PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Ferreira da Costa”, neste site

 

FRANCISCO FERREIRA DA COSTA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1801

Caixa: 517

Inventariado: Francisco Ferreira da Costa

Inventariante: Padre José Antonio Ferreira da Costa

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: mais ou menos 300 (parte do documento falta pedaços)

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Fran.co Ferr.ª da Costa de quem é inventariante seu filho e testamenteiro o Padre José Antonio Ferr.ª da Costa.

Data: 20-02-1801

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o inventariante que o inventariado seu pai havia falecido no dia seis do mês de Abril de mil setecentos e noventa e nove, com seu solene Testamento (...).

 

fls. 04

Dizem os herdeiros do falecido Francisco Ferreira da Costa que quer proceder Inventário (...) por dependência do primeiro inventário que por este mesmo Juiz de Órfãos se fez por morte de Ursula Marcelina de Olivr.ª, mãe dos suplicantes (...).

 

fls. 04v. - Filhos:

01- Doutor João Antonio Ferreira da Costa, casado.

02- Antonio Lopes Ferreira, de idade de quarenta e um anos, solteiro.

03- Francisca Irina, solteira, de idade de trinta e nove anos.

04- Bárbara Marcelina, solteira, de idade de trinta e oito anos.

05- Maria Perpétua, de idade de trinta e sete anos, solteira.

06- Padre José Antonio Ferreira da Costa, presbítero.

07- Capitão Francisco Ferreira da Costa, solteiro, de idade de trinta e quatro anos (casou depois com D. Marconia Vitória de Souza)

08- Theodora Romana, casada com Felipe Rodrigues de Souza

09- Ana Dorothéa, solteira, de idade de vinte e nove anos.

 

Filho natural:

10- Mathias Ferreira da Costa, casado

 

Bens de Raiz:

- uma chácara em que morava o falecido inventariado seu pai, e ainda hoje assiste a sua família, com casas de vivenda, oficinas e mais pertences, cobertas de telha  600$000

- uma morada de casas na Rua da Intendência, em que mora presentemente o Capitão Joaquim Coelho de Souza  900$000

- uma morada de casas, no canto da mesma rua junto a Ponte Nova, em que morou o Capitão João Antonio Duarte  1:200$000

- outra morada de casas na rua da Câmara desta mesma vila, onde mora presentemente o Doutor João Antonio Ferreira da Costa  450$000

 

Testamento

 

Eu Francisco Ferreira da Costa estando molesto mas em meu perfeito juízo e entendimento, temendo-me da morte que a todos é indispensável, faço este meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural e batizado na Freguesia da Vila da Arruda das Vinhas Patriarcado de Lisboa, filho legítimo de Antonio Ferreira e de Vitória da Rosa, já falecidos.

Declaro que fui casado nestas Minas e na conformidade das Leis do Reino com Marcelina de Oliveira, já falecida, de cujo matrimônio tive os filhos seguintes: o Doutor João Antonio = o Padre José Antonio = Antonio Lopes = Francisco Ferreira = Francisca Bárbara = Maria = Theodora e Ana. aos quais instituo por meus universais herdeiros nas duas partes de meus bens.

Declaro que antes de casado tive um filho natural por nome Mathias Ferreira da Costa, o qual quero que também entre com os mais herdeiros legítimos quando da minha parte, e não na parte da falecida minha mulher cuja meação ainda se acha por dividir e herdar os ditos meus filhos legítimos, por ter comprado e como comprei a referida meação.

Declaro que quanto a meu filho Antonio Lopes, nunca se lhe entregará as partes respectivas que lhe tocarem das heranças materna e paterna, pela prodigalidade e demência em que vive, antes recomendo aos meus Testamenteiros que se lhe nomeie um curador para com ele ir gradualmente dispendendo, alimentando, vestindo-o enquanto for vivo e lhe durar a sua legítima.

Peço e rogo em primeiro lugar ao meu filho o Padre José Antonio Ferreira da Costa, em segundo a meu filho Doutor João Antonio Ferreira da Costa; e em terceiro lugar a meu filho Francisco Ferreira da Costa e em quarto lugar a minha filha Maria Perpétua (...).

Declaro que quero ser enterrado na Matriz desta vila, amortalhado em Hábito de São Francisco (...).

(.........................)

Declaro que tambem deixo da minha terça vinte oitavas de esmolas a minha comadre Ana Maria, viúva de Estevão de Andrade.

(.........................)

Declaro que satisfeitas as disposições da minha terça, os remanescentes dela se dividirão por todas as minhas filhas em igual parte.

Declaro que tenho dado a meu filho Francisco Ferreira da Costa quinhentos mil réis, e a meu filho o Doutor João Antonio Ferreira da Costa cento e noventa mil réis e a meu filho Antonio [parte danificada].

Declaro que dei de patrimônio a meu filho Padre José Antonio, na parte da legítima de sua mãe, afim de se ordenar, uma sesmaria de terras de cultura sitas na Mantiqueira e uma morada de casas sitas defronte a em que mora o Doutor Antonio Tavares da Rocha e mais dois negros (...).

(.........................)

Declaro que o nome da minha falecida mulher não é Marcelina de Oliveira como se vê no parágrafo terceiro escrito, mas sim Ursula Marcelina de Oliveira o que hei por declarado.

(.........................)

(...) por não poder escrever pedi e roguei a Antonio Manoel da Veiga Prada que este por mim fizesse (...).

Vila de São João del Rei, 16 de Julho de 1795

Francisco Ferreira da Costa

 

Abertura:

Aos seis dias do mês de Abril de mil setecentos e noventa e nove anos foi aberto este Testamento com que faleceu Francisco Ferreira da Costa (...).

 

Monte Mor  16:147$898 ½

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Diogo Moreira da Silva Rebelo, João Felisberto Gomes do Couto, Francisco Soares da Graça, Capitão Antonio Gonçalves de Figueiredo, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva.

Data: 27-07-1802

Local: São João del Rei

Que Fazem: Felipe Roiz de Souza por cabeça de sua mulher

 

Diz Felipe Roiz de Souza que no inventário que se procedeu por morte de Francisco Ferreira da Costa, sogro do suplicante, assinou este Termo de Curatela ao herdeiro Antonio Lopes Ferreira da Costa e isto há muito mais de dois anos, por cuja razão e porque o dito herdeiro curado se acha para se mudar para a Fazenda de seu sogro Manoel da Costa Gularte, morador na sua dita Fazenda do Ribeirão dos Cavalos Aplicação de Nossa Senhora da Piedade desta Freguesia (...).

 

Diz Antonio Lopes Ferreira da Costa, filho e herdeiro dos falecidos Francisco Ferreira da Costa e sua mulher Ursula Marcelina de Oliveira, de idade de sessenta anos pouco mais ou menos, com mulher e filhos por haver casado legitimamente, que falecendo há muitos anos seu pai, (...) recomendou lhe arranjasse um curado e se lhe nomeou por curador a seu cunhado Felipe Roiz de Souza (...) mas este suplicante nunca foi leso e nem demente e tem capacidade para reger seus bens (...).