos os meus bens as ditas minhas irmãs Dona Maria Eleodora e Dona Severina Eleodora para assim e deste modo manifestar-lhes o amor que sempre lhes consagrei.

(........)

(...) mandei escrever o presente testamento a meu rogo por Joaquim Antonio de Gouveia (...).

Cidade de São João del Rei, 7 de Fevereiro de 1846

Francisco José Dias

 

fls. 06v. - Abertura

Aos vinte e oito dias do mês de Novembro (...) foi aberto este Testamento e Codecilio com que faleceu Francisco José Dias no ano de mil oitocentos e quarenta e oito (...).

 

fls. 12

Diz Dona Cândida Júlia Dias, viúva de Antonio de Assis Alves do Banho, que falecendo seu tio o Capitão Francisco José Dias (...).

 

fls. 15

Diz José Coelho de Moura por cabeça de sua mulher Dona Maria Cândida Júlia Dias e de seus filhos: Cândida; Cândido; José; Maria e Francisco que o finado Francisco José Dias lhe deixou legado (...) a sua mulher e a cada um dos seus filhos (...).

 

fls. 17

Diz Herculano Rodrigues Pacheco por cabeça de sua mulher Dona Maria Cândida do Nascimento (...) que lhe deixou legado o finado Francisco José Dias (...).

 

fls. 20

Dizem José Caetano de Carvalho e sua mulher Dona Mariana Cândida de Jesus, o 1º filho legítimo de Pedro José Martins e sua mulher Dona Thereza Maria de Jesus, a 2a. filha legítima de João Gonçalves Gomes e sua mulher Dona Carlota Joaquina de Jesus, que o falecido seu tio Capitão Francisco José Dias (...).

 

fls. 23 - Procuração

Data: 31-08-1853

Local: Arraial e Freguesia de São Thomé das Letras, Termo da Vila de Santa Maria de Baependi, Minas e Comarca do Rio Verde.

Que Faz: José Caetano de Carvalho e sua mulher Dona Mariana Cândida de Jesus, moradores nesta freguesia e Distrito de São Thomé das Letras.

Procuradores Nomeados: a seus tios Cândido José Dias e Joaquim José Dias.

 

fls. 24

Diz Pedro José Martins, filho legítimo de Pedro José Martins e Dona Thereza Maria de Jesus, que o falecido seu tio o Capitão Francisco José Dias (...).

 

fls. 27

Certifico que revendo os Livros de Batismos desta freguesia em um deles a folha 17 consta o seguinte:

Aos dezessete dias do mês de Abril do ano e mil oitocentos e vinte e cinco na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes o Reverendo Capelão Gonçalo Corrêa de Carvalho batizou e pôs os santos óleos a Pedro = inocente, filho legítimo de Pedro José Martins e Dona Thereza Maria de Jesus. Foram padrinhos o Alferes Francisco José Dias e Dona Maria Eleodora, aquele solteiro e esta casada.

 

fls. 28

Diz Dona Maria Cândida do Carmo, filha legítima dos falecidos Pedro José Martins e Dona Thereza Maria de Jesus que o falecido seu tio Capitão Francisco José Dias (...).

 

fls. 31

Diz Manoel Joaquim Alves Junior, por cabeça de sua mulher Dona Messias Carolina de Jesus filha dos falecidos Pedro José Martins e Dona Thereza Maria de Jesus que o falecido seu tio Francisco José Dias (...).

 

fls. 34 - Procuração

Data: 01-09-1853

Local: Arraial e Freguesia de São Thomé das Letras Termo da Vila de Santa Maria de Baependi, Minas e Comarca do Rio Verde.

Que Fazem: Manoel Joaquim Alves Júnior por cabeça de sua mulher Dona Messias Carolina de Jesus, moradores neste Distrito de São Thomé das Letras.

Procuradores Nomeados: a seus tios Cândido José Dias e Joaquim José Dias.

 

fls. 35

Diz Bernardo José Carneiro por cabeça de sua mulher Dona Joana Eleodora Carneiro, filha legítima do senhor João Gonçalves Gomes e sua mulher (...).

 

fls. 70

Diz Mariana Cândida de Jesus, casada com Justiniano Florêncio da Silva, que falecendo o Capitão Francisco José Dias, deixou-lhe legado (...).

