PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Lobo da Silva Rios”, neste site.

 

FRANCISCO ANTONIO DA SILVA RIOS JÚNIOR

e

MARIA JOSÉ DA SILVA

Processo Matrimonial

 

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

Documento:  Processo Matrimonial

Oradores: Francisco Antonio da Silva Rios Júnior e Maria José da Silva

Data: 1860 /

Local: São João Del Rey

Referência: R: 089604 / A: 36 / P: 8961

Transcrito por: Izabella Fátima Oliveira de Sales a pedido de Regina Junqueira

 

[fl1] [Justificação:]

Dizem Francisco Antonio da Silva Rios Junior e D. / Maria José da Silva, ambos desta Freguesia de Nossa / Senhora do Pilar, que tendo de solicitar da S. Exª. Rmª. / a graça da dispensa matrimonial requerem a V.S. / queira designar dia e hora para justificar neste Juízo / Eclesiástico os artigos abaixo (...)

(...)

Artigo 2º -  Eles oradores são consangüíneos em 2º grau lateral igu/al, por serem primos – irmãos, sendo o Pai dela irmão / da Mãe dele; além de outro parentesco mais remoto / entre seus Pais que já haviam se casado com dispensa.

 Artigo 3º - Já há publicidade deste contrato, afeição mútua en/tre ambas as partes, e deficiência de dote da Oradora / para qualquer outro Esposo estranho.

 Artigo 4º- Não consta outro impedimento além dos do artigo 2 e / para a comutação de penitências / que requerem / / declaram sem [subzepção], que a Oradora é pobre, e o Ora/dor, que é orfão de Mãe, poderá ter, por esta legí/tima, 1 conto de reis

 

[fl2] [Inquirição das Testemunhas:]

[1ª Testemunha:]

José Ferreira Barbosa, na/tural e morador nesta Cidade / de São João d’ El Rey, onde / vive de sua agência (...) (...) 64 anos (...)

[Depoimento:] Apenas afirma os itens.

 

[fl3] [2º Testemunha:]

Joaquim Ferreira Barboza / homem, branco, casado, natu/ral e morador nesta Cidade / de São João d’ El Rey, onde / vive de seu corte (...) sessenta e tantos anos (...)

[Depoimento:] Apenas afirma os itens.

 

[fl3v] [3º Testemunha:]

Jose Antonio de Mello, na/tural, da Cidade do Ouro Pre-/to, e residente nesta Cidade de / São João de El Rey, onde / vive de seu Ofício de sapateiro / (...) 56 anos.

[Depoimento:]  Apenas afirma os itens.

 

[fl4v] [Juramento do Orador:]

Francisco Antonio da Silva / Rios Junior, homem branco / solteiro natural e residente / no Arraial do Rio das Mor-/tes onde vive de seu negócio / de gados (...) 30 anos (...)

[Depoimento:]

(...) disse / que é parente consangüíneo / (...) da Oradora (...) e que ainda tem outro / parentesco de terceiro grau por / ser o seu pai Tio do pai da / Oradora (...)

 

[fl7] [Conclusão:]

(...) dispenso com os referidos Oradores do menci-/onado impedimento duplicado, para que se possam receber em / Matrimônio, ainda que entre eles tenha havido comércio / carnal, não tendo sido com ânimo de facilitar a dispensa; e nesta forma se lhes dê sua sentença. Marianna 3 de / Setembro de 1860.