PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 8º, neste site.

 

FRANCISCO ANTONIO DE CARVALHO, tenente

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1837

Caixa: 521

Nº de Paginas: 198

Inventariado: Francisco Antonio de Carvalho

Inventariante: Delfina Henriqueta Julia de Resende.

Local: São Miguel do Cajurú

Data do óbito: 17-02-1836

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco, a pedido de Regina Moraes Junqueira.

 

fls. 01

Inventário dos bens do casal do falecido Tenente Francisco Antonio de Carvalho de quem ficou viúva e é Testamenteira e Inventariante dona Delfina Henriqueta Julia de Resende segunda vez casada com Silvestre Antonio de Carvalho.

Data: 12 de junho de 1837

Local: fazenda denominada da Vargem Grande, da Freguesia de São Miguel do Cajurú, Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes (...).

 

fls. 01v. - Declaração.

(...) e logo declarou que o inventariado seu primeiro marido havia falecido no dia dezessete do mês de Fevereiro do ano próximo passado de mil oitocentos e trinta e sete (sic) (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Jose Resende de Carvalho, solteiro, de idade de dezesseis anos;

02- Dona Ilidia Mafalda de Resende, casada com João Ignacio de Carvalho

03- Dona Maria Leopoldina de Resende, solteira de idade de quatorze anos (depois casada com José Moreira da Silva).

04- Dona Carolina Simpliris de Resende, solteira de idade de treze anos (depois casada com Jose Carvalho de Araújo).

05- Dona Ana Delfina de Resende, solteira, de idade de doze anos.

 

fls. 09 - Bens de Raiz

- uma fazenda denominada Vargem Grande, sita nesta Freguesia de São Miguel do Cajurú, que se compõem de campos de criar, e terras de cultura, e parte com terras da Fazenda do Ribeirão, com terras do Capitão José Manoel de Carvalho, com terras do Alferes Antonio Moreira da Silva, com terras do Guarda Mor João Correia de Carvalho, com terras de Joaquim Fernandes da Silva, com terras do Capitão Francisco Carvalho Duarte:  4:000$000

- uma casa de vivenda nesta mesma fazenda, com paiol, moinho e outra pequena casa, tudo coberto de telha, com senzalas, rancho de carros, casas de queijos e outro rancho coberto de capim com quintais e curral tudo cercado de madeira, com arvoredos de diferentes qualidades e rego de água, pertencendo a metade de toda a telha de que é coberta a mesma casa e mais edifícios ao capitão Jose Manoel de Carvalho (...). 200$000.

- na fazenda denominada Engenho dos Carvalhos, pertencem ao casal as partes seguintes: de legitima de seus pais Jose de Carvalho Duarte e Dona Maria Antonia de Jesus; terras de culturas, campos de criar e benfeitorias - os que compraram da mesma legitima ao herdeiro Manoel Joaquim Nogueira e sua mulher; a metade da legitima paterna que comprou ao herdeiro Graciano Alves de Moraes e sua mulher; - e outra metade da mesma legitima paterna que comprou ao herdeiro João Ignacio de Faria e sua mulher:  1:500$000

- nas terras compradas de Ana Joaquina Rosa pelas mesmas heranças e compras: 500$000

- pelas mesmas legitimas paterna e materna e compras nas terras e benfeitorias da fazenda denominada do Tijuco do Morro do Chapéu, sita na Aplicação de Nossa Senhora da Piedade, as mesmas partes na forma retro declarada respeito a Fazenda do Engenho dos Carvalhos: 1:500$000

- cinco alqueires de terras de capoeira na fazenda do Engenho dos Carvalhos por troca e convenção que fez o inventariado seu primeiro marido com o herdeiro Capitão José Manoel de Carvalho por ocasião da divisão que entre ambos houve da fazenda denominada da Dona de que houveram papéis (...) 100$000.

 

fls. 10- Dividas Ativas:

- Antonio Joaquim Pereira; 112$000

- Francisco Ramos da Costa: 85$000

- Domingos Cintra: 60$000

- Antonio Ribeiro de Resende 20$000

 

Dividas Passivas:

- Manoel Joaquim Nogueira: 1:000$000

- Capitão Francisco Carvalho Duarte: 201$900

- Coronel Martiniano Severo de Barros: 179$750

- Bernardo José Carneiro: 118$000

- Antonio Fernandes Moreira: 103$400

- Antonio Leite Pinto: 68$780

- Manoel de Magalhães Gomes: 32$070

- falecido Antonio Casemiro de Carvalho: 44$545

- Sabino de Almeida Magalhães: 10$000

- de Dízimos das Armas: 40$000

- herdeiro José Resende de Carvalho: 194$000

- herdeira Dona Ilidia Mafalda de Resende, casada com João Ignacio de Carvalho: 148$0000