 

fls. 73

Diz José Theodoro de Faria Duraens, filho legítimo do Capitão Francisco Joaquim de Faria Duraens já falecido e de Dona Maria Eleodora de Jesus, que no inventário com que faleceu seu tio o Capitão Francisco José Dias.

 

fls. 75

Diz Dona Maria Eleodora de Jesus que falecendo seu irmão Francisco José Dias em 28 de Novembro de 1848 (...).

 

fls. 93

Diz Francisco Joaquim de Oliveira, filho legítimo do falecido Capitão Francisco Joaquim Duraens de Faria e Dona Maria Leodora de Jesus, que no Testamento com que faleceu seu tio o Capitão Francisco José Dias

 

fls. 96

Data: 30-01-1854

Local: Vila do Patrocínio Comarca do Paracatu do Príncipe, Província de Minas Gerais

Que Faz: Francisco Joaquim de Oliveira Dias, morador no Distrito da Bagagem deste Termo

Procuradores Nomeados: Comendador Batista Machado; Joaquim Antonio de Gouvea; Sargento Mor Francisco Martins Mundim.

 

fls. 97

Diz Dona Salvina Carolina de Jesus, filha legítima do falecido Capitão Francisco Joaquim Duraens e Dona Maria Eleodora de Jesus que no Testamento com que faleceu seu tio (...).

 

fls. 100

Certifico que em um livro findo de Assentos de Batismos desta freguesia a folhas duzentos e oitenta e cinco consta o seguinte:

Aos dez de Novembro de mil oitocentos e trinta nesta matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei o Reverendo Coadjutor Joaquim José de Souza Lira batizou e pôs os santos óleos a Salvina inocente filha legítima do Capitão Francisco Joaquim Durães de Faria e Dona Maria Eleodora de Jesus. Foram padrinhos o Alferes Francisco José Dias e Dona Teresa Maria de Jesus, solteiros, todos desta freguesia.

 

fls. 104

Diz Joaquim José Dias, filho legítimo de Dona Maria Eleodora de Jesus e do finado Capitão Francisco Joaquim Coelho de Faria que o Testador legou a todos os seus filhos (...)

 

fls. 106

Diz Cândido José Dias, filho legítimo de Dona Maria Eleodora de Jesus e do Capitão Francisco Joaquim Coelho de Faria, já falecido (...) que o testador legou a todos os seus filhos.

 

fls. 108

Diz Thomé Dias Cardoso, filho legítimo do Alferes João Antonio Cardoso e Dona Severina Eleodora de Jesus que o falecido seu tio (...).

 

fls. 111

Diz Pedro José Cardoso, filho legítimo de Dona Severina Cândida do Nascimento e João Antonio Cardoso já falecido, que no Testamento de seu tio (...).

 

fls. 113

Diz Cisinando Cislau do Carmo filho legítimo de Dona Severina Cândida do Nascimento e João Antonio Cardoso já falecido, que no testamento com que faleceu seu tio (...).

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1849

Caixa: 75

Nº de Páginas: 838

Inventariado: Capitão Francisco José Dias

Inventariantes: José Dias de Oliveira e José Gonçalves Gomes

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Capitão Francisco José Dias de quem são Testamenteiros conjuntos João Gonçalves Gomes e o Capitão José Dias de Oliveira.

Data: 05-02-1849

Local: São João del Rei

 

fls. 12v - Declaração

Declararam os Inventariantes que o mesmo Testador Inventariado faleceu no dia vinte e oito de Novembro do ano próximo passado de mil oitocentos e quarenta e oito e com seu solene Testamento (...).

 

Herdeiras (suas irmãs)

01- Dona Maria Eleodora de Jesus

02- Dona Severina Eleodora de Jesus

 

112593

* Há uma grande lista de dívidas ativas e lista de gêneros de loja do inventariado.

 

fls. 85 - Procuração

Data: 16-03-1849

Local: Cidade de São João del Rei em casas de morada do Testador Francisco José Dias

Que Faz: Maria Eleodora de Jesus, viúva do Capitão Francisco Joaquim Coelho Durães de Faria, e Dona Severina Eleodora de Jesus viúva do Alferes João Antonio Cardoso (irmãs do inventariado)

Procurador Nomeado: Florêncio Antonio da Fonseca; José Maria da Câmara; Desidério Antonio de Jesus Silva.

 

Monte Mor  127:523$890