PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Maria Alves da Porciúncula”, neste site


FRANCISCO DE ÁVILA FAGUNDES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1759/1771

Caixa: 363

Inventariado: Francisco de Ávila Fagundes

Inventariante: Maria Alves da Porciúncula

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 310

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do casal que ficaram por morte e falecimento de Fran.co de Ávila Fagundes, Inventariante a viúva sua mulher Dona Maria Alz. da Porciúncula.

Data: 11-08-1759

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 02 - Declaração

Declarou a Inventariante que o dito seu marido falecera aos vinte e um do mês de Junho deste presente ano de mil setecentos e cinquenta e nove, com Testamento (...).

 

fls. 07 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e cinquenta e nove aos cinco dias do mês de Abril do dito ano.

Eu Francisco Ávila Fagundes estando em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu, temendo-me da morte e desejando por a minha alma no caminho da salvação por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim quer fazer e de quando será servido de me levar para si faço este meu Testamento da maneira seguinte:

(.................)

Rogo em primeiro lugar a minha mulher Dona Maria Alves da Porciúncula, em segundo lugar a Manoel de Andrade e Cunha morador em a Vila de São João del Rei, em terceiro lugar a meu genro o Capitão Antonio Luís Coimbra, que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus Testamenteiros (...).

Meu corpo será sepultado na minha Capela de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas e amortalhada em o Hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo (...).

(.................)

Declaro que sou natural da Ilha Terceira da cidade de Angra, filho legítimo de João de Lima Fagundes e de Maria da Conceição, e que ao presente sou casado nesta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas com D. Maria Alves da Porciúncula de quem tenho filhos legítimos herdeiros necessários a saber: Francisca, casada com o Capitão Antonio Leite Coimbra; Genoveva; Maria, Manoel, Jose, Alexandre, João, Francisco.

Declaro que dos filhos do matrimônio que tive de minha mulher Dna Maria Alves da Porciúncula entre estes foi uma das sobreditas nomeadas por nome Maria de Nazaré, menor de vinte e cinco anos, e tratando-a como devíamos com amor paternal, esta se desonestou em nossa casa e fugiu com um caixeiro Germano José (oficial de alfaiate), tudo contra a minha vontade e fora deserdada (...).

Declaro que minha cunhada Maria da Encarnação é possuidora de um sítio das Carrancas e por seu consentimento o vendi a Luís Gomes por preço de trezentos mil réis (...).

(.................)

Deixo a minha filha Genoveva, solteira, dois mil cruzados (...).

(.................)

Deixo e instituo minha herdeira do que restar de minha terça ou depois de pagas as minhas dívidas a minha mulher Maria Alves da Porciúncula e a nomeio e instituo tutora de meus filhos.

(.................)

(...) pedi a Ricardo Antonio da Veiga que este meu Testamento por mim escrevesse (...).

Sitio das Carrancas, 05 de Abril de 1759

Francisco de Ávila Fagundes

 

fls. 11 - Abertura

Aos vinte e um de Junho de mil setecentos e cinquenta e nove me foi entregue este Testamento com que faleceu Francisco de Ávila Fagundes (...).

 

fls. 18 - Filhos:

01- Dona Francisca Maria de Jesus, casada com o Capitão Antonio Leite Coimbra, de idade de vinte e dois anos.

02- Genoveva da Trindade, solteira, de idade de vinte anos.

03- Manoel de Ávila Fagundes, de idade de dezoito anos.

04- José de Lima Barbosa, de idade de dezesseis anos.

05- Alexandre Luís Barbosa, de idade de quatorze anos.

06- João de Lima Fagundes, de idade de dez anos.

07- Francisco de Ávila Fagundes, de idade de oito anos

08- Maria de Nazaré (nascido do matrimônio entre a inventariante e o falecido seu marido) fora deserdada por casar-se contra a vontade do seu pai.

 

Monte Mor - 15:284$410

 

fls. 44

Dizem Germano José da Silva Freire e sua mulher Maria de Nazaré, moradores no lugar dos Serranos do Rio Grande Termo desta vila (...);

 

fls. 45 - Procuração

Procuradores Nomeados: José da Silveira e Souza, Antonio José de Mello, João Antonio da Silva Leão, Brás Alves Antunes, Manoel Ribeiro.