- herdeira Dona Maria Leopoldina de Resende: 59$000

- herdeira Dona Carolina Simplires de Resende: 24$000

 

fls. 12v. - Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Eu Francisco Antonio de Carvalho estando em meu perfeito juízo e entendimento porém gravemente enfermo pela moléstia de que estou acometido e porque não sei a hora em que Deus tem de me chamar resolvo fazer o meu testamento pela maneira seguinte:

Sou natural desta Freguesia de São Miguel do Cajurú, filho legítimo de José de Carvalho Duarte e Dona Mariana Antonia de Jesus, ambos já falecidos.

Sou casado em face da igreja com Dona Delfina Henriqueta Julia de Resende de cujo matrimônio tenho os seguintes filhos: José, Ilidia, Maria, Carolina e Ana, os quais são meus herdeiros legítimos.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a mesma minha mulher Dona Delfina Henriqueta Julia de Resende, em segundo lugar a meu irmão José Manoel de Carvalho,. e em terceiro lugar a José Antunes Guimarães (...).

Ordeno que o meu corpo seja envolto no Hábito de São Francisco de quem sou irmão e sepultado nesta matriz do Cajurú donde sou paroquiano (...).

(..........)

Declaro que não tenho legados a fazer e por esta mesma razão, cumpridas todas as minhas disposições pelos bens de minha terça, nos remanescentes dela instituo por meus herdeiros aos mesmos meus cinco filhos.

Declaro mais que minha mulher como primeira testamenteira nomeada por conhecer nela boas qualidades e muita capacidade, aptidão e amor que tem a seus filhos, peço a autoridade legítima a quem por Direito lhe pertencer hajam de nomear tutora dos mesmos meus filhos (...).

(...........)

(...) vai escrito por Ignacio Bernardes de Souza que a meu rogo escreveu e eu só assino.

Fazenda da Vargem Grande, 14 de Fevereiro de 1836.

Francisco Antonio de Carvalho

 

fls. 14 Subscrito

Testamento do Tenente Francisco Antonio de Carvalho, morador na Freguesia de São Miguel do Cajurú (...)

 

Abertura:

Aos dezessete dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e trinta e seis foi apresentado este testamento com que faleceu o Tenente Francisco Antonio de Carvalho (...).

 

fls. 27v. - Adição de Bens:

- as partes que tocaram ao inventariado de herança do falecido seu irmão Antonio Casemiro de Carvalho e os que lhe comprou da mesma herança aos herdeiros Dona Hipólita Jacinta de Carvalho casada com Graciano Alves de Morais, e Dona Iria Francisca de Paula casada com Manoel Joaquim Nogueira (...)  105$882

- a parte que tocou ao mesmo inventariado da sobredita herança e os que ele comprou aos herdeiros acima declarados no valor do escravo Severino (...) 17$646

- a parte que tocou ao inventariado da mesma herança, e os que ele comprou aos herdeiros acima declarados, no valor das terras da fazenda do Engenho dos Carvalhos e suas benfeitorias (...)  105$882

- a parte que tocou ao inventariado da mesma herança e os que ele comprou aos herdeiros acima declarados no valor de parte de terras compradas a Dona Ana Joaquina Rosa (...) 35$295

- a parte que mais tocou ao inventariado da mesmo herança e os que ele comprou aos herdeiros acima declarados no valor da fazenda denominada Tejuco do Morro do Chapéu (...) 105$882.

- a parte que tocou ao inventariado da mesma herança e os que ele comprou aos herdeiros acima declarados na divida que deve Silvestre Antonio de Carvalho (...)  7$380

 

MONTE MOR: - 25:704$187

 

fls. 62 - Procuração

Procurador Nomeado: Domingos da Silva Alves

Local: Cajurú

Data: 30 de Abril de 1838

Que Faz: Francisco Carvalho Duarte (Capitão de Ordenanças).

 

fls. 64

Diz Dona Delfina Henriqueta Julia de Resende, autorizada por seu segundo marido Silvestre Antonio de Carvalho (...).

 

* Mais parentes (extraídos de uma justificação de dividas)

- José Pedro de Moraes, branco, casado, natural da Freguesia do Cajurú e morador na mesma, vive de lavoura e criar, 30 anos.

Disse ser casado com uma irmã, prima e sobrinhos dos justificados (a viúva e os herdeiros).

 

- Antonio Ribeiro de Resende, branco, casado, natural da Freguesia de Prados, morador no Cajurú, vive de lavoura e de criar, 25 anos.

Irmão da viúva Dona Delfina.