PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Lobo-Silva-Rios”, neste site.


TEREZA PERPÉTUA ALEXANDRINA RIOS

Inventário

e

FRANCISCO DIAS CRAVO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1854

Caixa: 552

Inventariada: Thereza Perpétua Alexandrina Rios

Inventariante: Francisco Dias Cravo

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 46

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens da falecida Dona Thereza Perpétua Alexandrina Rios de quem ficou viúvo e universal herdeiro seu marido Francisco Dias Cravo - Inventariante

Data: 06-04-1864

Local: São João del Rei

 

fls. 03

Diz Francisco Dias Cravo, viúvo de D. Thereza Perpétua Alexandrina Rios, morador na Freguesia de Nazaré deste Termo, que falecendo esta sem filhos e com Testamento (...).

 

fls. 04 - Testamento

 

Em nome de Deus, Trino e Uno. amém.

Eu Thereza Perpétua Alexandria Rios moradora nesta Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré Termo da idade de São João del Rei, achando-me algum tanto adoentada e na maior idade de setenta anos e senhora de minhas potências intelectuais ordeno o meu Testamento da maneira seguinte:

(...................)

Sou natural e batizada na Matriz de São João del Rei, filha legítima do Capitão Manoel José Godinho e de sua mulher Dona Ana Francisca de Alexandria, já falecidos.

Sou casada em face da Igreja com Francisco Dias Cravo com quem sempre vive em boa harmonia na paz de Jesus Cristo, sendo que deste matrimônio tivemos dois filhos que faleceram de tenra idade e por isso não podiam deixar sucessão e a minha religião é a do meu estado.

Instituo por meus Testamenteiros em primeiro lugar ao dito meu prezado marido Francisco Dias Bravo e em segundo a José Ribeiro de Carvalho e em terceiro a Domiciano Ribeiro da Costa (...).

Meu corpo envolto em Hábito e capa das Dores será sepultado na Matriz ou Capela mais vizinha ao lugar do meu falecimento (...).

(...................)

Deixo a minha afilhada Jesuína, filha do finado Agostinho Luís do Nascimento e Claudina de Tal sua mulher, moradora nesta Freguesia, a quantia de dez mil réis em legado pelo amor de Deus.

(...................)

Dos remanescentes da minha meação deixo por meu universal herdeiro ao dito meu marido Francisco Dias Cravo.

(...................)

(...) sendo a meu rogo escrito por Camillo Silvino de Carvalho (...).

Fazenda do Brejo do Distrito de Nazaré aos 23 de Outubro de 1853

Dona Thereza Perpétua de Alexandria Rios

 

fls. 06 - Subscrito

Testamento de Dona Thereza Perpétua de Alexandria Rios moradora na sua Fazenda do Brejo Freguesia de Nazaré (...).

 

fls. 06 - Abertura

Aos oito dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e cinquenta e três nesta Freguesia de Nazaré (...) me foi entregue este Testamento com que faleceu a Testadora (...).

 

fls. 12v - Bens de Raiz:

- uma casa de morada, paiol, moinho cobertos de telha, monjolo e rancho de carro cobertos de capim, quintal com arvoredos de espinhos e mais plantações  150$000

- uma morada de casas e seus fundos situadas na capela  40$000

- uma parte de terras de culturas e campos de criar em comum e sociedade na Fazenda de Nazaré  700$000

 

FRANCISCO DIAS CRAVO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1860/1861

Caixa: 37

Testador: Francisco Dias Cravo

Testamenteiro: Manoel Silveira Carvalho

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 60

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 02 - Testamento

 

Em nome de Deus Trino e Uno. amém.

Eu Francisco Dias Cravo, morador nesta Freguesia de Nazaré, como cristão católico apostólico romano que sou, em a qual religião nasci e me tenho conservado e espero morrer, achando-me bastante adoentado e senhor de todas as minhas faculdades mentais com perfeito conhecimento do que faço, ordeno meu Testamento de maneira seguinte para ter execução depois de minha morte e melhor ajustar minha consciência com o Supremo Juiz a quem tenho de prestar contas.

Sou natural e batizado na Vila de Lavras, filho legítimo de Francisco Dias Cravo e Florência Maria da Silva, ambos já falecidos.

Sou viúvo, fui casado em face da Igreja com Thereza Perpétua de Alexandria Rios com quem vive em boa harmonia, sendo que deste matrimônio tivemos dois filhos que faleceram de tenra idade por isso não deixaram sucessores.

Instituo por meus Testamenteiros em primeiro lugar a Manoel Silvério de Carvalho, em segundo a Manoel Ribeiro de Carvalho e em terceiro a Manoel Joaquim de Freitas (...).

(..........................)

Deixo a Maria do Carmo, casada com Joaquim da Silva Pereira que foi morador desta Freguesia e hoje residente na Pomba, a quantia de duzentos mil réis livres de sua décima que serão pagas as custas de meus bens.

Deixo a minha comadre Jesuína Cândida do Nascimento, moradora nesta freguesia, a quantia de vinte mil réis livres de siza ou décima que serão pagas as custas de meus bens.

(..........................)

Dos remanescentes de meus bens, cumpridas todas as disposições, instituo por minhas universais herdeiras as minhas irmãs: Cândida = Rita e Joana, moradoras na Vila de Lavras do Funil.

(..........................)

(...) escrito a meu rogo pelo Vigário Miguel Arcanjo de Assis (...).

Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré, 27 de Junho de 1860

Francisco Dias Cravo

 

fls. 05 - Abertura

Aos vinte e oito dias do mês de Junho de mil oitocentos e sessenta pelas duas horas da tarde nesta Freguesia de Nazaré (...) foi apresentado este Testamento com que hoje faleceu Francisco Dias Bravo (...).

 

fls. 13 - Procuração

Procurador Nomeado: Francisco Thomas Leite Ribeiro

Data: 04-05-1861

Local: Freguesia de Santo Antonio de Pádua Município da Vila de São Fidelis

Que Fazem: Francisco Joaquim da Silva e sua mulher Dona Maria do Carmo (legatária do Testador), moradores nesta freguesia.

 

fls. 18 - Procuração

Procurador Nomeado: Capitão José Pedro Guimarães

Data: 28-05-1861

Local: Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré.

Que Faz: Jesuína Cândida do Nascimento

 

fls. 20

Diz Manoel Silvério de Carvalho, testamenteiro de Francisco Dias Cravo, e inventariante dos bens deste (...) que as herdeiras instituídas Dona Cândida Miquelina de Jesus, Dona Rita Francisca da Conceição e Dona Joana Maria da Conceição (...).

 

fls. 22 - Procuração

Procurador Nomeado: Domingos da Silva Alves

Data: 01-06-1861

Local: São João del Rei

Que Faz: Manoel Silvério de Carvalho, morador de Nazaré