Que Faz: Germano José da Costa

Data: 28-03-1761

Local: Vila de São João

 

fls. 98 - Procuração

Procuradores Nomeados: Vicente Ferreira Alves e Salvador Paes Godoy dos Passos

Data: 17-01-1763

Local: São João del Rei

Que Faz: Dona Genoveva da Trindade.

 

fls. 110 - Auto de Contas

Data: 23-01-1769

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Germano José da Silva Freire

Dos Órfãos:

- Dona Francisca Maria de Jesus, casada com o Capitão Antonio Leite Coimbra.

- Maria de Nazaré é casada com ele tutor.

- Genoveva da Trindade se casou depois do falecimento de seu pai com Antonio Ribeiro da Silva.

- Manoel de Ávila Fagundes terá de idade vinte e sete anos, se acha no estado de solteiro e vive em companhia de sua mãe, ocupando-se na administração da fazenda.

- o órfão José se acha hoje no estado de sacerdote do Hábito de São Pedro.

- o órfão Alexandre tem de idade vinte e cinco anos, mora ao presente com ele tutor.

- o órfão João terá dezoito anos, vive em companhia de seu irmão o Rev. Pe. Ignácio Franco Torres.

- Francisco tem dezesseis anos, vive com sua mãe.

Todos se acham no estado de solteiro,

 

fls. 135 - Auto de Emancipação.

(...) faço saber que (...) Francisco de Ávila Fagundes, filho legítimo de Francisco de Ávila Fagundes e de Maria Alves da Porciúncula (...) tem mais de vinte e dois anos.

 

Procuração

Procuradores Nomeados: Vicente Alves, Manoel José Dias, Diogo Moreira da Silva Rabello, João Ferreira Guimarães, Baltazar Dias de Aguiar.

Data: 28-09-1772

Local: Fortaleza

Que Faz: Francisco de Ávila Fagundes

 

Diz João de Lima Fagundes, filho que ficou de Francisco da Silva Fagundes (...), que se acha casado (...).

Diz João de Lima Fagundes (...) natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, hoje S. Ana das Lavras (...).

 

Nossa Senhora da Conceição das Carrancas e Santa Ana das Lavras do Funil.

Aos quatorze dias do mês de Setembro do ano de mil setecentos e quarenta e oito na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas e Rio Grande pus os santos óleos a João, filho legítimo de Francisco de Ávila Fagundes, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da cidade e Bispado de Angra da Ilha Terceira, filho legítimo de João de Lima Fagundes e de Maria da Conceição, e de sua mulher Dona Maria Barbosa da Porciúncula, natural e batizada na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande que neste tempo era Matriz desta Freguesia filha legítima de Francisco Alves Barbosa e de Isabel Barbosa sua mulher, nasceu aos vinte e seis dias do mês de Agosto deste ano acima dito, foi batizado em casa pelo Reverendo Padre Bento Ferreira por parecer estava em perigo de vida.

 

Paróquia de São Bom Jesus do Monte do Furquim.

Aos seis dias do mês de Outubro de mil setecentos e sessenta e nove anos na Capela do Ubá, filial desta Matriz, o Reverendo Joaquim José Ferreira com licença minha e do Reverendo Vigário Geral João Botelho Borges assistiu ao sacramento do matrimônio que com palavras de presente celebraram entre si: João de Lima Fagundes, filho legítimo de Francisco de Ávila Fagundes e de Dona Maria Alves da Porciúncula, natural batizado e morador na Freguesia das Carrancas; e Dona Ana Rosa Felícia, filha legítima do Tenente Manoel de Souza Ferreira e Dona Luiza Rosa da Silva, nascida e batizada na freguesia do Sumidouro e moradora nesta do Senhor Bom Jesus do Monte do Furquim (...) sendo testemunhas o Reverendo Bernardino Ferreira Romão e o Reverendo Francisco Xavier Vaz Velloso.