PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Padre Manoel da Paixão e Paiva”, neste site

 

FRANCISCO EMILIANO DE PAIVA

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1854

Caixa: 99

Nº de Páginas: 50

Testador: Francisco Emiliano de Paiva

Testamenteiro: Bernardino de Souza Caldas

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Eu Francisco Emiliano de Paiva, filho legitimado em Testamento do falecido Reverendo Padre Mestre Manoel da Paixão e Paiva, estando enfermo, mas plenamente senhor de minhas faculdades mentais e querendo catolicamente preparar-me para a morte, resolvo meu Testamento e disposições de última vontade da maneira seguinte:

Meu corpo depois de morto, envolto em Hábito do Seráfico Padre São Francisco, será sepultado em o lugar do meu falecimento (...).

(.............)

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu irmão Reverendo Bernardino de Souza Caldas, em segundo a meu irmão Modesto Antonio de Paiva, em terceiro a meu irmão Antonio Justiniano de Paiva e em quarto a meu irmão José Marcelino de Paiva (...).

Por fragilidade humana, e no estado de solteiro em que tenho sempre vivido, tive dois filhos havidos de uma mulher solteira, que mora em o Arraial de São Gonçalo do Brumado, Maria Cândida de Souza, de nomes: José e Maria, os quais reconheço por meus filhos e como tais instituo por herdeiros nas duas partes de meus bens, advertindo porém que se antes da minha morte falecer algum deles a herança deste reverterá para o que lhe sobreviver e se por ventura morrerem ambos, nesse caso quero e é minha vontade sejam herdeiros de meus bens todos os meus sobrinhos, quer legítimos quer ilegítimos, filhos de todos os meus irmãos.

Autorizo o meu Testamenteiro para poder independentemente de praça, vender a parte que possuo nas Fazendas denominadas Mundo Vira e São Gonçalo, herdada pelo meu falecido pai, pelo maior preço que puder reputar. para com o equivalente desta, depois de cumpridas e satisfeitas todas as minhas disposições, por a prêmio em mão muito segura as duas partes pertencentes aos mesmos herdeiros; alimentando com o produto do prêmio os mesmos herdeiros, até que na idade competente lhe sejam entregues o total de suas legítimas, preferindo sempre na venda aos nossos irmãos conforme a recomendação amorosa de nosso falecido pai, e para este fim constituo ao mesmo Testamenteiro que aceitar, meu Procurador e Tutor legal de meus filhos e os hei a todos por abonados por os julgar capazes, recomendando-lhes caridosamente zelarem da educação dos mesmos herdeiros.

(.............)

Deixo a minha sobrinha Mariana, filha de minha irmã Joana Paula da Visitação e Paiva, cem mil réis de legado.

Deixo as duas filhas de minha irmã Maria do Carmo de Jesus: Carolina e Mecias, a cada uma cinquenta mil réis.

Meu Testamenteiro porá a prêmio em mão segura cem mil réis em favor de minhas duas sobrinhas: Maria e Mariana, filhas de meu irmão Quintiliano Gonçalves de Moura, para dar-lhes todos os anos o rendimento do prêmio e logo que alguma se case lhe entregue os cinquenta mil réis do principal, sobrevivendo uma a outra, no direito, e na falta de ambas sua mãe Dona Rita.

(.............)

(...) pedi a Custódio de Almeida Magalhães que este por mim escrevesse (...).

Cidade de São João del Rei, 02 de Dezembro de 1850

Francisco Emiliano de Paiva

 

fls. 05 - Abertura

Aos dezoito dias do mês de Junho do ano de mil oitocentos e cinquenta e um (...) foi aberto este Testamento com que faleceu o Testador Francisco Emiliano de Paiva (...).

 

fls. 10

Diz Dona Mariana Carolina de Magalhães que no Testamento solene com que faleceu seu tio Francisco Emiliano de Paiva, legou a suplicante a quantia de cem mil réis (...).

 

fls. 12

Diz Dona Maria do Carmo de Jesus, viúva, por cabeça de suas filhas Carolina e Micias, que no Testamento solene com que faleceu seu irmão Francisco Emiliano de Paiva (...)

 

fls. 15

Diz Bernardino de Souza Caldas (Reverendo) (...) sobre as duas sobrinhas do Testador, Maria e Mariana, filhas de Quintiliano Gonçalves de Moura: (...) o Suplicante pôs o prêmio deixados em legados para elas pelo Testador em mão do negociante Modesto Antonio de Paiva, tio de ambas e padrinho de uma delas (...) elas além de honestas e virtuosas, são já maiores de vinte e um anos e moram em companhia de sua pobre viúva mãe, vivendo todas do seu honesto trabalho, e não seja esta quantia deixada suficiente a conseguir-lhes marido que só poderão ter pelas suas mesmas virtudes (...).

