PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “João Pires da Costa”, neste site.

 

FRANCISCO DA SILVA CHAVES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1804

Caixa: C-08

Inventariado: Francisco da Silva Chaves

Inventariante: Joaquim Ferreira Rocha

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 92

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Fran.co da Silva Chaves de quem é inventariante seu Testamenteiro Joaq.m Ferr.ª Rocha

Data: 09-04-1804

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 01 - Declaração

Declarou o inventariante que o falecido inventariado falecera a treze de Novembro do ano passado de mil oitocentos e três na Barra do Jacaré, Aplicação de [danificado]

 

fls. 02

Diz Joaquim Ferreira Rocha como testamenteiro de Fran.co da S.ª Chaves que, falecendo este no Termo da Vila de São José para onde se tinha ido curar da moléstia que faleceu, foi o suplicante a dita Paragem e fez conduzir os bens que havia levado para o Termo desta vila onde o suplicante é morador (...) quer fazer Inventário por haver um herdeiro menor de onze anos e outro já emancipado; e igualmente que se fez por falecimento da mulher do Testador, Fran.ca Theresa do Nascimento (...).

 

fls. 2v - Filhos:

01- Francisco, de idade de onze anos

 

Herdeiro natural:

02- Miguel da Silva, casado na Vila de Lorena da Piedade Comarca de São Paulo

 

fls. 11

Contem uma carta de Francisco da Silva Chaves para o Alferes Joaquim Ferreira Rocha, na qual Francisco da Silva Chaves diz ser sobrinho do mesmo (...).

 

Testamento

 

Jesus, Maria e José.

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu Francisco da Silva Chaves estando gravemente enfermo e em meu perfeito juízo e, desejando por a minha alma no caminho da salvação, faço o meu Testamento pela maneira seguinte:

(............................)

Ordeno que o meu corpo seja amortalhado no Hábito de São Francisco e sepultado na Capela mais vizinha (...).

Declaro que sou natural da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, filho legítimo de João Pires da Costa e de Francisca da Silva Chaves, já falecidos, e sou viúvo porque fui casado com Francisca Theresa do Nascimento, já falecida, e conforme a Lei do Reino e de cujo matrimônio tivemos um só filho que se chama Francisco, este é de menor idade e se acha ao presente em estudo em casa do Padre Jose Francisco Morato.

Declaro que tenho antes um filho natural por nome Miguel, pardo, que é filho de uma crioula por nome Mariana, escrava de João da Costa Leal, o qual tive antes de ser casado, [parte danificada] o qual instituo igualmente por meu herdeiro.

(............................)

Rogo para meus Testamenteiros Tutores dos herdeiros órfãos Francisco, em primeiro lugar a meu cunhado Antonio Ferreira Rocha, e na falta deste a meu cunhado Felisberto Ferreira Rocha (...).

(............................)

(...) por eu não poder escrever e não achar quem o soubesse escrever pedi a José Rodrigues de Faria que este por mim escrevesse (...).

(............................)

Barra do Matosinhos do Jacaré, 25 de Fevereiro de 1803.

Francisco da Silva Chaves

 

Abertura:

Aos treze dias do mês de Dezembro(?) de mil oitocentos e três (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Francisco da Silva Chaves (...).

 

Diz Joaquim Ferreira Rocha que falecendo seu cunhado Francisco da Silva Chaves, morador em casa de José Pires Ferreira, Aplicação do Senhor Bom Jesus de Matosinhos da Freguesia de São Bento do Tamanduá (...).

 

Diz Miguel da Silva Chaves, morador na Vila de Lorena onde se acha casado, que teve noticia ter falecido seu pai Francisco da S.ª  Chaves com Testamento, que nele instituiu ao suplicante por herdeiro em igual como filho legítimo do mesmo (...).

 

Monte Mor  1:906$762

 

Do Órfão:

O herdeiro Francisco se acha solteiro, se bem que chegou a sua noticia que o mesmo se dispõe a se casar com uma filha do Alferes José Francisco Morato, mas não sabe com certeza, com idade de 19 anos pouco mais ou menos.