PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Ferreira da Costa”, neste site


FRANCISCO FERREIRA COSTA, capitão

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1817

Caixa: 32

Inventariado: Francisco Ferreira Costa

Inventariante: Mariana Vitória de São José

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 86

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Francisco Ferreira da Costa, católico romano em cuja fé espero morrer e viver, estando enfermo de cama, em meu perfeito juízo, faço o meu Testamento na forma seguinte:

Sou natural desta Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, filho legítimo de Francisco Ferreira da Costa e de Úrsula Marcelina de Oliveira, já falecidos.

Sou casado em face da Igreja com Dona Mariana Vitória de São José de cujo matrimônio não tenho filhos.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a dita minha mulher Dona Mariana Vitória de São José, em segundo lugar a meus irmãos o Padre José Antonio Ferreira da Costa e o Capitão Mathias Ferreira da Costa, fazendo ambos um só corpo e uma só figura, em terceiro lugar a meu irmão o doutor João Antonio Ferreira da Costa (...).

Meu corpo será envolto em o Hábito de Nossa Senhora do Carmo e sepultado na Matriz desta vila (...)

(.....................)

O Testamenteiro que aceitar antes de seis meses comprará uma negrinha a eleição de Januária Maria, mulher do dito meu irmão Capitão Mathias Ferreira da Costa, até a quantia de cem mil réis que lhe deixo em agradecimento do amor e desvelo com que me tem tratado nesta minha moléstia, sem se poupar a trabalhos e incômodos.

Devo a Dona Mariana Garcia de Souza, viúva do Alferes Francisco Vieira, sem crédito, a quantia de cento e dezenove mil réis, além de outras continhas de sal e cargas de sua tropa (...).

Declaro que comprei a parte que tinha na Fazenda da Piedade o dito meu irmão Capitão Mathias Ferreira da Costa por trezentos mil réis, de que já lhe dei duzentos e quarenta mil réis e só resta sessenta mil réis que lhe pagará o que tudo está de palavra, sem clareza alguma.

(.....................)

Deixo de esmola a um menino, por nome Francisco, que terá de idade dez anos pouco mais ou menos, filho de Emerenciana de Tal, filha de Maria Pelônia, a quantia de oitocentos mil réis em dinheiro ou em bens, que o meu Testamenteiro terá em si até o mesmo ter idade competente para reger e governar seus bens, para então lhes entregar, dando-lhe apenas para o seu vestuário e cuidando de sua educação o que tudo faço pelo amor de Deus.

Deixo uma crioula por nome Romana para o serviço de meu irmão Padre José Antonio Ferreira da Costa e a minhas irmãs Maria, Theodora, Francisca, Bárbara e Ana.

(.....................)

Deixo por esmola a Theresa de Tal, mulher de Manoel de Souza, a quantia de seis mil réis.

(.....................)

Pagas as minhas dívidas e satisfeitos os meus legados, no líquido que restar de meus bens instituo a dita minha mulher Dona Mariana Vitória de São José por minha universal herdeira.

(.....................)

(...) a meu rogo escreveu Joaquim Jose de Santana Rego.

Vila e Chácara do Bomfim, 26 de Novembro de 1808

Fran.o Ferr.ª da Costa

 

fls. 05v. - Aprovação

Data: 26-11-1808

local: Subúrbios desta Vila em casas de morada do Padre José Antonio Ferreira da Costa, aí compareceu o Testador o Capitão Francisco Ferreira da Costa, morador na Piedade deste Termo.

 

fls. 06 - Abertura:

Aos treze dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e nove (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Francisco Ferreira da Costa.

 

fls. 28

Atesto e faço certo que Francisco Ferreira da Costa, filho natural de Emerenciana Maria do Nascimento, existe nesta vila e nela vive em companhia da referida sua mãe (...).