São elas: Maria Madalena de Moura Albuquerque, Mariana Carolina de Albuquerque.

Sua mãe: Dona Rita Emilia de Albuquerque e Moura, viúva de Quintiliano Gonçalves de Moura.

 

FRANCISCO EMILIANO DE PAIVA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1852

Caixa: 362

Inventariado: Francisco Emiliano de Paiva

Inventariante: Padre Bernardino de Souza Caldas

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 64

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Francisco Emiliano de Paiva de quem é Testamenteiro e Inventariante o Padre Bernardino de Souza Caldas.

Data: 11-07-1851

Local: São João del Rei

 

fls. 08 - Declaração

(...) logo declarou o Inventariante que o Inventariado faleceu com Testamento solene que nos autos deste consta o dia mês e ano do seu falecimento (...).

 

fls. 08 Filhos naturais:

01- José, de idade de quatro anos pouco mais ou menos.

02- Maria, de idade de dois anos, pouco mais ou menos.

 

fls. 08v - Bens de Raiz

- parte de terras que ao Testador Inventariado coube em legítima paterna na Fazenda do Mundo Vira e São Gonçalo, constante do pagamento que teve:  1:100$000

 

fls. 09 - Dividas Passivas

- Cândido Hermenegildo Branquinho 30$000

- Modesto Antonio de Paiva (irmão do inventariado)  31$830

 

fls. 12

Diz Bernardino de Souza Caldas (Padre), Testamenteiro e Inventariante dos bens do finado seu irmão Francisco Emiliano de Paiva (...).

 

fls. 13v - Divida Ativa

- o irmão Padre Bernardino de Souza Caldas 154$305

 

fls. 14

Diz o Padre Bernardino de Souza Caldas (...) que por falecimento de sua irmã Dona Emiliana Cândida de Jesus (...).

 

Monte Mor  1:550$292

 

fls. 47

Diz Bernardino de Souza Caldas, Testamenteiro do Cônego Bernardino de Souza Caldas que havendo este sito Testamenteiro de Francisco Emiliano de Paiva (...).

 

fls. 55

Diz Antonio Justiniano de Paiva, Tutor de seus sobrinhos, filhos do falecido Francisco Emiliano de Paiva (...).

 

fls. 60

Dizem José Esteves de Souza e Maria Carlota de Souza, filhos instituídos em Testamento do finado seu pai Francisco Emiliano de Paiva (...).

 

fls. 61

Certifico que de um dos Livros de Assentos de Batizados desta Freguesia a folha 173 consta:

Aos onze dias do mês de Agosto de mil oitocentos e quarenta e dois, na Capela de São Gonçalo do Brumado, filial desta Matriz de São João del Rei, o Reverendo Capelão João Pedro dos Santos batizou solenemente e pôs os santos óleos a José, inocente, filho natural de Maria Antonia de Jesus, nascido a três do mesmo mês e ano. Foram padrinhos o Reverendo João Pedro dos Santos e Maria do Carmo de Jesus, viúva.

Vigário Luís José Dias Custódio

 

fls. 62

Certifico que de um dos Livros de Assentos de Batizados desta Freguesia a folhas 382 verso consta:

Aos onze de Agosto de mil oitocentos e setenta em casas de minha residência, depois de ouvir as pessoas fidedignas e em vista do Testamento de Francisco Emiliano de Paiva, datado de mil oitocentos e cinquenta, convencido da verdade por eles exposta, abro o seguinte assento:

Em dias do ano de mil oitocentos e quarenta e oito o Reverendo Bernardino de Souza Caldas batizou solenemente e pôs os santos óleos a inocente Maria, filha natural de Maria Cândida de Souza e depois legitimada em Testamento por Francisco Emiliano de Paiva, sendo padrinhos João Crisóstomo de Magalhães e Dona Mariana de Magalhães. O que para constar faço este Assento.

Cônego Francisco Amâncio de Assis

 

fls. 63 - Procuração

Que Faz: Maria Carlota de Souza, moradora no Distrito de São Gonçalo do Brumado, filha natural do Inventariado.

Data: 16-08-1870

Local: São João del Rei.

Procurador Nomeado: José Bazilio de Miranda.

 

fls. 64 - Procuração

Que Faz: José Esteves de Souza, morador desta Freguesia, filho natural do Inventariado.

Data: 03-08-1870

Local: São João del Rei.

Procurador Nomeado: José Bazilio de Miranda.