PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Gracia e João Garcia Duarte” II, neste site.


FRANCISCO JOSÉ ANTUNES GUIMARÃES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 382

Ano: 1849

Nº de Paginas: 46

Inventariado: Francisco José Antunes Guimarães

Inventariante: Ignacia Maria de Jesus

Local: Vila de São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Francisco José Antunes Guimarães de quem é Inventariante sua mulher Dona Ignacia Maria de Jesus.

Data: 08 de Fevereiro de 1849

Local: cidade de São João del Rei.

 

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu, Francisco José Antunes Guimarães, estando algum tempo enfermo porém em meu perfeito juízo e temendo-me da morte a que todos é certa faço o meu testamento na forma seguinte:

Sou filho natural de Antonia Antunes de Matos, já falecida, nascido na Freguesia de São Salvador de Pedralva do Termo e Arcebispado de Braga do Reino de Portugal.

Sou casado a face da Igreja com Dona Ignacia Maria de Jesus, filha legítima de João Garcia Duarte e Dona Antonia Maria de Jesus, já falecidos, de cujo matrimônio não tivemos filhos e por isso não tenho herdeiros ascendentes e nem descendentes.

Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a dita minha mulher Dona Ignacia Maria de Jesus e o Capitão José Dias de Oliveira servindo ambos em um só corpo, em segundo lugar ao Capitão Francisco José Dias e em terceiro lugar a Sabino de Almeida Magalhães (...).

Sou irmão da Ordem Terceira de São Francisco, desta cidade, em cujo Hábito serei envolto. Meu corpo será conduzido, se falecer nesta cidade, para o cemitério da mesma Ordem, sem pompa e o mais humildemente e aí encomendado e sepultado (...).

(..........)

Cumpridas as minhas disposições e pagas algumas dívidas que eu dever, instituo por minha herdeira universal a dita minha mulher Dona Ignacia Maria de Jesus, e quando esta aconteça falecer primeiro do que eu não possa fazer novo Testamento, neste caso passarão a ser meus herdeiros a minha afilhada Maria Felisbina de Jesus, casada com Ignacio Bernardes de Souza, José Policarpo também meu afilhado, filho natural de Ana Garcia, e a minha escrava que foi Claudina cabra, todos três em igual parte quando todos sejam vivos e quando só não ficará com aquilo que existir.

(..........)

Cidade de São João del Rei, 15 de Julho de 1848

Francisco José Antunes

 

fls. 05v. - Subscrito

Testamento de Francisco José Antunes Guimarães, branco, casado, morador nesta cidade (...).

 

fls. 06 - Abertura

Aos vinte e seis de Dezembro de mil oitocentos e quarenta e oito, nesta cidade de São João del Rei (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu Francisco José Antunes Guimarães (...).

 

fls. 10v. - Declaração

(...) declarou que o falecido seu marido foi casado uma única vez com ela Inventariante e deste matrimônio não tiveram filhos alguns, falecendo este com Testamento solene (...) que seu marido faleceu nesta cidade no dia vinte e seis de Dezembro do ano próximo passado de mil oitocentos e quarenta e oito (...).

 

fls. 16 - Dívidas Ativas:

- Antonio de Assis Alves do banho 263$040

- Casemiro Moreira da Silva 146$120

- Reverendo Bernardino de Souza Caldas 76$600

- João Antonio Gonçalves de Almeida 126$600

- do funeral 64$490

- Manoel Rodrigues Godim 25$225

- Francisco Tomás da Costa 38$000

- Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva Guimarães 35$000

- Capitão Desidério Antonio de Jesus e Silva, do concerto das casas e chácara na rua do Tejuco: 109$099