PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Gonçalves da Costa” Cap. 2º, neste site.

 

FRANCISCO ANTONIO DA COSTA, capitão

Testamento

 

Arquivo: Fórum da Comarca de Cristina MG

Testamento: Capitam Francisco Antonio da Costa

Transcrição: Fábio J. Ferraz Pereira

 

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho Espírito Santo em quem eu Francisco Antonio da Costa firmemente creio, e em cuja fé pretendo viver e morrer. Este é o meu Testamento e ultima vontade. Declaro que sou natural da Freguesia do Turvo, filho legitimo de José Gonçalves da Costa e de Leonarda Maria de Jesus, que me achando enfermo, mas não em extremo, e em meu perfeito juízo e de todas as minhas faculdades mentaes, desejo prevenir a minha vida, expor aqui minha ultima vontade, receando as conseqüências dos meus sofrimentos físicos, e portanto pedi e roguei ao Padre Antonio Caetano Ribeiro que por mim escrevesse este Testamento.

Declaro que sou cazado com minha sobrinha Maria Ignacia de Jesus, de quem tive filhos que morrerão ainda na infância e por isso não tenho filhos legítimos.Declaro que tenho suposições de serem meus filhos naturaes, antes do meu matrimonio, Rita filha de Marianna liberta, moradora na Fazenda dos Custódios na Freguesia de Sam Sebastião, Bonifácio filho da mesma. Aphim (??) também uma filha de Marcilina Maria de cor acaboclada cujo nome ignoro e pode ter idade de quatorze annos mais ou menos...

Declaro que deixo para as obras da Igreja de Sam Sebastião da Capituba duzentos e cincoenta mil reis, e igual quantia para a casa de Caridade da Campanha.

Deixo a minha sobrinha Francisca filha de minha irmã Carolina Francisca de Paula seiscentos mil reis; a minha afilhada Ritta filha de Gabriel Penha de Andrade quatrocentos mil reis; a minha filhada Helena filha de Manoel de M digo Manoel Gonçalves da Costa tresentos mil reis.

Declaro que cumprida fielmente estas minhas disposições intituo por minha única herdeira minha mulher Maria Ignacia de Jesus.

Declaro que nada recebi de meo sogro até a presente data.

Declaro que deixo também a minha afilhada Anna cazada com Carlos José Machado a quantia de quatrocentos mil reis.

Quero que o meu Testamenteiro reparta a quantia de duzentos mil reis com meninos orphaos pobres.

Rogo ao meu irmão Manoel Gonçalves da Costa queira ser meu primeiro testamenteiro, em sua falta para o mesmo segundo logar o Senhor Capitam João Carneiro Santiago e em terceiro a minha mulher Maria Ignacia de Jesus.

Declaro que deixo a quantia de quatrocentos mil reis para gratificar ao meu Testamenteiro em cumprir da execução a esta ultima vontade e disposições depois de minha morte. E por ser esta a minha ultima vontade e estar no meu juízo perfeito e sem constrangimento algum pedi ao Padre Antonio Caetano Ribeiro que este por mim escrevesse em qual assino.

Cidade de Itajubá vinte e nove de novembro de mil oitocentos e sessenta oito.

Francisco Antonio da Costa.